A importância da telemetria para o setor alimentício

A telemetria já está presente em diversos setores. Para operar com mais eficiência, o setor alimentício adotou essa tecnologia. Confira mais!
07/12/2022
5 min de leitura

O setor de bebidas e alimentos requer bastante atenção no seu manuseio e movimenta a economia com distribuição constante pelo país. Por isso, é cada vez maior a exigência por tecnologias presentes nos veículos de todas as empresas transportadoras. A preocupação é monitorar a carga, os veículos, os motoristas e até as condições das rotas traçadas.

Além das reduções de custos, o objetivo é evitar o número de acidentes para preservar a vida humana como também o prejuízos causados para seus veículos e desperdícios dos produtos.

Uma das soluções aliadas para o setor alimentício é a telemetria. Uma tecnologia que coleta dados, de forma remota, em tempo real sobre sua frota. Confira mais detalhes de como ela se tornou importante para o setor no artigo a seguir.

O que é telemetria?

A telemetria é a medição de dados de forma remota sendo realizada em tempo real. Essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores, mas se tornou bastante comum em veículos. Por isso, é uma grande aliada para o transporte de alimentos e bebidas.

A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes do veículo. De modo que esses dados podem ser acessados, a qualquer momento, pelo sistema que o acompanha. Os usuários que tiverem acesso podem verificar sempre que for necessário assim como consultar o histórico do veículo.

O sistema permite medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível e muito mais. Além disso, ela auxilia no gerenciamento de frotas onde o gestor pode analisar melhor a condução dos motoristas, planejar as manutenções dos veículos como também tomar decisões mais assertivas.

Como a telemetria auxilia o setor alimentício

Com o uso da telemetria, a empresa está ainda mais segura para realizar suas atividades. O gestor tem acesso a diversas informações que permite definir uma melhor estratégia de modo a garantir um melhor custo benefício para a empresa.

Os dados são coletados e armazenados de forma remota, então é possível verificar as condições do veículo, do condutor, da carga e da rota em que ele se encontra.

Através dessa coleta que o gestor pode analisar melhor a situação na qual sua operação se encontra, planejar as demandas e definir suas estratégias para alcançar os resultados. Tudo com melhor custo-benefício no mercado.

Telemetria básica

A telemetria básica é uma tecnologia que coleta as informações com um custo menor. Seus dados são relevantes e fazem a diferença para garantir mais segurança na operação. Ainda que sejam valores aproximados, é bastante confiável.

Com a telemetria básica, é possível medir:

  • Localização do veículo;
  • Velocidade instantânea;
  • Consumo de combustível;
  • Frenagens bruscas;
  • Tempos de parada do veículo.

Telemetria avançada

Já a telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações mais precisas nos veículos.

Assim, o uso da telemetria avançada possibilita o acesso às informações mais específicas para o setor de alimentos e bebidas como:

  • Identificação do motorista;
  • Monitoramento de RPMs;
  • Temperatura do motor;
  • Ignição ligada / desligada;
  • Uso do cinto de segurança;
  • Condições da rota.

Benefícios da telemetria para o setor alimentício

As vantagens que a telemetria traz para vários setores já são conhecidos. Mas, o setor alimentício também se torna beneficiado já que o transporte de alimentos e bebidas é constante e acontece em todo o país.

Prevenção de acidentes

Com os dados fornecidos pela telemetria, o gestor pode acompanhar o veículo, a conduta do seu motorista e as condições da estrada. Para melhorar a sua gestão, ele pode acessar vários relatórios e, a partir disso, criar um ranking dos melhores motoristas e incentivar o seu time.

Apesar de não ser possível controlar imprevistos, o gestor pode (e deve) tomar decisões mais assertivas para que a operação siga sem acidentes por falhas humanas ou técnicas.

Controle de manutenção

As manutenções preventivas garantem um economia para as empresas. Com os dados fornecidos pela telemetria, é possível monitorar as condições do veículo e programar as manutenções para aumentar sua vida útil.

Além de ter um maior controle no modo de condução do motorista. De modo que, o gestor pode implementar uma cultura mais econômica na empresa. Isso permitirá a redução no desgaste das peças, um aumento na vida útil e da segurança do veículo e dos condutores.

Redução de custos

Além do monitoramento em tempo real, os dados de todo o histórico fica salvo e o gestor pode criar diversos relatórios personalizados. Esses relatórios contribuem para identificar quais as otimizações são necessárias e, assim, ter uma redução de custo.

Gastos com combustível, manutenção dos veículos, preparação dos motoristas e outros fatores pode ser analisados e contribuir para a redução de custos da empresa.

Prevenção de roubos e fraudes

Transportar carga de alimentos e bebidas pode contribuir para aumentar o número de roubos e fraudes na empresa.

Lembrando que isso pode acontecer de diferentes formas como, por exemplo, roubos de carga pela população após um acidente, desvios de rota feita por funcionários que não seguem o caminho pré-estabelecido, consumo de combustível fora do padrão, entre outros.

Sendo de suma importância que os gestores sempre estejam na função de prevenir e orientar os funcionários.

Tomadas de decisão rápidas

Como o auxílio da telemetria, é possível tomar decisões mais rápidas, assertivas e específicas para cada transporte da carga de alimentos e bebidas.

A partir dos relatórios elaborados, a empresa pode gerenciar melhor suas estratégias e agir de forma mais rápida para corrigir qualquer imprevisto. Suas operações seguem de acordo com a demanda, veículo, motorista e carga transportada para atingir o resultado dentro do esperado.

Otimização na gestão

Como já mencionado, a telemetria é bastante popular em veículos, o que permite ser facilmente aplicada para o setor alimentício.

Assim, o gestor pode ter informações mais informações precisas, monitorar dados sobre os veículos como também a conduta dos motoristas. Deixando, assim, sua gestão mais otimizada no dia a dia.

Conclusão

O setor alimentício está em operação todos os dias por diversas estradas pelo Brasil. Sendo que o uso da telemetria traz mais segurança, eficácia e otimização para esse setor.

A coleta de dados e o uso para buscar melhor estratégia é o que muitas empresas buscam para obter resultados a frente da concorrência. São inovações do mercado que agregam ainda para diversos setores.

Depois conta para a gente o que você acha do uso da telemetria no setor alimentício.

Caso queira ficar por dentro dos principais assuntos do setor, assine a nossa Newsletter.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.