Telemetria veicular e rastreamento: Entenda a diferença

Rastreamento ou telemetria? Qual a diferença entre essas duas tecnologias na gestão de frota? Saiba mais nesse artigo!
10/08/2020
7 min de leitura

As tecnologias de rastreamento veicular e telemetria estão muito presentes no dia a dia do gestor de frotas, de acordo com pesquisa “Intenção de compra de Caminhões” da Fenatran em 2019, 90% das empresas entrevistadas possuíam um sistema de rastreamento e 74% possuíam um sistema de gestão de frotas. Ainda assim, 58% das empresas disseram que desejavam modernizar o seu sistema de rastreamento da frota.

Quando se trata de incorporar novas tecnologias à frota a pesquisa da Fenatran descobriu que a prioridade para 49% dos entrevistados era investir em tecnologia de gestão de frotas, 43% em tecnologias de localização e rastreamento veicular e 39% em recursos avançados de telemetria.

Diante desse cenário, o gestor de frotas pode se perguntar: e para a minha empresa, qual a melhor tecnologia a ser utilizada? Rastreamento ou telemetria? Qual a diferença entre essas duas tecnologias?

É evidente que cada tecnologia tem seus benefícios, vantagens e desvantagens e é mais apropriada para um tipo de operação, organização e maturidade empresarial.

Não adianta acreditar que sistemas e tecnologias farão milagre dentro da sua empresa se você, gestor de frotas e a sua equipe não estiverem preparados e organizados para extrair todo os benefícios potenciais de cada ferramenta.

Então, neste artigo vamos te ajudar a responder as seguintes perguntas: “Qual a tecnologia ideal para os carros e caminhões da minha frota?”. “Como posso solucionar os problemas da minha frota com essas opções disponíveis no mercado?”.

O QUE É RASTREAMENTO VEICULAR?

O rastreamento veicular é a ferramenta mais básica de gestão de frotas, utilizada para a localização e acompanhamento dos veículos. Com esse recurso você irá saber a localização de cada veículo da sua frota em tempo real.

O rastreamento veicular consiste no uso de um rastreador veicular, equipado com um módulo GPS e um sistema de comunicação com a rede de telefonia (GSM/GPRS). Através do GPS o rastreador emite sinais para os satélites da órbita terrestre, esses satélites triangulam as informações recebidas do rastreador veicular para definir a latitude e longitude do veículo, ou seja, a sua geolocalização na superfície terrestre.

O módulo de comunicação com a rede de telefonia é responsável por conectar o rastreador à rede GSM/GPRS (rede de celular) para enviar as informações de posição do veículo para a central de monitoramento.

Por último, a central de monitoramento disponibiliza a você gestor, em um sistema ou plataforma de rastreamento veicular, a posição do veículo em um mapa com informações de velocidade e rota. Esses dados são atualizados em grande frequência, geralmente em intervalos de 30 segundos a 3 minutos.

O QUE É TELEMETRIA VEICULAR?

A telemetria veicular é uma ferramenta mais completa e também complexa de gestão de frotas. Ela engloba o rastreamento veicular e vai além, agregando dados a respeito do modo de condução do motorista e uso dos sistemas veiculares auxiliares como por exemplo, acionamento de um guincho, abertura do baú, temperatura de um baú frigorífico, abertura de portas, trava de quinta roda.

A telemetria é uma palavra de origem grega que significa medição remota (do grego tele = remoto e metron = medida). Assim, é uma tecnologia que permite a medição, obtenção e transmissão de informação remotamente em tempo real.

A telemetria consiste então na coleta remota de dados do veículo, seja através de sensores (telemetria analógica) ou através da conexão e leitura direta dos dados do computador de bordo do veículo (telemetria digital).

Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:

  • Velocidade;
  • Torque;
  • Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
  • Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo;

Assim, é possível para o gestor de frotas ter informações em tempo real sobre os seus veículos, histórico de dados e controle operacional.

Esses dados são então enviados à plataforma de gestão de frotas e disponibilizados ao gestor através de relatórios. O gestor poderá então avaliar de maneira mais precisa a sua operação, com relatórios de consumo de combustível ou quilometragem percorrida. Além disso, poderá usar os dados de tempo em velocidade excessiva, RPM, direção na banguela, aceleração, frenagens e curvas bruscas, para avaliar o modo de condução do motorista e a partir disso criar avaliações de desempenho da sua equipe mais precisas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS E VANTAGENS DESSAS TECNOLOGIAS

Cada tecnologia apresentada, seja o simples rastreamento veicular ou a telemetria, tem suas aplicações. Tudo vai depender do tamanho da sua frota, maturidade da sua empresa em gestão de frotas e também da sua equipe.

O sistema por si só não trará resultados para a sua empresa caso você não tenha uma pessoa capacitada, capaz de analisar os dados e relatórios disponíveis, para a partir disso pensar em ações que irão aumentar a eficiência e produtividade da frota.

É muito comum ouvir em várias empresas que eles tem grandes sistemas contratados, para diversos tipos de controle, manutenção, pneus, checklists, abastecimento, rastreamento, portaria, entre outros. Porém, no final do dia, não tem tempo para olhar tantos dados, usam apenas um ou dois desses sistemas e deixam os outros de lado.

Isso ocorre muitas vezes por que as informações não são integradas, por que não há pessoas suficientes para analisar todas as informações ou por que o gestor está sem tempo.

Benefícios do rastreamento veicular

O rastreamento veicular é uma ferramenta simples e muito poderosa. Pode ser usada também como a porta de entrada para a melhoria do controle de frotas de uma empresa. Caso você ainda não tenha nenhum tipo de controle, talvez seja mais interessante começar com um pequeno passo, implementar um sistema de rastreamento antes de querer partir para uma abordagem mais robusta como o sistema de telemetria veicular.

Com o sistema de rastreamento você ganhará maior transparência para a sua operação, sabendo onde o veículo está, rota realizada e controlando a velocidade. Esses dados já trazem as seguintes vantagens:

  • Controle de quilometragem: pode ser usado para controlar manutenções preventivas e consumo de combustível;
  • Redução de multas: através do controle de velocidade;
  • Aumento de segurança: em caso de sinistro você saberá onde o veículo está. Além disso, você poderá controlar a velocidade do veículo, aumentando a segurança da operação.
  • Redução de desvio de rotas e cargas;
  • Controle da jornada do motorista: você poderá observar exatamente o momento em que o motoristas saiu da garagem para iniciar a jornada e o momento em que ele retornou finalizando a sua jornada. É possível identificar paradas para saber a pausa para refeição ou a pausa para descanso.
  • Transparência e melhor comunicação com o cliente: ao saber tudo o que está acontecendo com a sua operação em tempo real você poderá se comunicar melhor com o seu cliente, informando uma nova previsão de chegada do carro ou até mesmo justificando com maior clareza um atraso.

Benefícios da telemetria veicular

A telemetria veicular é uma ferramenta de gestão de frotas muito mais robusta do que o sistema de rastreamento veicular. Por isso, ela permite ao gestor ter um controle mais preciso e efetivo, fornecendo mais informações para o seu controle de frotas. A posse de mais informações, por sua vez, permitirá ao gestor compreender melhor o que está ocorrendo, quais são os gargalos da operação e elaborar novos planos de aumento da eficiência operacional.

A principal vantagem da telemetria veicular está no fato de que ela permite com que o gestor controle o modo de condução do seu motorista, auxiliando ele na implementação de uma cultura de direção econômica na empresa.

O modo de condução do motorista está associados aos principais custos operacionais de uma frota: combustível, manutenção, pneus, depreciação e indisponibilidade. Assim, essa tecnologia permite com que o gestor, de uma única vez, consiga reduzir todos esses custos.

É possível identificar infrações cometidas por cada motorista como dirigir na banguela, RPM excessivo, excesso de velocidade, entre outros parâmetros. A partir desses relatórios individuais, apontar para o motorista pontos de melhoria e acompanhar a sua evolução longo do tempo.

Alguns dos benefícios principais são:

  • Maior segurança: com os dados de telemetria é possível acompanhar o modo de direção do motorista, acelerações, frenagens e curvas bruscas ou velocidade excessiva. Com isso, o gestor pode criar planos de treinamento em direção segura para os seus colaboradores, reduzindo custos com multas, sinistros.
  • Menor consumo de combustível: Pelo controle do modo de direção do motorista e controle em tempo real da autonomia do veículo é possível ao gestor evitar desperdícios de combustível, roubos e também educar os motoristas para uma direção mais econômica;
  • Menor custo com manutenção: A partir de informações sobre diagnóstico de falha e modo de direção é possível prever falhas e reduzir o desgaste de peças. Assim, as manutenções corretivas serão reduzidas e a vida útil das peças e do veículo aumentará;
  • Maior controle da operação: Através da telemetria o gestor pode fazer um controle da rota do motorista, sua jornada, possíveis atrasos e mudanças no plano. Com as informações em tempo real ele pode agir mais rapidamente para ajustar o seu plano operacional, aumentando a eficiência e produtividade da empresa.

QUAL A MELHOR TECNOLOGIA PARA A MINHA FROTA?

A melhor tecnologia para a sua frota é aquela que resolverá o problema de gestão de frotas que a sua empresa possui hoje e também aquela que a sua equipe será capaz de usar e operar.

Como dito anteriormente, não adianta a contratação de um serviço extremamente completo de gestão de frotas se a sua equipe não possui pessoas disponíveis para a utilização e a maturidade necessária para a extração dos benefícios.

Muitas vezes é melhor começar com algo simples e depois implementar uma solução mais completa.

O primeiro ponto então a ser definido quando você vai selecionar a melhor tecnologia para a sua empresa é: qual o problema que eu desejo resolver?

Caso você precise resolver um problema simples de excesso de velocidade ou desvio de rota, um sistema de rastreamento simples já será suficiente.

Porém, caso você queira melhorar o modo de condução dos seus motoristas, para reduzir custos com manutenção, combustível e pneus, através da criação de uma cultura de direção econômica, então a telemetria veicular é a melhor opção.

Além disso, há também a questão do custo. Tudo dependerá do orçamento disponível para investimento.

O sistema de telemetria tem um custo superior ao do sistema de rastreamento. Entretanto, por ser mais completo e permitir mais ações de redução de custos ele também traz melhores resultados trazendo um melhor retorno sobre o investimento.

Aqui na Infleet nós trabalhamos com tecnologia para gestão de frotas, buscando democratizar o acesso às soluções mais robustas para o pequeno e médio frotista. Assim, trabalhamos com o sistema de rastreamento e monitoramento e também com o controle do modo de condução do motorista através de uma telemetria básica.

Os nossos especialistas estão prontos para conversar com você, entender quais os problemas de gestão de frotas você deseja solucionar e podem te ajudar a responder a pergunta: Qual a melhor tecnologia para a minha empresa? Se quiser conversar com um dos nossos especialistas clique aqui.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.