Telemetria, monitoramento ou rastreamento para gestão de frotas?

Entenda a diferença entre telemetria e monitoramento e saiba como essas tecnologias podem ajudar sua gestão de frotas. Confira no artigo.
25/01/2023
5 min de leitura

Ter um sistema de gestão para controle de frotas é indispensável para as empresas que buscam por melhores resultados. Além da redução de custos, a tecnologia é uma excelente aliada para proteção da vida humana como os bens materiais.

No mercado, existem diversas soluções que auxiliam a gestão de frota como, por exemplo, o monitoramento e a telemetria. O que resultado, em alguns casos, dúvidas sobre qual tecnologia o gestor deve escolher para sua frota.

Por isso, separamos alguns tópicos que podem ajudar a esclarecer essas dúvidas e auxiliar nessa tomada de decisão. Confira mais no artigo a seguir.

A tecnologia na gestão de frotas

A evolução tecnológica transformou a forma como as frotas são gerenciadas. Hoje, o mercado oferece ferramentas capazes de fornecer dados detalhados sobre o comportamento dos motoristas, a condição dos veículos e a eficiência das rotas.

Essas informações permitem uma tomada de decisão mais rápida e precisa, reduzindo custos e aumentando a segurança.

As tecnologias de telemetria, monitoramento e rastreamento são as mais utilizadas no setor. Embora apresentem algumas semelhanças, elas possuem funcionalidades e características específicas que atendem a diferentes necessidades.

De tal forma que entender essas diferenças é fundamental para escolher a solução que melhor se adapta à realidade da sua frota.

O que é telemetria?

A telemetria é a medição de dados de forma remota que pode ser feita em tempo real. Essa tecnologia é bastante comum no uso de veículos, mas pode ser aplicada em diferentes setores.

A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes do veículo. Esses dados são acessados, a qualquer momento, dentro do seu sistema. Assim, os usuários que tiverem acesso podem verificar sempre que for necessário e consultar o histórico do veículo.

Com a telemetria, é possível medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível e muito mais. Além disso, ela auxilia na condução dos motoristas com objetivo de aumenta a segurança do condutor, evitar acidentes e reduzir os custos da operação.

Vantagens, usos e desvantagens da telemetria

Algumas das vantagens da telemetria consiste em:

  • Reduzir riscos de acidentes, número de sinistros e multas;
  • Avaliar o tempo de cada rota e distâncias percorridas;
  • Acompanhar deslocamentos realizados dentro e fora do horário comercial;
  • Identificar infrações de aceleração e frenagens bruscas;
  • Planejar manutenções preventivas e troca de veículos;
  • Reduzir custos com manutenções corretivas;
  • Ter indicadores por condutor;
  • Analisar os dados a qualquer momento e consultar o histórico.

Vale destacar que a telemetria é bastante utilizada para o monitoramento de frotas pesadas que demandam um maior controle sobre o consumo de combustível, modo de condução e a condição dos veículos. Nesse caso, as empresas buscam aumentar a segurança operacional e a eficiência do transporte por meio desta tecnologia.

Já a sua desvantagem é apresentar um custo inicial elevado devido à necessidade de instalação de sensores, além de exigir uma equipe mais capacitada para a interpretação correta dos dados coletados.

Reduza custos e melhore a eficiência com a telemetria

O que é monitoramento?

O monitoramento consiste em observar os componentes de cada operação que são: a carga, o veículo e o condutor. Isso acontece durante todo o percurso que vai desde o carregamento até o seu destino.

Por meio dessa tecnologia, é possível coletar e analisar informações de cada rota com objetivo de evitar maiores danos. Com os dados em mãos, o gestor pode prever desvios de rota em determinado período, situações de riscos ou oferecer pontos de apoio quando forem solicitados.

Além disso, o monitoramento notifica os responsáveis pela frota sempre que acontece algum evento inesperado e solicita uma intervenção como, por exemplo, roupas, sequestros, congestionamentos, entre outros. O que contribui para manter o patrimônio da empresa e a vida do condutor em total segurança.

O monitoramento ainda pode ser realizado com uso de outras tecnologias. Sistemas de GPS, sinais de radiofrequência, câmera de vídeo, celulares, são alguns exemplos do que pode ser utilizados.

Alguns dos benefícios do monitoramento:

  • Maior preparamento para diferentes situações;
  • Acompanhamento da carga em tempo real;
  • Análise do carregamento durante todo seu trajeto;
  • Registro das imagens do monitoramento.

Vantagens, usos e desvantagens do monitoramento

As vantagens que o monitoramento veicular traz são:

  • Acompanhamento em tempo real da localização dos veículos.
  • Identificação de desvios de rota e rotas ineficientes.
  • Controle de horários de chegada e partida, facilitando o planejamento logístico.

De tal forma que o seu uso é realizado por empresas que precisam otimizar rotas e garantir que os veículos estejam seguindo o plano operacional. Além de ser uma tecnologia que auxilia no controle do tempo de entregas e melhorar a logística de distribuição.

No entanto, o monitoramento traz desvantagem por ter um menor nível de detalhe sobre o desempenho do veículo comparado à telemetria.

O que é rastreamento?

O rastreamento de frota consiste em localizar o veículo utilizando o GPS. Assim, o gestor pode acompanhar a localização do veículo durante todo o trajeto.

O principal objetivo dessa tecnologia é permitir que a empresa possa recuperar seus veículos em caso de roubos e furtos. Mas, também auxilia no planejamento de rotas e controle de paradas.

Outras vantagens de utilizar o rastreamento são:

  • Gerenciar o tamanho da frota;
  • Analisar melhor as rotas;
  • Ter um panorama de deslocamentos;
  • Tempo em campo de cada veículo;
  • Pontos de parada;
  • Controle do tempo de jornada.

Vantagens, usos e desvantagens do rastreamento

As vantagens do rastreamento veicular são:

  • Controle em tempo real da localização da frota.
  • Maior segurança contra roubos e desvios.
  • Relatórios precisos de rotas e tempos de deslocamento.

Por isso, ele é bastante popular em empresas que priorizam a segurança da frota, que desejam minimizar riscos de desvios de cargas e melhorar a eficiência das rotas.

Ainda assim, seu uso limitado ao acompanhamento da localização traz desvantagens por não oferecer detalhes sobre o desempenho dos veículos. Ou seja, pode não ser suficiente para frotas que necessitam de controle detalhado sobre o uso do veículo e o comportamento dos motoristas.

Telemetria, monitoramento ou rastreamento: qual é o melhor para a sua frota?

Tudo vai depender das necessidades, objetivos e o tamanho da frota.

telemetria monitoramento gestão de frota
Telemetria, monitoramento ou rastreamento para gestão de frotas?

Por exemplo, o rastreamento é indicado para as frotas menores, e buscam somente localizar onde o veículo está e elaborar melhores rotas de percurso. Além de auxiliar de forma imediata em casos de roubos e furtos, garantindo uma segurança para o condutor também.

No entanto, para as frotas que precisam ter um maior controle sobre a operação de logística, o uso da telemetria é o mais recomendado. Isso por o sistema ser o mais completo de todos e traz diversos indicadores para o gestor acompanhar em relação aos veículos como os motoristas.

Além de facilitar o trabalho do gestor, a telemetria permite um desempenho máximo da frota, redução de custos e aumento de lucros. Vale ressaltar que todos os seus dados podem ser acompanhados em tempo real.

É possível integrar telemetria, monitoramento e rastreamento?

Sim, é possível e, muitas vezes, recomendável integrar telemetria, monitoramento e rastreamento em um único sistema de gestão de frotas.

Dessa forma, a empresa pode obter uma visão completa da operação, combinando o controle detalhado do desempenho do veículo, a segurança em tempo real e a supervisão das rotas.

A integração dessas tecnologias proporciona uma gestão mais eficiente, permitindo reduzir custos, aumentar a segurança e otimizar o uso dos recursos. Além disso, com uma plataforma integrada, é possível centralizar todas as informações em um único painel, facilitando a análise e a tomada de decisões.

Soluções Infleet: entenda como podemos impulsionar a sua gestão!

Na Infleet, oferecemos soluções completas para a gestão de frotas, integrando tecnologias de telemetria, monitoramento e rastreamento em um único sistema.

Nossa plataforma foi desenvolvida para atender às necessidades de empresas de diferentes portes e setores, garantindo mais eficiência, segurança e economia para a sua operação.

Agende uma demonstração e conheça os módulos de gestão de frota da Infleet: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.