Vantagens do Monitoramento de Frotas

Vantagens do Monitoramento de Frotas

O monitoramento de veículos e equipamentos tem ganhado espaço no Brasil e no mundo. O fundamento para esse comportamento está ligado à redução de custos e aumento da visibilidade de processos que acompanham esse tipo de solução.

Enquanto o rastreamento é a funcionalidade mais conhecida dos sistemas de monitoramento, empresas que exploram as demais funcionalidades de suas plataformas alcançam resultados ainda mais vantajosos.

Abaixo alguns dos principais benefícios trazidos pelo uso desse serviço serão listados.

1. Posição Atual de cada Ativo

Poder localizar cada veículo ou equipamento de uma frota através de um mapa simplifica significativamente a gestão de frotas empresariais. Ao invés de tentar contatar cada motorista individualmente para entender onde eles se encontram, é possível rapidamente verificar onde eles se encontram.

Para casos em que as posições das visitas/clientes são conhecidas é recomendada a criação de cercas virtuais, para registro de horários de chegada e saída em cada local de serviço. Além disso, com a evolução das ferramentas de monitoramento é possível utilizar ainda recursos de visualização tais como o Google StreetView que irão auxiliar na identificação dos locais visitados pelos ativos da frota.

2. Educação dos Condutores

Os motoristas são parte fundamental da operação de uma frota, garantir que eles estejam engajados com os valores da empresa é fundamental, visto que em diversos casos eles são a principal interface entre a empresa e seus clientes. Identificar comportamentos indesejados dos condutores é importante para que eles possam ser alertados e assim executem suas tarefas da maneira esperada pela gestão.

Algumas informações que quando fornecidas pelo sistema de monitoramento ajudam significativamente na melhoria do comportamento dos motoristas são:

  • Tempo de Motor Ligado e Parado (ociosidade);
  • Identificação dos Locais de Parada;
  • Acelerações e Frenagens Bruscas;
  • Curvas Feitas em Alta Velocidade.

O ideal é utilizar esses indicadores para auxiliar no processo de educação dos motoristas, para que os que estejam melhor adequados às normas de direção da empresa sejam premiados, e aqueles que não estão apresentando um comportamento desejado possam ser corrigidos com base em critérios objetivos.

3. Redução de Custos Operacionais

A operação de frotas empresariais possui alguns custos significativos como: manutenção e abastecimentos. O monitoramento pode ser um relevante aliado para amenizar o efeito desses custos. Pois os gestores terão recursos para identificar se rotas desnecessárias estão sendo realizadas, o que impacta diretamente no gasto de combustível. Além disso, como já foi dito, o uso de funcionalidades como o StreetView quando integrado ao monitoramento ajuda na identificação de terrenos irregulares e impróprios à passagem de veículos, o que impacta diretamente nos custos de manutenção.

Um outro elemento que ajuda a manter o registro dessas informações são os relatórios gerados através da plataforma, eles permitem que no futuro dados possam ser revisados gerando maior segurança para a operação.

4. Suporte a Clientes

Em algumas operações tão importante quanto a empresa conhecer a localização de seus ativos é que os clientes dessa empresa também conheçam. Essa transparência ajuda na manutenção de uma boa relação, além de favorecer o planejamento de ambas as partes. No dia a dia da operação ter informações rápidas para fornecer aos seus clientes é uma vantagem competitiva que certamente irá diferenciar a empresa no mercado.

Pensar em monitoramento como apenas rastrear a frota é sem dúvidas reduzir o potencial de uma ferramenta robusta que é um grande aliado para o controle e gestão de operações que envolvem transporte.