Os benefícios do rastreamento de caminhão em uma operação de coleta de resíduos

Os benefícios do rastreamento de caminhão em uma operação de coleta de resíduos

Aqui na Infleet temos muitos clientes que trabalham com o segmento de coleta de resíduos, sejam resíduos urbanos ou industriais, por isso, pensando neles e nos benefícios que os gestores de frotas e operacionais podem extrair de um sistema de rastreamento veicular decidimos trazer esse artigo.

Sabemos que uma operação de coleta de resíduos é muito dinâmica, cada motorista inicia a sua jornada com um roteiro dos locais de coleta e tem um horário específico para realizar a coleta em cada cliente, de modo que atrasos podem significar uma grande insatisfação. Dimensionar a frota, prever horários de chegada e saída em cada cliente com base nos tempos levados para a coleta em e no deslocamento entre eles é um grande desafio.

Por isso aqui vamos apresentar dicas, benefícios práticos e formas de utilizar o sistema de rastreamento veicular para resolver problemas deste tipo de operação. Vamos lá?

ANTES DE INICIAR: O QUE É RASTREAMENTO VEICULAR?

Rastrear os veículos ou rastrear os caminhões da frota é ser capaz de saber em tempo real onde está cada veículo da sua frota e saber todo o trajeto que ele realizou no dia, desde o momento em que ele saiu da sua garagem até o momento em que ele chegou a um cliente ou retornou para a sua empresa no final da jornada. O rastreamento veicular é saber se houve imprevistos durante a operação, desvios de rota, paradas indevidas, controlar a quilometragem percorrida, clientes visitados, tempo em cada cliente. O rastreamento de frotas então, consiste em obter e analisar todas essas informações para conseguir controlar e otimizar a sua operação, tornando-a mais rápida, econômica e eficiente.

Os sistemas de rastreamento veicular disponibilizam toda essa informação para você. Eles recebem as informações do rastreador do caminhão, armazenam e tratam os dados, disponibilizando relatórios operacionais para você, gestor, compreender tudo o que está acontecendo e tomar as suas decisões.

COMO FUNCIONA O RASTREAMENTO VEICULAR?

O rastreamento veicular funciona através da coleta de dados do veículo feita por um dispositivo de geolocalização, o rastreador veicular, e envio dessas informações a um sistema de rastreamento no qual as informações são tratadas e fornecidas ao gestor. Os rastreadores veiculares funcionam de duas principais: via satélite (GPS) ou via radiofrequência.

Rastreador veicular via satélite (GPS): O sistema GPS (Global Positioning System) é o sistema global de geolocalização. São dispositivos que se comunicam com os satélites da órbita terrestre, recebendo e enviando sinais. Esses sinais são triangulados, o tempo entre o envio e o recebimento é analisado dentro dos satélites através de relógios atômicos de altíssima precisão e com base nesses dados a geolocalização do veículo (latitude, longitude, direção e velocidade) é definida.

A cobertura dessa tecnologia é extremamente ampla. Essa é a mesma tecnologia que está embarcada nos celulares e que permitem a você navegar no Waze ou no Google Maps.

Uma vez que esse dispositivo captou as informações do veículo ele irá utilizar a rede de telefonia (GSM/GPRS) para enviar as informações coletadas a central de monitoramento, que disponibilizará toda a informação para você no sistema de rastreamento veicular.

Rastreador veicular de radiofrequência: O sistema de rastreamento veicular via radiofrequência é muito similar ao sistema GPS, porém, ao invés de utilizar satélites na órbita terrestre são utilizadas antenas de rádio. O dispositivo emite e recebe sinais de rádio dessas antenas, que captam a intensidade do sinal, triangulam a informação e calculam a posição do seu veículo. A tecnologia de radiofrequência depende da disponibilidade de antenas de rádio na região, o que não é um problema.

BENEFÍCIOS DO RASTREAMENTO VEICULAR PARA A OPERAÇÃO DE COLETA DE RESÍDUOS

Agora que já sabemos como funciona o sistema de rastreamento veicular e o rastreador de caminhão, vamos ao ponto mais importante deste artigo, os benefícios e dicas de uso do sistema de rastreamento veicular para controle da operação.

1. Otimização de rotas de coleta

O sistema de rastreamento permite com que o gestor saiba perfeitamente a rota que o motorista está realizando, quilometragem percorrida, o tempo que ele está gastando para efetuar a coleta em cada cliente e o tempo que ele está gastando em deslocamento entre cada um desses clientes.

Relatórios de viagens e roteiros, pontos e duração de paradas, característicos de sistemas de rastreamento veicular permitem a avaliação dessa situação.

De posse dessa informação, o gestor poderá reavaliar a rota que está sendo planejada, verificando a possibilidade de novas rotas, menos congestionadas por exemplo, utilizando os dados de tempo de serviço e tempo de deslocamento para prever o horário de chegada em cada cliente.

2. Agilidade na coleta

Com o sistema de rastreamento você saberá exatamente quanto tempo cada veículo gastou em um serviço de coleta e qual o tempo médio de coleta em cada cliente. Com isso, você poderá analisar a sua eficiência operacional, buscando formas de tornar essa coleta mais ágil.

Em alguns casos, o seu caminhão pode estar demorando muito, esperando demais no cliente para conseguir coletar o resíduo e por isso a sua operação está atrasando, impactando no serviço prestado a todos os outros clientes. Você poderá identificar esse gargalo e buscar entender o que está acontecendo naquele cliente específico.


3. Previsão de problemas operacionais

O acompanhamento em tempo real da operação através da posição em tempo real dos seus veículos irão te permitir prever problemas com antecedência.

Você poderá perceber que a sua rota está atrasada por que a essa hora o seu veículo já deveria estar em outro local. Com isso, você irá prever um atraso nos serviços dos próximos clientes, podendo entrar em contato com eles e informar da situação e fornecer uma nova previsão de horário.

Você poderá verificar também se um veículo quebrou na estrada, ficou preso em algum congestionamento e outros eventuais problemas operacionais.

4. Transparência operacional

Então, o sistema de rastreamento veicular te fornece todas as informações sobre o seu veículo ao longo do dia, desde o momento em que ele saiu da sua garagem para executar o primeiro serviço até o momento em que ele retornou.

Assim, você terá uma visão completa e transparente da sua operação. Você saberá o horário de chegada e saída em cada cliente, excessos de velocidade, quilometragem percorrida, entre outros parâmetros.

Assim, em tempo real, você saberá se a sua operação está saindo conforme planejado.

5. Comunicação com o cliente

Nenhum cliente gosta de atrasos em serviços não é mesmo? Muito menos gosta de ser deixado esperando e sem informações, correto?

O cliente gosta que o prestador de serviços apresente as justificativas do atraso. Atrasou por que? O que aconteceu que o veículo chegou fora do horário?

Com o sistema de rastreamento você saberá exatamente o que ocorreu com a sua operação e por que o veículo atrasou. Assim, você não só será capaz de fornecer essas explicações, como você poderá agir de maneira proativa e antes de chegar atrasado ao cliente, entrar em contato com ele, avisar do atraso e fornecer uma nova previsão.

Muito melhor assim, não é mesmo?

6. Maior segurança da operação

O rastreador veicular irá também aumentar a sua segurança, não apenas por que em caso de roubo você terá uma maior chance de recuperar o veículo, mas por que você poderá acompanhar o motorista.

Com o sistema de rastreamento veicular você poderá, por exemplo, fazer um controle de excessos de velocidade, evitando que o motorista conduza o veículo de maneira perigosa. Além disso, você poderá identificar um desvio de rota, que pode representar uma situação de perigo.

Em alguns casos, é possível inclusive realizar o bloqueio remoto do veículo em caso de roubo.

COMO O RASTREAMENTO VEICULAR AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA

A tecnologia de rastreamento veicular é bem simples, porém representa um grande passo no desenvolvimento dos processos de gestão dentro da sua empresa.

Alguns pontos de melhoria proporcionados pela adesão a essa tecnologia são:

  • Tomada de decisões mais assertivas: Tomar decisões sem dados, indicadores e informações que justifiquem o seu posicionamento não passa de um chute e assim haverá grande possibilidade de que essas decisões não sejam as melhores. Para tomar boas decisões o gestor precisa de dados, dados atualizados e confiáveis. É para isso que serve o sistema de rastreamento veicular. Você saberá rapidamente se algo deu errado e por que. Com as informações do rastreador você poderá então tomar decisões mais precisas e assertivas.
  • Implementação de melhorias contínuas: Ter informações sobre a operação permite ao gestor elaborar estratégias de melhoria da operação continuamente. Os dados de fornecerão insights que o ajudarão a melhorar a operação da empresa. Os dados do rastreador podem te mostrar pontos de melhoria e gargalos na sua operação que anteriormente você não era capaz de enxergar.
  • Aumento de eficiência: As melhorias dos processos possibilitadas pela implementação e uso do sistema de rastreamento veicular irão aumentar a eficiência da sua operação e consequentemente a lucratividade do seu setor ou da sua empresa. Você poderá ver que com os mesmos veículos você pode realizar mais serviços de coleta, reduzir a quilometragem percorrida e muito mais.

COMO O RASTREAMENTO VEICULAR AUMENTA A SATISFAÇÃO DO SEU CLIENTE

Como comentamos em tópicos anteriores o uso de um sistema de rastreamento veicular é um grande aliado na sua comunicação com o cliente, o que por sua vez, irá aumentar a satisfação dele com o seu serviço.

O seu cliente com certeza gostará de saber onde o seu veículo está, se está chegando na empresa dele para a realização do serviço de coleta. Além disso, outro ponto muito importante é que o sistema de rastreamento veicular permitirá você identificar atrasos e a partir disso realizar uma comunicação proativa com o seu cliente, informando a ele do problema de maneira bastante transparente e também informando uma nova previsão de horário.

Apesar do atraso, o cliente perceberá que você se importou com ele e se sentirá respeitado.

Por fim, caso o cliente entre em contato com você para esclarecer alguma dúvida sobre o serviço, você terá informações atualizadas em tempo real sobre a sua operação, permitindo com que você de a ele informações mais precisas e rápidas, fornecendo um atendimento de melhor qualidade.

A Infleet é uma empresa de tecnologia em gestão de frotas, trabalhando com sistemas de rastreamento veicular, monitoramento, telemetria e controle de custos de manutenção e abastecimento. Assim podemos te ajudar a ter uma visão 360 da sua operação, uma visão mais completa e transparente.

A nossa equipe de especialistas está apta e disponível para conversar com você, dar dicas sobre gestão de frotas e operacional. Caso tenha interesse em conhecer mais clique aqui para conversar com um dos nossos consultores.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA