Como ter uma gestão eficiente em máquinas pesadas com a telemetria?

15/04/2024
5 min de leitura

Sabemos que as empresas que lidam com máquinas pesadas enfrentam vários desafios no dia a dia. Desde a necessidade de garantir a segurança dos trabalhadores até a busca pela maximização da produtividade. Por isso, a gestão eficiente desses equipamentos é essencial. 

Nesse contexto, a telemetria surge como uma solução transformadora e uma excelente aliada.

Afinal, ao ter informações detalhadas sobre o desempenho, uso e condições operacionais desses equipamentos, a telemetria possibilita que a empresa tome decisões mais assertivas.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para explicar melhor como a telemetria contribui para uma gestão mais eficiente em máquinas pesadas. Confira!

O que é telemetria?

A telemetria não está restrita a aplicações automotivas. Telemetria é a medição de dados de maneira remota. “Tele”, quer dizer remotamente, e “metria”, quer dizer medição.

Então, telemetria é basicamente a realização de uma medição à distância, remota.

Mas, no contexto de máquinas pesadas, o que isso quer dizer?

Os usuários que tiverem acesso podem verificar sempre que for necessário, assim como consultar o histórico do veículo. Assim, é uma excelente aliada para o setor de cargas pesadas.

Com a telemetria, é possível medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível e muito mais. 

Como a telemetria funciona em máquinas pesadas?

A telemetria uma tecnologia bastante presente no setor de cargas pesadas pela sua eficiência. Afinal, ela auxilia o gestor e também o condutor para que a logística da operação ocorra conforme o previsto.

Essa solução coleta as informações com um menor custo. Mesmo assim, seus dados são relevantes e fazem a diferença para garantir mais segurança na operação.

Com a telemetria, é possível medir:

  • Localização da máquina;
  • Velocidade instantânea;
  • Consumo de combustível;
  • Identificação do motorista;
  • Monitoramento de RPMs;
  • Temperatura do motor;
  • Ignição ligada / desligada;
  • Condições da rota;
  • Tempos de parada do veículo.

Vantagens da telemetria em máquinas pesadas

As vantagens que a telemetria para o setor de cargas pesadas são várias, sendo indispensável uma operação mais segura e eficiente. Por isso, listamos algumas das principais vantagens. 

Monitoramento remoto

Através da telemetria, é possível acompanhar a localização, velocidade, consumo de combustível, entre outros dados importantes, das cargas em tempo real.

Esses dados podem ser acessados a qualquer momento, além de verificar o histórico da máquina e do condutor para auxiliar na tomada de decisão da empresa.

Diagnóstico antecipado de problemas

Com a telemetria, a empresa pode agendar manutenções preventivas antes que ocorram grandes falhas, substituir peças desgastadas ou realizar ajustes necessários. 

Além de evitar interrupções não planejadas nas operações, também prolonga a vida útil dos equipamentos e reduz os custos de manutenção a longo prazo.

Otimização do uso

Ao analisar os dados coletados na telemetria, é possível otimizar as rotas de operação e ainda ter uma melhor logística.

Com isso, a empresa pode alinhar qual será o melhor aproveitamento de cada máquina, cumprir os prazos estabelecidos e atender todas as demandas da empresa.

Prevenção de acidentes

A empresa pode acompanhar dados sobre a máquina, o modo de condução, as condições da estrada e da carga a partir dos dados fornecidos pela telemetria.

Apesar de não ser possível controlar imprevistos que possa acontecer durante a operação, o responsável pode tomar decisões mais assertivas para não acontecerem acidentes por falhas humanas ou técnicas.

Controle de manutenção

A telemetria auxilia no monitoramento das condições do veículo e ajuda no agendamento das manutenções preventivas.

O gestor também pode avaliar o modo de condução do motorista e, se for preciso, implementar uma cultura mais econômica na empresa para evitar o desgaste das peças, um aumento na vida útil e da segurança de todos na operação.

Redução de custos operacionais

Com os dados em mãos, o gestor da frota pode analisar e identificar fatores que contribuam para ter uma redução de custo.

Horas extras, gastos com combustível, manutenção dos veículos, preparação dos motoristas e outros fatores analisados dentro do sistema da telemetria.

Gestão mais eficiente

Como o gestor pode acompanhar os dados atualizados em tempo real, ele pode tomar decisões mais assertivas para a logística da frota.

Todas essas informações trazidas pela telemetria permite que o gestor tenha uma gestão mais otimizada no seu dia a dia.

Maquinas pesadas

Desafios na implementação da telemetria em máquinas pesadas

A adoção da telemetria em máquinas pesadas apresenta diversos desafios que as empresas precisam enfrentar para garantir uma implementação bem-sucedida. Listamos alguns desses nos próximos tópicos.

Investimento inicial

Para muitas empresas, especialmente aquelas com orçamentos limitados, o custo inicial pode ser um obstáculo significativo para a adoção da telemetria.

Sendo necessário adquirir e instalar os dispositivos de monitoramento e os sistemas de software correspondentes. Por isso, é importante procurar soluções no mercado que sejam compatíveis e acessíveis com a sua empresa.

Privacidade de dados

Outro desafio importante é garantir a privacidade e a segurança dos dados coletados pelos sistemas de telemetria. 

Com a crescente preocupação com a proteção de dados pessoais e comerciais, a empresa precisa garantir que as informações coletadas sejam armazenadas e transmitidas de forma segura e segundo as regulamentações de privacidade aplicáveis.

Integração com sistemas existentes

A integração da telemetria com os sistemas existentes de gerenciamento de frota e manutenção também pode representar um desafio significativo.

Pois, muitas empresas já utilizam uma variedade de sistemas e softwares para acompanhar o desempenho de suas máquinas e gerenciar suas operações. Então, é importante escolher um sistema de telemetria que já tenha integrações necessárias para atender sua empresa.

Treinamento da sua equipe

Por fim, é essencial fornecer treinamento adequado para a equipe responsável pela operação e manutenção das máquinas equipadas com telemetria. 

Os operadores, técnicos e quem fizer parte da operação, precisam entender como interpretar os dados coletados pela telemetria e como usar essas informações para tomar decisões informadas sobre manutenção, reparos e operações.

Conheça mais sobre as soluções Infleet em telemetria!

O transporte de cargas pesadas é algo recorrente, e está em operação diariamente por todo o Brasil. Por isso, o uso de tecnologias traz mais segurança, eficácia e otimização para esse setor.

A telemetria é mais uma aliada para que as empresas busquem melhores resultados, redução de custos e segurança para sua equipe. Ou seja, é uma tecnologia que agrega muito para o setor.

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.