Os benefícios do rastreamento de caminhão em uma operação de coleta de resíduos

Confira dicas, benefícios práticos e formas de utilizar o sistema de rastreamento veicular para resolver problemas deste tipo de operação. Vamos lá?
07/08/2020
5 min de leitura
Os benefícios do rastreamento de caminhão em uma operação de coleta de resíduos

Aqui na Infleet temos muitos clientes que trabalham com o segmento de coleta de resíduos, sejam resíduos urbanos ou industriais, por isso, pensando neles e nos benefícios que os gestores de frotas e operacionais podem extrair de um sistema de rastreamento veicular decidimos trazer esse artigo.

Sabemos que uma operação de coleta de resíduos é muito dinâmica, cada motorista inicia a sua jornada com um roteiro dos locais de coleta com um horário específico para realizar a coleta em cada cliente, de modo que atrasos podem significar uma grande insatisfação. Dimensionar a frota, prever horários de chegada e saída em cada cliente com base nos tempos levados para a coleta em e no deslocamento entre eles é um grande desafio.

Por isso aqui vamos apresentar dicas, benefícios práticos e formas de utilizar o sistema de rastreamento veicular para resolver problemas deste tipo de operação. Vamos lá?

ANTES DE INICIAR: O QUE É RASTREAMENTO VEICULAR?

Rastrear os veículos ou rastrear os caminhões da frota é ser capaz de saber em tempo real onde está cada veículo da sua frota e saber todo o trajeto que ele realizou no dia, desde o momento em que ele saiu da sua garagem até o momento em que ele chegou a um cliente ou retornou para a sua empresa no final da jornada.

O rastreamento veicular é saber se houve imprevistos durante a operação, desvios de rota, paradas indevidas, controlar a quilometragem percorrida, clientes visitados, tempo em cada cliente. O rastreamento de frotas então, consiste em obter e analisar todas essas informações para conseguir controlar e otimizar a sua operação, tornando-a mais rápida, econômica e eficiente.

Os sistemas de rastreamento veicular disponibilizam toda essa informação para você. Eles recebem as informações do rastreador do caminhão, armazenam e tratam os dados, disponibilizando relatórios operacionais para você, gestor, compreender tudo o que está acontecendo e tomar as suas decisões.

COMO FUNCIONA O RASTREAMENTO VEICULAR?

O rastreamento veicular funciona através da coleta de dados do veículo feita por um dispositivo de geolocalização, o rastreador veicular, e envio dessas informações a um sistema de rastreamento no qual as informações são tratadas e fornecidas ao gestor. Os rastreadores veiculares funcionam de duas principais: via satélite (GPS) ou via radiofrequência.

Rastreador veicular via satélite (GPS)

O sistema GPS (Global Positioning System) é o sistema global de geolocalização. São dispositivos que se comunicam com os satélites da órbita terrestre, recebendo e enviando sinais. Esses sinais são triangulados, o tempo entre o envio e o recebimento é analisado dentro dos satélites através de relógios atômicos de altíssima precisão e com base nesses dados a geolocalização do veículo (latitude, longitude, direção e velocidade) é definida.

A cobertura dessa tecnologia é extremamente ampla. Essa é a mesma tecnologia que está embarcada nos celulares e que permitem a você navegar no Waze ou no Google Maps.

Uma vez que esse dispositivo captou as informações do veículo ele irá utilizar a rede de telefonia (GSM/GPRS) para enviar as informações coletadas a central de monitoramento, que disponibilizará toda a informação para você no sistema de rastreamento veicular.

Rastreador veicular de radiofrequência

O sistema de rastreamento veicular via radiofrequência é muito similar ao sistema GPS, porém, ao invés de utilizar satélites na órbita terrestre são utilizadas antenas de rádio. O dispositivo emite e recebe sinais de rádio dessas antenas, que captam a intensidade do sinal, triangulam a informação e calculam a posição do seu veículo. A tecnologia de radiofrequência depende da disponibilidade de antenas de rádio na região, o que não é um problema.

BENEFÍCIOS DO RASTREAMENTO VEICULAR PARA A OPERAÇÃO DE COLETA DE RESÍDUOS

Agora que já sabemos como funciona o sistema de rastreamento veicular e o rastreador de caminhão, vamos ao ponto mais importante deste artigo, os benefícios e dicas de uso do sistema de rastreamento veicular para controle da operação.

1. Otimização de rotas de coleta

O sistema de rastreamento permite com que o gestor saiba perfeitamente a rota que o motorista está realizando, quilometragem percorrida, o tempo que ele está gastando para efetuar a coleta em cada cliente e o tempo que ele está gastando em deslocamento entre cada um desses clientes.

Relatórios de viagens e roteiros, pontos e duração de paradas, característicos de sistemas de rastreamento veicular permitem a avaliação dessa situação.

De posse dessa informação, o gestor poderá reavaliar a rota que está sendo planejada, verificando a possibilidade de novas rotas, menos congestionadas, por exemplo, utilizando os dados de tempo de serviço e tempo de deslocamento para prever o horário de chegada em cada cliente.

2. Agilidade na coleta

Com o sistema de rastreamento você saberá exatamente quanto tempo cada veículo gastou em um serviço de coleta e qual o tempo médio de coleta em cada cliente. Com isso, você poderá analisar a sua eficiência operacional, buscando formas de tornar essa coleta mais ágil.

Em alguns casos, o seu caminhão pode estar demorando muito, esperando demais no cliente para conseguir coletar o resíduo e por isso a sua operação está atrasando, impactando no serviço prestado a todos os outros clientes. Você poderá identificar esse gargalo e buscar entender o que está acontecendo naquele cliente específico.

COMO O RASTREAMENTO VEICULAR AUMENTA A SATISFAÇÃO DO SEU CLIENTE

Como comentamos em tópicos anteriores o uso de um sistema de rastreamento veicular é um grande aliado na sua comunicação com o cliente, o que por sua vez, irá aumentar a satisfação dele com o seu serviço.

O seu cliente com certeza gostará de saber onde o seu veículo está, se está chegando na empresa dele para a realização do serviço de coleta. Além disso, outro ponto muito importante é que o sistema de rastreamento veicular permitirá você identificar atrasos e a partir disso realizar uma comunicação proativa com o seu cliente, informando a ele do problema de maneira bastante transparente e também informando uma nova previsão de horário.

Apesar do atraso, o cliente perceberá que você se importou com ele e se sentirá respeitado.

Por fim, caso o cliente entre em contato com você para esclarecer alguma dúvida sobre o serviço, você terá informações atualizadas em tempo real sobre a sua operação, permitindo com que você dê a ele informações mais precisas e rápidas, fornecendo um atendimento de melhor qualidade.

A Infleet é uma empresa de tecnologia em gestão de frotas, trabalhando com sistemas de rastreamento veicular, monitoramento, telemetria e controle de custos de manutenção e abastecimento. Assim podemos te ajudar a ter uma visão 360 da sua operação, uma visão mais completa e transparente.

A nossa equipe de especialistas está apta e disponível para conversar com você, dar dicas sobre gestão de frotas e operacional. Caso tenha interesse em conhecer mais clique aqui para conversar com um dos nossos consultores.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.