O que é Torre de Controle Logístico?

A lógica é bem similar a de uma Torre de Controle de aeroportos, porém aplicada a outros setores como o de transporte e distribuição. Saiba mais aqui!
17/12/2023
7 min de leitura

Você sabe tudo o que está acontecendo com a sua operação neste exato momento?

Onde está cada carro, caminhão, status de cada serviço, coleta, entrega, atrasos, custos?

Informação em tempo real sobre os processos da empresa que permitam a tomada de decisão rápida são essenciais na Era digital e da Informação que vivemos hoje. Com mudanças de cenário cada vez mais frequentes, clientes mais informados e exigentes é necessário que a empresa se adapte rapidamente.

As dificuldades em se gerenciar uma cadeia de suprimentos nesse cenário tem grande impacto financeiro nas organizações, por isso a transformação digital tem sido uma das principais aliadas das empresas do setor de transporte e logística.

Visibilidade da cadeia de suprimentos é a chave para gerenciar de maneira eficiente um negócio. A visibilidade promove rapidez, confiança e flexibilidade com o intuito de ganhar vantagens competitivas na forma de processos bem controlados.

Nesse sentido, mudanças tecnológicas permitem processos mais eficientes e rápidos com um menor custo operacional e são essenciais para garantir essa visibilidade. No setor de logística a grande ferramenta para a visibilidade 360, completa dos processos e da cadeia de suprimentos é a Torre de Controle Logístico.

Você já ouviu falar desse conceito? A lógica é bem similar a de uma Torre de Controle de aeroportos, porém aplicada a outros setores como o de transporte e distribuição.

Neste artigo vamos apresentar o que é a torre de controle logístico, como você pode iniciar a criação de uma torre dentro da sua empresa e quais os benefícios que isso trará para a sua operação.

O que é Torre de Controle Logístico?

A Torre de Controle Logístico é um hub central com tecnologia suficiente para obter, armazenar e processar dados de todos os processos da cadeia de suprimentos para gerar visibilidade para a tomada de decisões de curto e longo prazo que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Em outras palavras a Torre de Controle Logístico é um sistema capaz de monitorar todos os processos da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Ele funciona como um hub centralizado que usa informações em tempo real dos diversos sistemas da empresa e os integra.

Quais as diferenças entre uma torre de controle e central de monitoramento?

Ao falar sobre central de monitoramento pode lembrar torre de controle, já que os dois possuem o objetivo de reunir informações sobre o transporte de cargas, fazer seu monitoramento e tomar decisões mais assertivas.

Na prática, temos que a central de monitoramento é dividida em diversos pontos de uma região e responde para uma central que é a torre de controle.

Assim, tem desenha que uma empresa pode ter várias centrais de monitoramento espalhadas pelo país para se comunicar melhor com os motoristas. Mas, somente terá apenas uma única uma torre de controle logístico, responsável por administrar todas as centrais.

Os três pilares fundamentais de uma torre de controle logístico

A Torre de Controle Logístico possui três pilares fundamentais e vamos explicar um pouco sobre cada um deles.

Visibilidade

O pilar da visibilidade tem a função de responder a seguinte pergunta: O que está acontecendo agora com a minha operação?

Esse pilar se baseia em informações em tempo real através de dashboards de indicadores, alertas e integrações com os diversos sistemas da empresa.

Análise de Dados

No pilar da análise de dados, o objetivo da torre de controle logístico é informar por que isso está acontecendo, o que poderá acontecer em seguida e como você pode melhorar.

Esse pilar se baseia em análises de causa raiz, análises de risco e planos de resposta, além de análise de cenários e situações “e se”.

Execução

O pilar da execução é o que faz as coisas acontecerem. Você dissemina a informação e os planos de ação pela empresa, monitora a execução e gera melhoria contínua.

A Torre de Controle Logístico não apenas mostra o que aconteceu e está acontecendo agora, mas também auxilia a prever o que irá acontecer em determinados cenários.

Implantação da Torre de Controle Logístico no setor de transportes

Na área específica de transportes, a Torre de Gestão Logística trabalha com alguns processos:

  • Otimização de rotas: Definição das melhores rotas para a distribuição dos produtos, pessoas ou visita à clientes.
  • Monitoramento dos veículos: Rastreamento dos veículos para obter dados em tempo real da posição do veículo e status da operação;
  • Gestão de eventos: Emissão de alertas e notificações sobre acontecimentos fora do planejado durante o transporte;
  • Auditoria: Fechamento do serviço, verificação da cobrança realizada e diário de bordo do motorista;
  • Controle: Análise dos indicadores de produtividade da frota e do motorista para uma melhor visibilidade do processo.

As três grandes fases da implantação de uma torre de controle de logística

A implantação da Torre de Controle Logístico em uma organização pode ser dividida em três grandes fases.

Primeira Fase

Na primeira fase o foco básico é gerar transparência e visibilidade dos processos através de ferramentas que permitam a coleta de dados.

No caso do setor de transportes e logística, na primeira fase você pode coletar informações sobre a rota, o veículo, o motorista, a carga transportada e os custos operacionais. Para isso você poderá utilizar ferramentas como:

Outros sistemas como ERPs, sistemas TMS, WMS ou sistemas de gestão de entregas poderão ser utilizados nesta fase de implementação da Torre de Controle por que também geram dados a respeito da operação.

Segunda Fase

A segunda fase de implantação de uma torre de controle logístico se baseia no acompanhamento do status da operação em cada etapa do processo, analisando falhas através de alertas e eventos. Relatórios e indicadores operacionais são essenciais nesta fase para permitirem uma ação pro ativa.

Alguns dos principais indicadores gestão de frotas a serem observados são:

  • Ociosidade do veículo;
  • Duração de um serviço, entrega ou coleta;
  • Quilometragem percorrida;
  • Consumo de combustível;
  • Autonomia do veículo;
  • Infrações cometidas pelo motorista;
  • Custos de manutenção;
  • Quantidade de serviços, entregas ou coletas realizadas;
  • Serviços realizados x serviços planejados;
  • Quantidade de atrasos;

Em conjunto com os principais indicadores operacionais devem ser definidos também limites para esses indicadores e também planos de ação que devem ser colocados em prática caso esses limites sejam ultrapassados.

Terceira Fase

A terceira fase se baseia em uso de algoritmos e técnicas de análise de dados para prever potenciais problemas com base nos indicadores operacionais citados anteriormente e gerar alarmes para a tomada de ações proativas por parte do gestor.

Nessa fase, também, as ferramentas de análise de dados podem ser usadas para analisar cenários, testar resultados de possíveis ações e assim ser mais assertivo nas decisões.

Posteriormente, uma vez que as ações foram tomadas, o gestor irá fazer o acompanhamento da aplicação do plano de ação e dos resultados obtidos.

Benefícios da Torre de Controle Logística

A Torre de Controle Logístico permite a integração de diversos processos e ferramentas de gestão da cadeia de suprimentos, organizando um grande volume de dados operacionais que fornecem embasamento para a tomada de decisão assertiva do gestor.

Assim, a Torre de Controle Logístico fornece uma visão em tempo real, dados para a análise da causa raiz de problemas que possibilitam a melhoria contínua de processos, resultando em redução de custos, estoque e aumento de qualidade e satisfação dos clientes.

Temos que os principais benefícios da Torre de Controle Logístico.

Integração e otimização de processos

A torre de controle logística permite a integração de sistemas automatizados, o que traz uma otimização de processos.

Dessa forma, os erros causados por falhas humanas podem diminuir e aproveitar o tempo para outras atividades mais produtivas. Essa melhoria contínua permite tornar a frota ainda mais eficiente.

Com a integração na torre de controle logística, permite que a empresa possa ter melhores resultados a médio e a longo prazo.

Monitoramento em tempo real

Por meio do monitoramento em tempo real, a torre de controle permite identificar áreas que não rendem tanto como outras áreas e ainda provocam desperdicios de recursos.

Ao identificar atrasos, gastos desnecessários e outros problemas que podem ocorrer ao longo da cadeia de suprimentos, as empresas podem tomar decisões ainda mais assertivas e sempre que forem necessárias.

Esse monitoramento contribui para a melhoria contínua das operações, otimização da operação e redução de custos.

Redução dos custos operacionais

Como já mencionado, outro benefício é a redução dos custos operacionais.

O auxílio da torre de controle logístico traz a implementação de práticas eficientes de gerenciamento de recursos. Com isso, traz uma melhoria na otimização dos processos de transporte e armazenamento, o que reduz os custos, aumenta a economia e melhora a eficiência da frota.

Aumento de produtividade

Ao automatizar tarefas repetitivas na frota, pode ter certeza de que os colaboradores irão se concentrar em outras atividades. O tempo pode ser melhor aproveitado para aquelas atividades que dependem mais das habilidades humanas como, por exemplo, focar na análise de dados complexos, resolução de problemas e colaboração estratégica.

Com isso, a torre de controle traz um aumento significativo na produtividade geral.

Maior agilidade e eficiência em tomada de decisões

Ao escolher por uma torre de controle, a empresa começa a tomar decisões mais assertivas. Afinal, os dados coletados pela torre são transformados em insights para diversas áreas.

Com isso, a equipe pode identificar padrões, tendências e oportunidades que de outra forma passariam despercebidos.

Então, a empresa reduz o risco de escolhas equivocadas, otimizam a alocação de recursos e uma maior eficiência na tomada de decisões.

Decisões baseadas em dados

Não existe mais espaço para achismo ao trabalhar com torre de controle de logística. Afinal, com os inúmeros dados, a empresa deve realizar uma análise minuciosa e optar por decisões através dos dados.

Ainda que seja algo implementado por algumas empresas, nota-se que os resultados são mais eficientes e os erros são minimizados com a coleta de dados.

Torre de Gestão Logística Infleet

Muitas empresas confundem a Torre de Controle Logístico com uma solução de visibilidade operacional. Isso faz com que algumas organizações subestimem o processo complexo de implementação de uma torre de controle.

Embora a visibilidade seja uma parte essencial da construção de uma Torre de Controle Logístico e seja o primeiro passo que você deve dar para a sua construção, a solução precisa fortemente de uma análise de dados e a execução de planos de ação.

A Infleet trabalha com o conceito de Torre de Gestão Logística para fornecer aos seus clientes uma visão completa do estado do seu negócio e pontos de melhoria para contribuir para uma melhor gestão e redução de custos. Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: monitoramento, telemetria, gestão de abastecimento e manutenção.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.