O que é RPM do motor e qual a sua influência na performance veicular?

Você sabe o que é o RPM do motor e qual a sua influência na performance veicular? Confira mais neste artigo e como é importante para sua frota!
16/03/2021
5 min de leitura

Você sabe o que é o RPM do motor e qual a sua influência na performance veicular?

O RPM (rotações por minuto) do motor é um dos principais indicadores de performance do veículo. Cada veículo possui uma velocidade e RPM ideias de trabalho. Saber se eles estão trabalhando com a potência correta para garantir um melhor desempenho, e assim, menores custos de manutenção e combustível é fundamental para o gestor de frotas.

O conta giro (leitor do RPM) é o principal elemento que vai te ajudar nesse sentido.

Neste artigo iremos explicar melhor o que é o RPM, qual a sua importância e por que você deve ficar muito atento a ele.

O que é o RPM?

O RPM do veículo é o número de rotações por minuto do virabrequim do veículo.

Toda vez que o pistão do motor realiza um ciclo de subida e descida, o virabrequim completa uma rotação. O RPM é o medidor de rotações desse ciclo, por minuto.

Indicador de RPM no painel automotivo

Essa informação é fundamental para auxiliar o motorista durante as trocas de marcha. Basicamente, é a partir do RPM que o motorista sabe qual a hora correta de realizar a mudança de marcha.

No painel do veículo existem símbolos e cores que também visam auxiliar o motorista a saber se ele está na faixa correta ou não do RPM.

– Verde: Quando o painel indica a cor verde isso significa que velocidade e rotação estão compatíveis e não há nada com o que se preocupar.

– Amarela: Na luz amarela significa que a velocidade e rotação não estão no ponto ideal, podendo haver desgaste excessivo do motor e aumento do consumo de combustível.

– Vermelha: Neste caso existe algo muito errado e o perigo é alto. É um sinal de alerta grave. A rotação está muito elevada, aumentando significativamente o consumo de combustível e provocando danos ao motor. Manter o veículo na faixa vermelha pode levar a danos permanentes no motor, como a sua fundição.

Em alguns casos, como em ultrapassagens, é possível que o veículo chegue no RPM vermelho por um período curto sem danos ao motor. Porém, manter nessa faixa por períodos longos certamente irá comprometer a vida útil do carro.

Ao acelerar demais em marchas erradas, o consumo de combustível aumenta. O RPM ajuda nesse controle auxiliando o controle de velocidade e troca de marchas para uma melhor autonomia do veículo. Além disso, controlar o RPM ajuda a evitar sobrecarga no motor, reduzindo o seu esforço e os danos a ele.

Por que é importante controlar o RPM

A troca de marchas está envolvida na vida útil do veículo. Ao acelerar demais ou trocar marchas no tempo errado, o consumo de combustível aumenta e o motor fica com uma sobrecarga maior.

Por isso, é fundamental ter esse controle para contribuir na manutenção de veículos, evitar danos ao motor e gasto excessivo com combustível.

Eficiência energética

O RPM de um veículo está diretamente ligado ao desempenho do motor e ao consumo de combustível. Assim, ao manter o RPM em um intervalo adequado contribui para uma maior economia de combustível.

Vale lembrar que os motores são mais eficientes em uma faixa específica de RPM, onde a queima de combustível é otimizada. Sendo imprescindível que a troca de marcha ocorra no momento certo.

Outro fator que é preciso ficar atento é em relação às rotações do motor. Marchas mais baixas e rotações mais altas podem oferecer mais potência, no entanto, podem comprometer a eficiência energética.

Já rotações muito altas podem levar a uma combustão incompleta do combustível, o que provoca um aumento nas emissões de gases poluentes. Então, o motorista deve manter o RPM em níveis apropriados, o que contribui para a queima completa do combustível e, consequentemente, reduzir as emissões nocivas.

Segurança no trânsito

O RPM afeta a resposta e o controle do veículo, ou seja, ele permite que o carro responda de maneira mais rápida às ações do motorista. Sendo isso fundamental em situações de tráfego intenso, onde é preciso tomar decisões rápidas para evitar acidentes.

Como o RPM determina a potência disponível do veículo, isso auxilia para uma condução mais segura, tranquila e eficaz.

Então, com o RPM em níveis seguros, o veículo proporciona uma maior confiabilidade. Afinal, ele também reduz a fadiga ao motorista quando ele está dirigindo, com uma condição mais suave, redução de cansaço e estresse.

Controle de gasto de combustível

Ao manter as rotações do motor na faixa apropriada resulta em redução nos custos operacionais. Se tem menor consumo de combustível, maior sua eficiência.

Além do controle de gasto de combustível, o RPM também contribui para a manutenção dos veículos. Com o RPM na faixa correta, traz um menor custo e aumenta a disponibilidade dos veículos.

Como o RPM afeta o desempenho do veículo e da sua frota

Quando o motorista aumenta a marcha, o RPM vai diminuindo. Assim, podemos dizer que o RPM controla o limite de potência de marcha e evita que a troca de velocidade seja feito no tempo errado.

Isso significa que o RPM é mais um item que ajuda a assegurar que está tudo correto no modo de condução. Além de trazer mais segurança, redução de consumo de combustível e uma melhor eficiência energética. O RPM é um grande aliado na integridade do motor, já que contribui para evitar maiores danos.

Sendo assim, o gestor de frota que acompanha esse controle do RPM tem um melhor desempenho dos veículos e, claro, da sua frota como um todo.

Qual é a faixa de RPM para economizar combustível?

De forma geral, quanto mais baixa a rotação do motor, menos combustível é consumido.

Assim, é importante que o motorista evite manter as rotações do motor elevadas.

Por exemplo, se o veículo estiver em quinta marcha e em velocidade constante, sem forçar o veículo, está indo bem. É a rotação ideal para economizar combustível.

Como monitorar o RPM do motor?

Existem hardwares e softwares de gestão de frotas que te permitem ter um controle preciso do RPM de todos os veículos da sua frota. Isso é feito através dos sistemas de telemetria veicular.

Essa informação é muito importante para a educação, treinamento e melhoria de performance da sua equipe de motoristas. Com os dados de RPM você será muito mais assertivo, em perceber situações em que o motorista foge do RPM verde, quais os motoristas que estão cometendo mais excessos de RPM e traçar um bom perfil dos seus condutores.

O sistema de telemetria veicular irá te ajudar a criar uma cultura de condução econômica e segura, que salvará vidas, reduzindo acidentes e também reduzirá custos, otimizando o consumo de combustível e o desgaste mecânico do veículo.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.