Custos ocultos na gestão de frotas

O foco desse artigo, porém será em outros vilões da sua operação, que podem estar pesando a seu caixa tanto quanto os demais já citados. Saiba mais!
09/07/2020
3 min de leitura
Custos ocultos na gestão de frotas

A recorrência dos temas ligados a custos dentro da gestão de frotas nesse blog se deve à necessidade de conhecê-los e controlá-los, a fim de garantir uma operação saudável, apoiando o crescimento da empresa.

Nós esperamos que hoje você já tenha sobre controle alguns dos principais custos como: manutenções, abastecimentos e quilometragem do veículo. Esses são indicadores fundamentais, que se você ainda não controla, indicamos que pare um pouquinho para ler um pouco mais desse blog e entender como a Infleet pode lhe ajudar nesse desafio.

O foco desse artigo, porém será em outros vilões da sua operação, que podem estar pesando a seu caixa tanto quanto os demais já citados.

Horas extras

Provavelmente nenhum gestor deseja que haja recorrência na realização de horas extras. Porém, fica ainda mais difícil combater esse desvio se você não tiver uma maneira eficiente de identificá-lo antes do final do mês.

É importante que o acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores seja uma atividade constante da gestão e que desvios sejam rapidamente identificados e avaliados, com a finalidade de entender o motivo e quando possível remover esse motivo.

Atitudes tomadas de forma recorrente acabam se tornando padrões de comportamento. Você estará reduzindo um custo muito impactante se na sua gestão os motoristas forem educados a limitar as suas horas de trabalho àquelas estabelecidas em contrato e em conformidade à legislação. Outro ponto importante é: seus colaboradores serão mais cuidadosos ao saber que a empresa está observando as suas métricas e comunicando isso à equipe.

Tempo de motor ocioso

Como comentamos acima, é uma prática comum o controle do consumo de combustível e da quilometragem percorrida por um veículo, no entanto, tão importante quanto saber a rodagem do veículo é saber o tempo que este passa parado com o motor ligado.

Claro que determinadas operações exigem que o equipamento seja mantido ligado mesmo quando parado, por exemplo, em empresas que trabalham com coleta de resíduos ou no setor hospitalar. Porém, se este não o seu caso, é fundamental que você conheça as melhores práticas para evitar essa fonte de gastos.

Certamente que como quase tudo que falaremos nesse texto hoje, a melhor forma de reduzir este custo é através da correta educação dos colaboradores. Os motivos para manter o motor ligado são variados, desde o calor presente na maior parte das cidades do Brasil ou o pensamento de que a parada será muito rápida e que por isso não se justifica o desligamento do veículo. No entanto, esse tipo de atitude quando é levado em conta o somatório dos dias e o tamanho da frota, passa a ficar claro que não é sustentável manter esse tipo de postura.

Modo de Condução do Motorista

Para esse ponto aqui é indispensável o uso de uma ferramenta que volta e meia falamos aqui: telemetria. Através dela você será capaz de medir com precisão a forma como os seus condutores estão dirigindo, se eles estão passando do limite de velocidade, acelerando de maneira indevida, freando ao ponto de acelerar o desgaste das peças ou se estão entrando em curvas com uma velocidade inapropriada.

Você já pensou em ranquear os seus motoristas? Premiar aqueles que se comportam de forma adequada e investir em treinamentos para os menos adaptados? Pode até parecer trabalhoso, mas com a ferramenta correta esse processo se torna muito prático e você verá que o tempo investido será recompensado em menos custos com manutenções e acidentes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os seus custos, está na hora de agir. Uma excelente forma de evitar perder dinheiro e horas preciosas do seu dia é realizar uma gestão precisa desses custos.

Não abra mão de ferramentas de software nesse processo. Controle a jornada dos seus motoristas, não só para evitar os custos de horas extras mas também para operar em regularidade com a legislação do motorista. Tenha também um software de monitoramento para saber com precisão se como o seu motorista tem conduzido o seu veículo está de acordo com os padrões de segurança e qualidade adotados pela sua organização, além disso, esse tipo de software pode lhe ajudar na detecção da ociosidade do seu veículo.

A Infleet estará aqui para lhe auxiliar a conhecer e controlar esses custos, nossas soluções irão fazer a sua empresa ganhar velocidade e confiabilidade na gestão dos seus custos. Caso deseje se informar e conhecer ainda mais como ter uma gestão eficaz da sua frota, continue seguindo o nosso blog.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.