Como elaborar uma jornada de frotas para seu motorista

Neste artigo, vamos explicar como elaborar uma jornada de frota dentro dos aspectos legais e facilitar a sua gestão.
11/01/2023
4 min de leitura
Como elaborar uma jornada de frotas para seu motorista

A importância de elaborar uma jornada de frotas para seu motorista vai além da gestão, pois é algo obrigatório por lei. Desde 2015, quando entrou em vigor a lei do motorista (n.º 13.102/2015) as empresas devem definir e ter o seu controle.

A jornada de frota, que também é conhecida como diário de bordo, pode ser realizada de forma manual por meio de tabelas ou fichas. No entanto, a tecnologia traz uma solução mais automatizada para ter um controle mais preciso.

Neste artigo, vamos explicar como elaborar uma jornada de frota dentro dos aspectos legais e facilitar a sua gestão.

O que é o controle de jornada de motoristas?

Primeiro, deve saber o que é controle do motorista. É acompanhar o desempenho individual de cada condutor na frota. Assim, são analisados dados das viagens como gasto de combustível, quilometragem rodada, prazo de entrega, entre outros.

As tarefas que fazem parte do dia a dia devem ser analisadas com um checklist do que foi feito ou não pelo motorista. Isso pode ser realizado de forma manual ou atualizado dentro do sistema que contém essa funcionalidade.

Já o controle de jornada dos motoristas consiste em realizar um monitoramento da rotina do condutor de um determinado veículo. Isso quer dizer que deve registrar sua entrada, as pausas e sua saída de acordo com a rota traçada.

É importante que o gestor tenha esse controle dos veículos e dos motoristas. Além do cumprimento da lei, seus objetivos são alcançados com mais eficiência quando os colaboradores têm boas condições de serviços com uma gestão mais humanizada.

Por que realizar um controle de jornada de motorista?

Porque é uma obrigatoriedade legal. Além da empresa, cumprir a legislação trabalhista, ela evita qualquer multa judicial. Porém, esse cumprimento traz outras vantagens para a empresa, como:

  • Maior segurança para o motorista;
  • Redução de custos com veículos;
  • Segurança na operação de frota;
  • Melhores resultados para a frota;
  • Otimização na sua logística;
  • Garantias jurídicas;
  • Redução de ações trabalhistas.

Com esse controle, a empresa terá uma melhora no desempenho de forma geral como também o motorista é beneficiado com um acordo justo de trabalho e carga horária conforme sua atividade.

Esse tipo de monitoramento não é apenas importante, mas necessário para melhorar o desempenho dos negócios no geral. Além disso, todo trabalhador merece uma carga horária justa de acordo com a atividade que exerce. É algo em que todos ganham!

Como realizar a gestão de motoristas

Alguns procedimentos podem ser considerados a depender do tamanho e da necessidade frota. Cabe o gestor escolher aquele que te traga um melhor resultado. Separamos algumas soluções que podem ajudar.

1. O uso de planilhas de controle dos motoristas

Essa é a forma mais comum utilizada por vários gestores. Dentro da construção dos dados da planilha, é possível saber qual motorista é responsável por cada viagem, quais gastos ou problemas estão relacionados com a rota e as condições do veículo.

Além disso, o gestor tem um registro completo de como foi o desempenho da frota diário, semanal e mensal. O que facilita para o seu controle para o acompanhamento dos motoristas e desenvolver ações como, por exemplo, o ranking dos motoristas.

2. O uso da tecnologia

A tecnologia é bastante presente na gestão de frota e, a partir do seu avanço, muitos gestores são beneficiados com as suas facilidades. Entre elas, está o uso da telemetria.

Através da telemetria, pode obter informações importantes sobre o comportamento do motorista como também o desempenho do veículo e outros dados que permitem essa análise completa que pode ser feita em tempo real.

3. Realização do controle de jornada manual

Como o próprio nome diz, esse controle consiste no preenchimento feito pelo motorista onde ele anota todos os acontecimentos do seu dia de trabalho.

Deve ser feito diariamente para que a empresa tenha conhecimento sobre a rotina do motorista e possa ter controle das horas trabalhadas, dos intervalos feitos, dos eventuais problemas com o veículo ou com a estrada.

4. Realização do controle de jornada digital

Neste caso, o controle é feito através de algum sistema digital. Pode ser com a telemetria onde os dados ficam disponíveis para o gestor acompanhar em tempo real como elaborar relatórios quando for necessário.

Essa é uma prática que vem sendo adotadas por muitas empresas por questão de segurança, confiabilidade e praticidade. Mas, fique atento e verifique se o software é aceito como prova de monitoramento de jornada conforme a lei do motorista.

Como elaborar uma jornada de frotas

Você pode seguir esse passo a passo para começar a elaborar uma jornada de frota:

  • Faça o planejamento da rota;
  • Analise a eficiência operacional;
  • Crie um diário de bordo;
  • Foque em ações preventivas e educativas.

Além disso, estimule a competitividade de forma saudável e ofereça benefícios para os motoristas com melhor desempenho. No entanto, encontre uma forma que todos tenham reconhecimento do seu trabalho. A premiação pode ser de diversas formas como: folgas, almoços, passeios em família ou bônus em dinheiro.

É fundamental que todos se sintam parte da empresa, tenha confiança no trabalho e juntos possam alcançar as metas da empresa.

Gostou de saber um pouco mais sobre o controle de jornada do motorista? Então assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos no seu e-mail.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.