Como a Transformação Digital pode aumentar sua produtividade

A tecnologia passou a ter papel estratégico para melhoria do desempenho e redução de custos nas instituições e é um caminho sem volta!
13/02/2020
2 min de leitura

Já pensou como a transformação digital está otimizando os processos nas empresas? Nas atividades logísticas não é diferente. A tecnologia passou a ter papel estratégico para melhoria do desempenho e redução de custos nas instituições e é um caminho sem volta!

No contexto da transformação digital, surgiu o Digital Twin – ou gêmeo digital, em português. O conceito está relacionado à criação de uma réplica virtual de um objeto físico para simulação dos processos de uma empresa em qualquer estágio do seu ciclo de vida. A aplicação em todo o negócio logístico pode auxiliar a análise de processos passados e a previsão de acontecimentos futuros.

Para aplicação do Gêmeo Digital, estão envolvidas algumas tecnologias essenciais para o desenvolvimento: Internet das Coisas (IoT, Internet Of Things), Inteligência Artificial (AI, Artificial Intelligence) e Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

Através do IoT, é possível se comunicar com ativos (produtos, dispositivos, equipamentos, veículos) para rápido e eficiente monitoramento – muito comum no gerenciamento de estoque e contêineres individuais. O Machine Learning e AI podem potencializar a otimização de processos através da análise inteligente de dados – como no planejamento da movimentação de estoque e contêineres.

O Digital Twin possibilita uma visão geral dos ativos da empresa, como produtividade de máquinas e equipamentos, disponibilidade de veículos e armazenamento de produtos. A tecnologia está trazendo resultados significantes e tem grande tendência de crescimento.

Saiba como a DHL aplicou no Digital Twin na empresa

Segundo Matthias Heutger, vice-presidente sênior e diretor global de Inovação e Desenvolvimento Comercial da DHL, o mercado de digital twins deverá crescer mais de 38% ao ano, ultrapassando a marca de US$ 26 bilhões até 2025.

“Os digital twins oferecem recursos incomparáveis para rastrear, monitorar e diagnosticar ativos. Eles mudarão as cadeias de suprimentos tradicionais com uma ampla variedade de opções que visam facilitar a colaboração e a tomada de decisões fundamentada em dados, viabilizar processos de negócio simplificados e promover novos modelos de negócios. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos clientes e parceiros a fim de explorarmos juntos as possíveis aplicações em nosso setor”, disse Matthias.

Markus Kückelhaus, vice-presidente de Inovação e Pesquisas de Tendências da DHL Customer Solutions & Innovation, acrescenta: “Construído com base nos conceitos e nas tecnologias de IoT, computação em nuvem, inteligência artificial e ferramentas avançadas de visualização, os digital twins estão se tornando uma opção mais atraente e acessível para as empresas.

No entanto, reunir essas e outras tecnologias relevantes em uma única implementação completa de digital twin é uma tarefa bastante complexa e desafiadora. A estreita colaboração entre todos os parceiros ao longo da cadeia é, portanto, algo essencial para explorar totalmente o potencial dos digital twins”.

A DHL elaborou um estudo completo sobre o tema e os desafios da implementação na empresa. O material “Digital Twins in Logistics – A DHL perspective on the impact of digital twins on logistics” está disponível para download gratuito aqui!

E você, como acha que a Digitalização pode melhorar a sua empresa?

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.