Gestão de transporte: o que é e como otimizar

27/03/2024
6 min de leitura

A gestão de transporte é um dos desafios mais comuns enfrentados pelas empresas. Afinal, são vários itens que o gestor precisa ficar atento para que tudo funcione de forma eficiente.

Além de garantir que o veículo esteja nas condições ideais para a operação, é preciso também atender os prazos de entrega, garantir a satisfação do cliente, acompanhar o modo de condução do motorista e tomar decisões assertivas para ter uma boa logística.

Claro que são diversos fatores para acompanhar, no entanto, com algumas técnicas a gestão de transporte pode ser mais prática no dia a dia. Por isso, preparamos esse artigo para explicar melhor. Confira e boa leitura!

O que é gestão de transportes?

De forma simples e resumida, podemos dizer que a gestão de transporte é uma ferramenta usada para gerenciar as operações de transporte em uma empresa. 

Ao utilizar essa ferramenta, o gestor vai acompanhar uma série de itens que vão desde a escolha dos veículos da frota até o seu monitoramento. 

De forma que, uma gestão de frota eficiente permite que a empresa possa aderir estratégias mais eficazes para melhorar a sua logística, o modo de condução dos motoristas e até a entrega de suas mercadorias. 

Esse tipo de gestão possibilita um melhor gerenciamento de transporte em seus processos. O que traz uma maior segurança, eficiência e economia de custos a médio e a longo prazo.

Regulamentações da gestão de transporte

É imprescindível que a empresa acompanhe todas as regulamentações para que sua operação esteja de acordo com as leis e normas vigentes.

No Brasil, existe uma série de regulamentações onde devem ser cumpridas para garantir a segurança dos envolvidos e evitar prejuízos financeiros como, por exemplo, pagamento de multa, suspensão da CNH e ter o veículo apreendido.

Por isso, fique atento com a Lei do Motorista (Lei 13.103/2015), que foi criada para regulamentar diversos aspectos da profissão de motorista de transporte rodoviário de cargas.

A Lei do Transporte Rodoviário de Cargas (Lei n.º 11.442) que reúne as principais normas para transportes realizados no país por meio de terceiros mediante remuneração. 

Já a Norma Regulamentadora n.º 11, ou NR-11, estabelece critérios mais técnicos para garantir a segurança de atividades que envolvem transporte, armazenamento, manuseio e movimentação de produtos e materiais em território nacional. 

Esse são alguns exemplos de regulamentações, porém fique atento com outras que possam existir para a atividade da sua empresa em exercício.

Como funciona a gestão de transporte

O gerenciamento de transportes é um dos principais pilares da empresa.

O sucesso da gestão depende de cada etapa do processo. Pois, envolve desde a escolha do veículo mais adequado, garantia de que eles estejam em condições ideais para funcionarem e, claro, o monitoramento constante para ter a melhor relação custo-benefício. 

Além de procurar bons veículos que atendem às necessidades da sua frota, é importante também que o gestor procure as melhores rotas de entrega, siga as leis e normas de segurança. De modo que seja possível criar estratégias mais eficazes e ter um melhor aproveitamento. 

Por exemplo, ao aderir um sistema de frota, o gestor terá uma série de dados reais disponíveis em sua mão. Assim, ele poderá fazer uma análise melhor para definir qual a melhor rota, se o motorista precisa de um treinamento mais específico para aquele tipo de entrega e até mesmo como está o desempenho do seu combustível.

Claro que é possível ainda extrair muito mais dados e ter vários insights para aplicar na sua frota. Por isso, aproveite para conhecer o Super App Infleet e verifique como nós podemos facilitar a gestão de frota no seu dia a dia.

Desafios da gestão de transportes

Sabemos que os desafios na gestão envolvem diversas áreas do serviço. Seja com a área logística como administrativa.

Aqui, está uma lista dos principais desafios enfrentados pelos gestores de frota:

  • A segurança nas estradas é um dos principais desafios, pois os roubos são constantes e exige uma maior atenção em itens que deixem os veículos seguros e, claro, a vida do motorista; 
  • As más condições das estradas também se tornam uma preocupação a mais para aqueles que precisam cruzar esse país e cumprir as demandas;
  • O preço também é outro desafiado porque é preciso ficar atento para que o valor esteja adequado, seja compatível com o mercado e garanta um bom fluxo financeiro para a empresa;
  • A manutenção dos veículos deve ser um item que o gestor precisa acompanhar para evitar prejuízos financeiros, como também deixar o veículo parado por muito tempo.

Vantagens de uma gestão de transportes eficiente

Para a gestão de transportes ser eficiente, é fundamental garantir a operação da frota. Ao implementar práticas e ferramentas adequadas, as empresas podem ter algumas vantagens. Entre as mais destacadas estão:

Controle sobre custos

Uma gestão de transportes eficiente proporciona um controle mais detalhado sobre os custos relacionados às operações de transporte

Além dos custos diretos, como combustível, manutenção e pedágios, há também os custos indiretos, como multas, avarias de carga e atrasos nas entregas. 

Com um sistema eficaz de gestão de transportes, o gestor pode analisar os gastos de forma proativa, identificar áreas de desperdício e implementar medidas corretivas para reduzir despesas desnecessárias.

Antecipação de despesas

Ao planejar adequadamente os custos de transporte, as empresas podem evitar surpresas desagradáveis e imprevistos financeiros. 

Assim, uma gestão eficiente permite a previsão de despesas futuras com base no histórico dos dados, padrões de consumo e projeções de demanda. De tal modo que é possível ajustar o orçamento, identificar oportunidades de economia e tomar decisões mais informadas sobre investimentos e alocação de recursos.

Aumento da produtividade

Uma gestão eficiente de transporte também está diretamente ligada ao aumento da produtividade operacional

Ao eliminar gargalos, otimizar rotas e maximizar a utilização dos recursos disponíveis, a empresa pode realizar mais entregas em menos tempo, reduzir o tempo de espera, os atrasos e os custos associados à ociosidade da frota. 

O que traz, de certa forma, uma melhoria na eficiência geral das operações, aumenta a satisfação do cliente e vantagem competitiva no mercado.

Gestão de transporte

Dicas para otimizar a sua gestão de transportes

Uma gestão de transportes requer uma abordagem estratégica e proativa. Sendo assim, separamos algumas dicas para otimizar suas operações de transporte e maximizar a eficiência da sua frota:

Controle o estoque de peças

Manter um estoque adequado de peças de reposição e componentes essenciais é fundamental para evitar que os veículos fiquem parados por um período que não foi planejado. 

Então, aproveite para estabelecer um sistema de controle de estoque para monitorar o consumo e a reposição de peças. Dessa forma, evita que seu estoque tenha itens necessários disponíveis quando necessário.

Faça escala e controle de jornada dos motoristas

Cumprir os regulamentos de horários de trabalho e descanso é outro item que deve ser considerado para garantir a segurança dos motoristas e o cumprimento das leis trabalhistas. 

Assim, implemente um sistema de escala e controle de jornada que permita monitorar e registrar as horas trabalhadas, os intervalos de descanso e os períodos de folga. Além de garantir que seus motoristas estejam mais dispostos e sua frota esteja conforme as leis.

Motive seus motoristas

Manter seus motoristas engajados é essencial para garantir um bom desempenho. Ou seja, adote programas de recompensa, forneça feedbacks mais assertivos e não deixe de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional. 

Um ambiente de trabalho mais saudável traz uma maior satisfação no trabalho, menor rotatividade de pessoal e um melhor desempenho geral da equipe.

Controle o gasto com combustível

Sabemos que o combustível é um dos maiores custos operacionais para as empresas de transporte, então coloque algumas medidas para monitorar e controlar o consumo de combustível.

Por exemplo, aplique um checklist digital para ser preenchido diariamente, crie um calendário com manutenção regular dos veículos, estabeleça práticas de direção econômica e use tecnologias de monitoramento de combustível. 

Monitore sua frota

Utilize sistemas de videotelemetria, telemetria e monitoramento para acompanhar o desempenho da sua frota. 

Através dessas ferramentas, é possível ter uma visão mais completa dos veículos com dados reais, o modo de condução dos motoristas e todas as informações que sejam relevantes para sua gestão.

Aproveite para entrar em contato com um de nossos especialistas e confira como o Super App Infleet pode facilitar o dia a dia da sua gestão de frota.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.