Fornecer segurança é um dos fatores mais importantes que toda gestão deve ter. Por isso, as empresas que oferecem os serviços de segurança devem ser as primeiras a seguir o exemplo.
Uma forte aliada para esse desempenho é a tecnologia. Com vários equipamentos e soluções disponíveis, o setor de segurança monitora deve ter e garantir esse item para as empresas nas quais é responsável por esse serviço.
Sendo a telemetria uma tecnologia importante para o setor do segurança. Desde o início do seu uso, as empresas apresentam melhores resultados e um ótimo custo-benefício.
Para saber mais sobre a sua importância, leia o artigo a seguir.
O que é telemetria?
A telemetria é a medição de dados de forma remota sendo realizada em tempo real. Essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores, mas se tornou bastante comum em veículos.
A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes do veículo. De modo que esses dados são acessados, a qualquer momento, pelo sistema que acompanha. Os usuários que tiverem acesso podem verificar sempre que for necessário assim como consultar o histórico do veículo.
O sistema permite medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível e muito mais. Além disso, ela auxilia na condução dos motoristas com objetivo de aumenta a segurança para evitar acidentes, melhora a produtividade da equipe e reduz os custos da operação.
Como a telemetria auxilia a segurança
Com o uso da telemetria, a empresa realiza suas atividades de forma mais segura. Isso porque o gestor tem acesso a diversas informações que permite definir uma melhor estratégia.
Os dados são coletados e armazenados de forma remota, então é possível verificar a situação do veículo, do condutor e da rota em que ele se encontra.
Através dessa coleta, o uso da telemetria auxilia na verificação desses dados em tempo real como também consultar todo o histórico sempre que for solicitado. Por isso, sua aplicação é importante para o setor de segurança.
Telemetria básica
A telemetria básica é uma tecnologia que coleta as informações com um custo menor. Seus dados são relevantes e fazem a diferença para garantir mais segurança na operação. Ainda que sejam valores aproximados, é bastante confiável.
Com a telemetria básica, é possível medir:
- Localização do veículo;
- Velocidade instantânea;
- Consumo de combustível;
- Frenagens bruscas;
- Tempos de parada do veículo.
Telemetria avançada
Já a telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações mais precisas nos equipamentos.
Com isso, as empresas aplicam em uma variedade de veículos, ferramentas e outros dispositivos para permitir o gerenciamento de dados.
Assim, o uso da telemetria avançada possibilita o acesso às informações mais específicas para o setor de segurança como:
- Identificação do motorista;
- Monitoramento de RPMs;
- Temperatura do motor;
- Ignição ligada / desligada;
- Uso do cinto de segurança;
- Condições da estrada.
Benefícios da telemetria para o setor de segurança
As vantagens que a telemetria traz para vários setores já são conhecidos. Mas, o setor do segurança é o mais beneficiado porque o uso dessa tecnologia já é um meio de operar de forma ainda mais segura.
Prevenção de acidentes
Com os dados fornecidos pela telemetria, o gestor pode acompanhar o veículo e a conduta do seu motorista. Com a criação de vários relatórios, é possível criar um ranking dos melhores motoristas, rotas mais seguras e quais as melhores vias para determinados serviços.
Apesar de não ser possível controlar imprevistos que podem acontecer, o gestor pode (e deve) tomar decisões mais assertivas para que a operação siga sem acidentes por falhas humanas ou técnicas.
Jornada de trabalho monitorada
A atenção é um dos fatores que as empresas de segurança deve ter para garantir sua excelência nos serviços prestados. Motoristas precisam estar totalmente atentos a seus serviços e a empresa deve seguir a lei do motorista.
A lei do motorista estabelece o tempo máximo de duração da jornada de trabalho, e sua prorrogação somente em caso de necessidade. Ela estabelece que a duração padrão da jornada deve ser de 8 horas, podendo ser ampliada em 2 horas ou até 4 horas mediante acordo coletivo. O motorista tem direito a 1 hora para refeição, podendo esse período coincidir com o tempo de parada obrigatória.
Controle de manutenção
Através da telemetria, é possível ter um maior controle no modo de condução do motorista. Assim, o gestor pode implementar uma cultura mais econômica na empresa. Isso permitirá a redução no desgaste das peças, um aumento na vida útil e da segurança do veículo e dos condutores.
As manutenções preventivas também podem ser acompanhadas pelos dados fornecidos na telemetria e o gestor poderá ter um planejamento de manutenções definido.
Prevenção de fraudes
Existem diversas formas de fraudes. Eles podem acontecer com desvios de rota feita por funcionários que não seguem o caminho pré-estabelecido, consumo de combustível fora do padrão, cargas extraviadas ou injuriadas com frequência e imprevistos constantes.
Além dos gestores, é preciso prevenir e orientar os funcionários.
Redução de custos
Além do monitoramento em tempo real, é possível analisar todo o histórico e criar diversos relatórios personalizados. Esses relatórios contribuem para identificar quais as otimizações são necessárias e, assim, ter uma redução de custo.
Gastos com combustível, manutenção dos veículos, preparação dos motoristas e outros fatores analisados que auxiliam na redução de custos.
Decisões mais assertivas
Como o auxílio da telemetria, é possível tomar decisões mais assertivas e específicas para cada operação.
A partir dos relatórios elaborados, a empresa pode gerenciar melhor suas estratégias e agir de forma mais rápida para corrigir qualquer imprevisto como também definir suas operações conforme às necessidades de cada serviço.
Otimização na gestão
A telemetria é bastante popular em veículos, permitindo que o gestor realize suas funções com mais informações precisas.
Afinal, é possível monitorar dados sobre os veículos como também sobre os motoristas. Algo que facilita o dia a dia da operação.
Conclusão
A segurança é um dos principais pilares da telemetria. Sendo que essa tecnologia já é utilizada em diversos setores. Mas, os dados coletados e o monitoramento realizado auxiliam na redução de custos como também nas tomadas de decisões.
A telemetria contribui para o avanço tecnológico do segurança. São inovações que agregam ainda para diversos setores e contribui com a economia, gestão e segurança no país.
Depois conta para a gente o que você acha do uso da telemetria no setor de segurança?
Caso queira ficar por dentro dos principais assuntos do setor, assine a nossa Newsletter.