5 estratégias para otimizar a gestão de manutenção da frota

5 estratégias para otimizar a gestão de manutenção da frota

Em um ambiente econômico que continua priorizando a redução dos custos operacionais sem comprometer a segurança ou as oportunidades de receita, garantir um sistema de gestão de frota robusto e centralizado nunca foi tão crucial.

Gerenciar um setor de manutenção com uma solução dessas, sendo implementada corretamente, pode melhorar a eficiência e a produtividade do pessoal de serviço e transformar seu programa de serviço de reativo para proativo.

Para te ajudar nessa jornada, separamos as cinco melhores práticas para otimizar a gestão da manutenção da frota para que ela se torne eficiente e segura.

Acompanhe!

Garanta a precisão e transparência dos dados

A transparência dentro do setor operacional da frota é fundamental e dados incompletos podem levar a um diagnóstico impreciso de um problema no veículo. O sistema de gestão de frota pode capturar e centralizar uma infinidade de dados que podem ser compartilhados entre equipes em campo e no escritório em tempo real.

  • Centralize todos os pontos de dados de nível de unidade e registros de serviço para reduzir as lacunas de comunicação;
  • Reduza o erro humano e melhore a precisão dos dados inserindo as informações de manutenção;
  • Comunique os problemas imediatamente através do módulo de gestão de manutenção da frota que permite o planejamento com antecedência das atividades de serviço e informem sobre possíveis problemas de programação relacionados ao tempo de inatividade de algum veículo.

Organizar atividades de manutenção preventiva

Não é fácil equilibrar uma lista de atividades de manutenção preventiva, manter operações ousadas e o equipamento disponível para gerar receita.

Os gerentes de manutenção precisam planejar para garantir que o veículo esteja pronto para funcionar. A utilização de um sistema centralizado melhorará a eficiência da frota e reduzirá o tempo de inatividade de algum veículo ou ativo.

  • Estabeleça uma política em toda a empresa para acompanhar o serviço e a manutenção preventiva
  • Estabeleça intervalos de serviço para atividades de manutenção preventiva no nível da unidade
  • Priorize unidades para serviço com base nas necessidades operacionais
  • Simplifique o processo de pedido de peças
  • Integre uma ferramenta GPS para reduzir o potencial de erro humano e capturar horas e quilometragem mais precisas
  • Comunique-se de forma proativa e eficaz entre as operações de várias filiais

Relatório de deficiências

O sistema de gestão de frota garante que uma trilha digital seja criada sempre que uma deficiência for relatada. Tome medidas úteis com eficiência automatizada e ajude o setor operacional controlando todas as deficiências relatadas em campo.

O gerenciamento de manutenção deve verificar se todas as deficiências que afetam a operação segura de um veículo ou ativo são corrigidas antes de liberar o condutor para dirigir.

  • Use um aplicativo de gerenciamento de frota para dar poder ao setor de manutenção para abrir uma ordem de serviço assim que um problema foi relatado;
  • Encontre um equilíbrio e um ponto de verificação razoável para não sobrecarregar os colaboradores.

Vale acrescentar que os processos são fundamentais quando se trata de usar um sistema de gestão de frota. Se o setor de manutenção não tiver uma rotina, ocorrerá a sobrecarga.

É possível ter relatórios duplicados de problemas que podem não ser uma deficiência do ponto de vista da manutenção, mas mais um inconveniente para o operador. Gerencie rotineiramente, agende os reparos necessários e resolva o histórico de todas as deficiências relatadas.

Garantias de rastreamento

Quando se trata de custos operacionais de manutenção, as frotas procuram qualquer oportunidade para reduzir gastos e melhorar a eficiência. Uma opção que pode ser melhorada para muitas frotas é a gestão de reclamações de garantia.

  • Adicione garantias em potencial e sinalize determinadas unidades em um aplicativo de gerenciamento de frota
  • Defina alertas do sistema em uma ordem de serviço para possíveis garantias

Conclusão

Melhorar sua gestão de manutenção não apenas mantém sua frota em funcionamento, mas também contribui para o cultivo de uma cultura de segurança em sua operação.

O uso de um sistema de gestão de frota para refinar e organizar seu programa de manutenção posiciona sua empresa e seus veículos/ativos para serem seguros, confiáveis ​​e prontos para o próximo trabalho.

Para saber como podemos te ajudar nessa missão, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite o teste grátis hoje mesmo!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas