4 Benefícios do Business Intelligence (BI) para Logística

Afinal, o que é um sistema de Business Intelligence e como ele trazer resultados para uma operação de logística?
12/12/2019
3 min de leitura

Na era da logística 4.0 acompanhar as evoluções tecnológicas, saber como utilizá-las para alavancar os resultados da sua empresa e mantê-la competitiva é essencial. Muito se fala hoje em Business Intelligence (BI), da sua importância para a melhoria de resultados dentro da empresa e apoio para tomada de decisões mais assertivas.

Mas o que é um sistema de Business Intelligence e como ele trazer resultados para uma operação de logística?

O que é Business Intelligence?

De acordo com Rosana Leite:

“A solução de BI tem foco na coleta, organização, transformação e disponibilização de dados estruturados para a tomada de decisão, além de permitir a análise preditiva de forma rápida e assertiva às organizações. Fornecem insights e tendências aos gestores, para assim poderem criar diretrizes eficientes e eficazes para o alcance dos resultados empresariais almejados.”

Como o BI pode auxiliar a sua operação logística?

Como saber se a minha frota está dimensionada corretamente? Como saber o momento ideal para atualização da minha frota? Como planejar manutenções da frota? Como calcular custos operacionais para definir preços dos serviços da minha empresa de logística? Como avaliar a qualidade dos meus processos?

Essas são algumas perguntas que o sistema de Business Intelligence vai te ajudar a responder.

1. DASHBOARD PERSONALIZADO EM TEMPO REAL

Diante do grande volume de variáveis existentes em uma operação logística, é muito difícil para o gestor da empresa tomar uma decisão apoiada apenas na sua experiência e instinto. Para a tomada de decisão mais assertiva e rápida, o gestor precisa de indicadores atualizados que auxiliem a sua análise.

No post “Principais indicadores para gestão de frotas” comentamos sobre alguns indicadores que fornecem os dados necessários para o gestor de logística ter o completo entendimento da situação operacional, que devem estar presentes no sistema de Business Intelligence.

O sistema de Business Intelligence permite a visualização de maneira organizada, atualizada em tempo real, de todas as informações operacionais. Desta forma, o gestor de logística consegue rapidamente relatórios gerenciais para realizar a sua análise e decidir o melhor caminho a ser seguido pela sua operação.

2. MONITORAMENTO COMPLETO DA OPERAÇÃO

Ao coletar grande quantidade de dados sobre todas as etapas do processo de uma empresa, o sistema de Business Intelligence permite ao gestor de logística o monitoramento completo da sua operação. Desta forma, é possível encontrar falhas e agir sobre elas de maneira rápida e assertiva.

É possível acompanhar cada etapa, desde a roteirização da frota até a entrega do produto ao cliente e retorno do veículo a sede da empresa. Assim, o gestor de logística consegue saber se a rota foi cumprida adequadamente, entrega realizada no prazo, com documentação devidamente assinada. Além disso, consegue mapear problemas na rota como quebra de um veículo, no show, perda de janela de atendimento entre uma série de outros fatores.

Isso permite que o gestor de logística fique ciente do problema de maneira imediata, agindo com maior rapidez para a solução, o que evita maiores impactos negativos para a empresa.

Esse monitoramento através do sistema de Business Intelligence também permite dar um feedback mais rápido e preciso a um cliente a respeito de uma entrega ou serviço, aumentando a satisfação do cliente com a sua empresa de logística.

3. MELHORIA DE PROCESSOS

As informações coletadas e disponibilizadas por um sistema de Business Intelligence permitem uma avaliação do estado atual dos processos da empresa de logística. Os indicadores objetivos permitem compreender onde estão os gargalos operacionais e assim é possível elaborar planos de ação para eliminá-los, melhorando os processos, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Além disso, o monitoramento constante dos processos, com dados em tempo real, permite ao gestor garantir que esses processos vão ocorrer conforme planejado, mantendo eles dentro do padrão estabelecido e reduzindo desvios.

4. ARMAZÉM E ESTOQUES INTELIGENTES

Os dados do Business Intelligence permitem avaliar as flutuações de demanda conforme período do ano, tempos médios de entrega, preparação de produtos e também de chegada de mercadorias dos fornecedores.

O gestor de logística pode verificar a disponibilidade de frota para entrega ou de parceiros para fretamento. Também é possível ter informações sobre os pedidos já realizados que precisam ser entregues, status de estoque atual, pedidos que estão a caminho. Ou seja, é possível avaliar toda a sua cadeia logística através de dados.

Desta forma, poderá realizar uma melhor gestão do seu armazém, posicionar os produtos de maior saída em locais de mais fácil acesso, entender melhor a sua demanda para planejar o estoque do período seguinte, bem como a área de galpão e frota necessária para atender a demanda.

Assim, otimiza-se custos de armazenagem e movimentação de carga, bem como evita que a empresa tenha problemas em atender aos clientes devido à falta de estoque ou fique com capital imobilizado em um estoque super dimensionado.

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Homem no celular

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