3 motivos que tornam o monitoramento e a telemetria essenciais para qualquer frota

Aprenda, de uma vez por todas, o que é monitoramento de frotas e telemetria. E entenda os motivos que fazem essas tecnologias serem importantes para o sucesso da frota.
08/07/2022
4 min de leitura

Garantir que os veículos e os motoristas da frota estejam desempenhando o seu papel corretamente é uma responsabilidade grande para os gestores. Por isso, uma escolha inteligente para a empresa é usar tecnologias de monitoramento, como a chamada telemetria, solução essencial para facilitar o gerenciamento de informações.

Com essa tecnologia é possível tomar decisões mais precisas, que mudam o rumo do negócio e usufruir de diversos benefícios, impactando positivamente não apenas a empresa, como também o meio ambiente e todas as pessoas envolvidas.

Mas, afinal, você sabe o que é monitoramento de frotas e telemetria? E a importância desses sistemas na gestão da frota? Este artigo visa tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é monitoramento de frota?

O monitoramento de frotas é o acompanhamento em tempo real dos veículos de uma empresa. Geograficamente falando e também em relação ao estado de conservação e condição operacional. O sistema oferece várias opções de análises que permitem à frota ter uma visão geral, simultânea e completa do negócio, com base em informações concretas.

Tipos de categorias de monitoramento:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Controle de combustível e pneus;
  • Controle de manutenção;
  • Controle de custos;
  • Acompanhamento de entregas;
  • Acompanhamento da jornada de trabalho;
  • Fiscalização da segurança.

O que é telemetria para gestão de frotas?

Como já falamos aqui no blog, a telemetria é uma tecnologia que coleta e armazena informações valiosas sobre os veículos da frota e o condutor, por meio de diversos sensores instalados no equipamento, e disponibiliza esses dados remotamente ao gestor. Sendo assim, ele pode acompanhar tudo em tempo real, avaliar as situações e tomar decisões mais assertivas, baseada em dados.

O sistema permite medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível, e muito mais. E também controlar o modo de condução dos motoristas, aumentar a segurança para evitar acidentes, melhorar a produtividade da equipe e reduzir os custos da operação.

Telemetria básica

A telemetria básica é uma tecnologia que coleta as informações dos veículos com um custo menor. Geralmente os dados são aproximados e adquiridos através do GPS, por isso, pode ocorrer algumas incertezas.

Alguns dados fornecidos pela telemetria básica:

  • Excessos de velocidade;
  • Freadas e arrancadas bruscas;
  • Distâncias percorridas;
  • Localização geográfica em tempo real;
  • Dados de rotas anteriores.

Telemetria avançada

A telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações precisas sobre os sensores e componentes de um veículo. E ainda elimina a margem de erro que medições, como o GPS, apresentam.

A telemetria avançada possibilita o acesso a informações mais específicas como:

  • Dados do odômetro;
  • Identificação do motorista;
  • Monitoramento de RPMs;
  • Temperatura do motor;
  • Ignição ligada / desligada;
  • Uso do cinto de segurança;
  • Consumo de combustível.

3 motivos que tornam o monitoramento e a telemetria essenciais para qualquer frota

Confira agora os 3 motivos que fazem o monitoramento e a telemetria um investimento essencial para sua gestão de frota.

1. Aumento da segurança da frota

Com o monitoramento e a telemetria o gestor de frota consegue visualizar o desempenho dos veículos e o comportamento abusivo e infrações cometidas por alguns condutores. Sendo possível, a partir da análise dos dados, implementar ações estratégicas que aumentem a segurança da frota, como treinamentos e rankings dos motoristas.

O treinamento serve para conscientizar e preparar os motoristas conforme as regras estabelecidas pela empresa e os rankings dos motoristas para incentivar os condutores que possuem bons comportamentos na direção, de modo a evitar os riscos de acidentes.

2. Aumento da produtividade

O monitoramento e a telemetria evitam ainda a ociosidade da frota, os famosos veículos parados e caminhões voltando de viagem sem cargas, devido à falta de planejamento. Assim, as informações sobre os trajetos anteriores, fornecidos pelos sistemas, facilitam a elaboração de rotas mais otimizadas.

Além disso, esses sistemas ajudam no gerenciamento das manutenções dos automóveis, prevenindo que eles sofram problemas mecânicos e atrasem as entregas. Também possibilitam identificar erros e corrigi-los rapidamente, garantindo a produtividade da equipe.

3. Redução de custos

Através das informações fornecidas pela telemetria pode ser identificado os motivos que aumentam os gastos da frota, como o desperdício de combustível, frequentes manutenções, desvio de rotas, entre outros.

Felizmente, com essa mesma tecnologia é possível economizar controlando a quantidade de combustível gasta por quilômetro rodado. Sendo que o monitoramento ajuda na redução dos custos porque também possibilita a correção de falhas nos automóveis, evitando danos maiores e manutenções fora do previsto.

Com o uso da telemetria o gestor pode ainda conscientizar os motoristas para uma direção defensiva e um modo de condução econômica. Além de traçar rotas mais eficientes e otimizadas que melhoram a lucratividade da empresa.

Conclusão

Ao longo deste artigo você aprendeu que o monitoramento de frotas e a telemetria aumentam a segurança, a produtividade e reduz os custos da operação. E por essa razão, essas tecnologias passam a ser essenciais para empresas que desejam acompanhar de perto seus processos.

A telemetria da Infleet permite que você identifique frenagens, curvas e acelerações; elabore ranking de motoristas; acompanhe a ociosidade; pratique a cultura de condução econômica e tome decisões com mais confiança e assertividade com base em dados.

Quer saber mais sobre os benefícios dessa tecnologia para sua empresa? Confira outros 5 motivos para usar a Telemetria na sua gestão de frotas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.