3 motivos que tornam o monitoramento e a telemetria essenciais para qualquer frota

Aprenda, de uma vez por todas, o que é monitoramento de frotas e telemetria. E entenda os motivos que fazem essas tecnologias serem importantes para o sucesso da frota.
08/07/2022
4 min de leitura

Garantir que os veículos e os motoristas da frota estejam desempenhando o seu papel corretamente é uma responsabilidade grande para os gestores. Por isso, uma escolha inteligente para a empresa é usar tecnologias de monitoramento, como a chamada telemetria, solução essencial para facilitar o gerenciamento de informações.

Com essa tecnologia é possível tomar decisões mais precisas, que mudam o rumo do negócio e usufruir de diversos benefícios, impactando positivamente não apenas a empresa, como também o meio ambiente e todas as pessoas envolvidas.

Mas, afinal, você sabe o que é monitoramento de frotas e telemetria? E a importância desses sistemas na gestão da frota? Este artigo visa tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é monitoramento de frota?

O monitoramento de frotas é o acompanhamento em tempo real dos veículos de uma empresa. Geograficamente falando e também em relação ao estado de conservação e condição operacional. O sistema oferece várias opções de análises que permitem à frota ter uma visão geral, simultânea e completa do negócio, com base em informações concretas.

Tipos de categorias de monitoramento:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Controle de combustível e pneus;
  • Controle de manutenção;
  • Controle de custos;
  • Acompanhamento de entregas;
  • Acompanhamento da jornada de trabalho;
  • Fiscalização da segurança.

O que é telemetria para gestão de frotas?

Como já falamos aqui no blog, a telemetria é uma tecnologia que coleta e armazena informações valiosas sobre os veículos da frota e o condutor, por meio de diversos sensores instalados no equipamento, e disponibiliza esses dados remotamente ao gestor. Sendo assim, ele pode acompanhar tudo em tempo real, avaliar as situações e tomar decisões mais assertivas, baseada em dados.

O sistema permite medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível, e muito mais. E também controlar o modo de condução dos motoristas, aumentar a segurança para evitar acidentes, melhorar a produtividade da equipe e reduzir os custos da operação.

Telemetria básica

A telemetria básica é uma tecnologia que coleta as informações dos veículos com um custo menor. Geralmente os dados são aproximados e adquiridos através do GPS, por isso, pode ocorrer algumas incertezas.

Alguns dados fornecidos pela telemetria básica:

  • Excessos de velocidade;
  • Freadas e arrancadas bruscas;
  • Distâncias percorridas;
  • Localização geográfica em tempo real;
  • Dados de rotas anteriores.

Telemetria avançada

A telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações precisas sobre os sensores e componentes de um veículo. E ainda elimina a margem de erro que medições, como o GPS, apresentam.

A telemetria avançada possibilita o acesso a informações mais específicas como:

  • Dados do odômetro;
  • Identificação do motorista;
  • Monitoramento de RPMs;
  • Temperatura do motor;
  • Ignição ligada / desligada;
  • Uso do cinto de segurança;
  • Consumo de combustível.

3 motivos que tornam o monitoramento e a telemetria essenciais para qualquer frota

Confira agora os 3 motivos que fazem o monitoramento e a telemetria um investimento essencial para sua gestão de frota.

1. Aumento da segurança da frota

Com o monitoramento e a telemetria o gestor de frota consegue visualizar o desempenho dos veículos e o comportamento abusivo e infrações cometidas por alguns condutores. Sendo possível, a partir da análise dos dados, implementar ações estratégicas que aumentem a segurança da frota, como treinamentos e rankings dos motoristas.

O treinamento serve para conscientizar e preparar os motoristas conforme as regras estabelecidas pela empresa e os rankings dos motoristas para incentivar os condutores que possuem bons comportamentos na direção, de modo a evitar os riscos de acidentes.

2. Aumento da produtividade

O monitoramento e a telemetria evitam ainda a ociosidade da frota, os famosos veículos parados e caminhões voltando de viagem sem cargas, devido à falta de planejamento. Assim, as informações sobre os trajetos anteriores, fornecidos pelos sistemas, facilitam a elaboração de rotas mais otimizadas.

Além disso, esses sistemas ajudam no gerenciamento das manutenções dos automóveis, prevenindo que eles sofram problemas mecânicos e atrasem as entregas. Também possibilitam identificar erros e corrigi-los rapidamente, garantindo a produtividade da equipe.

3. Redução de custos

Através das informações fornecidas pela telemetria pode ser identificado os motivos que aumentam os gastos da frota, como o desperdício de combustível, frequentes manutenções, desvio de rotas, entre outros.

Felizmente, com essa mesma tecnologia é possível economizar controlando a quantidade de combustível gasta por quilômetro rodado. Sendo que o monitoramento ajuda na redução dos custos porque também possibilita a correção de falhas nos automóveis, evitando danos maiores e manutenções fora do previsto.

Com o uso da telemetria o gestor pode ainda conscientizar os motoristas para uma direção defensiva e um modo de condução econômica. Além de traçar rotas mais eficientes e otimizadas que melhoram a lucratividade da empresa.

Conclusão

Ao longo deste artigo você aprendeu que o monitoramento de frotas e a telemetria aumentam a segurança, a produtividade e reduz os custos da operação. E por essa razão, essas tecnologias passam a ser essenciais para empresas que desejam acompanhar de perto seus processos.

A telemetria da Infleet permite que você identifique frenagens, curvas e acelerações; elabore ranking de motoristas; acompanhe a ociosidade; pratique a cultura de condução econômica e tome decisões com mais confiança e assertividade com base em dados.

Quer saber mais sobre os benefícios dessa tecnologia para sua empresa? Confira outros 5 motivos para usar a Telemetria na sua gestão de frotas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.