Garantir que os veículos e os motoristas da frota estejam desempenhando o seu papel corretamente é uma responsabilidade grande para os gestores. Por isso, uma escolha inteligente para a empresa é usar tecnologias de monitoramento, como a chamada telemetria, solução essencial para facilitar o gerenciamento de informações.
Com essa tecnologia é possível tomar decisões mais precisas, que mudam o rumo do negócio e usufruir de diversos benefícios, impactando positivamente não apenas a empresa, como também o meio ambiente e todas as pessoas envolvidas.
Mas, afinal, você sabe o que é monitoramento de frotas e telemetria? E a importância desses sistemas na gestão da frota? Este artigo visa tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!
O que é monitoramento de frota?
O monitoramento de frotas é o acompanhamento em tempo real dos veículos de uma empresa. Geograficamente falando e também em relação ao estado de conservação e condição operacional. O sistema oferece várias opções de análises que permitem à frota ter uma visão geral, simultânea e completa do negócio, com base em informações concretas.
Tipos de categorias de monitoramento
- Monitoramento em tempo real;
- Controle de combustível e pneus;
- Controle de manutenção;
- Controle de custos;
- Acompanhamento de entregas;
- Acompanhamento da jornada de trabalho;
- Fiscalização da segurança.
O que é telemetria para gestão de frotas?
Como já falamos aqui no blog, a telemetria é uma tecnologia que coleta e armazena informações valiosas sobre os veículos da frota e o condutor, por meio de diversos sensores instalados no equipamento, e disponibiliza esses dados remotamente ao gestor. Sendo assim, ele pode acompanhar tudo em tempo real, avaliar as situações e tomar decisões mais assertivas, baseada em dados.
O sistema permite medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível, e muito mais. E também controlar o modo de condução dos motoristas, aumentar a segurança para evitar acidentes, melhorar a produtividade da equipe e reduzir os custos da operação.

Telemetria tradicional
A telemetria tradicional é uma tecnologia que coleta as informações dos veículos com um custo menor. Geralmente os dados são aproximados e adquiridos através do GPS, por isso, podem ocorrer algumas incertezas.
Alguns dados fornecidos pela telemetria básica:
- Excessos de velocidade;
- Freadas e arrancadas bruscas;
- Distâncias percorridas;
- Localização geográfica em tempo real;
- Dados de rotas anteriores.
Telemetria avançada
A telemetria avançada recebe os dados veiculares através do barramento CAN, uma tecnologia que permite ler e coletar informações precisas sobre os sensores e componentes de um veículo. E ainda elimina a margem de erro que medições, como o GPS, apresentam.
A telemetria avançada possibilita o acesso a informações mais específicas como:
- Dados do odômetro;
- Identificação do motorista;
- Monitoramento de RPMs;
- Temperatura do motor;
- Ignição ligada / desligada;
- Uso do cinto de segurança;
- Consumo de combustível.
Qual é o principal objetivo da telemetria?
A telemetria visa captar dados veiculares e transmiti-los a central de monitoramento para que o gestor possa analisá-los e tenha informações que sirvam de base para auxiliar a sua tomada de decisão.
Dentre os muitos usos da telemetria, os principais são para controle de segurança, modo de condução do motorista, combustível e manutenção.
Rastreamento veicular ou telemetria: qual escolher para a sua gestão?
Telemetria e rastreamento são tecnologias bastante diferentes.
O sistema de telemetria também oferece o rastreamento, ou seja, realiza a medição da posição do veículo remotamente e a disponibiliza para o gestor de frotas em um sistema.
No entanto, o sistema de telemetria é muito mais completo e abrangente do que o sistema de rastreamento veicular, uma vez que fornece uma série de outras informações úteis para o gestor no controle da sua operação.
Assim, empresas que buscam maior controle e eficiência operam melhor com a telemetria, pois essa tecnologia fornece uma gama completa de informações para uma análise detalhada, enquanto o rastreamento limita-se ao monitoramento da localização em tempo real.
3 motivos que tornam o monitoramento e a telemetria essenciais para qualquer frota
Confira agora os 3 motivos que fazem o monitoramento e a telemetria um investimento essencial para sua gestão de frota.
1. Aumento da segurança da frota
Com o monitoramento e a telemetria o gestor de frota consegue visualizar o desempenho dos veículos e o comportamento abusivo e infrações cometidas por alguns condutores. Sendo possível, a partir da análise dos dados, implementar ações estratégicas que aumentem a segurança da frota, como treinamentos e rankings dos motoristas.
O treinamento serve para conscientizar e preparar os motoristas conforme as regras estabelecidas pela empresa e os rankings dos motoristas para incentivar os condutores que possuem bons comportamentos na direção, de modo a evitar os riscos de acidentes.
2. Aumento da produtividade
O monitoramento e a telemetria evitam ainda a ociosidade da frota, os famosos veículos parados e caminhões voltando de viagem sem cargas, devido à falta de planejamento. Assim, as informações sobre os trajetos anteriores, fornecidos pelos sistemas, facilitam a elaboração de rotas mais otimizadas.
Além disso, esses sistemas ajudam no gerenciamento das manutenções dos automóveis, prevenindo que eles sofram problemas mecânicos e atrasem as entregas. Também possibilitam identificar erros e corrigi-los rapidamente, garantindo a produtividade da equipe.
3. Redução de custos
Através das informações fornecidas pela telemetria pode ser identificado os motivos que aumentam os gastos da frota, como o desperdício de combustível, frequentes manutenções, desvio de rotas, entre outros.
Felizmente, com essa mesma tecnologia é possível economizar controlando a quantidade de combustível gasta por quilômetro rodado. Sendo que o monitoramento ajuda na redução dos custos porque também possibilita a correção de falhas nos automóveis, evitando danos maiores e manutenções fora do previsto.
Com o uso da telemetria o gestor pode ainda conscientizar os motoristas para uma direção defensiva e um modo de condução econômica. Além de traçar rotas mais eficientes e otimizadas que melhoram a lucratividade da empresa.
Como escolher um sistema de telemetria veicular?
Ao escolher a telemetria para sua empresa, lembre-se de avaliar quais são as principais necessidades da sua frota e comece a avaliar o melhor custo benefício de acordo com as soluções do mercado. Com isso, passe a considerar:
- Um bom sistema de telemetria integrado com outras ferramentas de gestão, como softwares de ERP, possibilitando uma visão unificada das operações;
- Que o sistema seja fácil de usar, com uma interface que permita aos gestores um acesso rápido e claro aos dados;
- Proteção das informações, especialmente quando os dados contêm detalhes sobre localização e desempenho dos veículos;
- Um suporte técnico disponível para a resolução rápida de problemas e para o bom funcionamento do sistema a longo prazo.
Telemetria Infleet: dados precisos para dar suporte à sua gestão
A escolha de um sistema de telemetria de qualidade é um passo importante para transformar a gestão de frotas. Busque por empresas que priorizam a telemetria, como a Infleet, pois elas tem essas e outras soluções que contribuem para redução nos custos operacionais e um aumento na eficiência de suas operações.
A telemetria da Infleet permite que você identifique frenagens, curvas e acelerações; elabore ranking de motoristas; acompanhe a ociosidade; pratique a cultura de condução econômica e tome decisões com mais confiança e assertividade com base em dados.
Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.
Agende uma demonstração com um de nossos especialistas e conheça os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.