Segurança da frota: como o uso da telemetria pode minimizar acidentes

É possível melhorar a segurança da frota através da telemetria. Confira agora a importância dessa tecnologia na gestão da empresa e como ela ajuda na diminuição dos acidentes.
07/07/2022
4 min de leitura

A telemetria é uma tecnologia de monitoramento que coleta e armazena dados importantes que ajudam na gestão das empresas, principalmente do setor de transporte e logística. Com esse sistema é possível controlar o modo de condução dos motoristas, prevenir acidentes, reduzir custos de manutenção, economizar insumos e contribuir com a sustentabilidade.

Diferente do que muitos pensam, a telemetria veicular não serve apenas para observar o comportamento dos motoristas. Na verdade, a utilização dessa tecnologia, além de dinamizar os processos e as operações, proporciona uma maior segurança da frota.

Para saber mais a respeito de segurança da frota e telemetria, confira as informações a seguir sobre a importância dessa tecnologia na gestão da empresa e como a mesma colabora na diminuição dos acidentes.

Importância da telemetria na gestão de frota

Com o uso da telemetria na gestão de frota a empresa tem acesso a informações valiosas como: distâncias percorridas, excessos de velocidade, consumo de combustível e muito mais. Situações essas que podem impactar diretamente nos custos da operação. Mas com os dados corretos em mãos o gestor consegue controlar melhor o que acontece na rotina da frota.

É possível ainda otimizar as atividades, os processos e tomar decisões mais assertivas, ou seja, tudo passa a ser mais estratégico e inteligente. Além disso, monitorar os veículos e os motoristas em tempo real, podendo agir a qualquer momento se for necessário, traz uma maior segurança para a frota e coloca a empresa à frente das demais no mercado.

Acompanhar o modo de condução dos motoristas é um fator importante na frota, porque serve para analisar os maus comportamentos deles ao dirigir. E com a telemetria o gestor consegue aconselhar esses condutores a manterem uma direção mais cautelosa, evitando riscos de acidentes e garantindo mais qualidade de vida.

Esse sistema de monitoramento também aumenta a produtividade da frota, pois facilita no momento de escolher os melhores percursos, reduzir distâncias, produzir roteiros que evitem a ociosidade da equipe, e atender mais clientes pelo caminho durante uma viagem.

Por fim, a telemetria contribui indiretamente com a sustentabilidade, porque auxilia no planejamento de rotas mais eficientes, nas manutenções preventivas e na orientação dos condutores com maus hábitos de consumo, ao comunicar evitar o veículo parado com o motor ligado, entre outros. E essas práticas reduzem a poluição causada pelos automóveis.

Conheça alguns benefícios do uso da telemetria:

  • Gestão mais inteligente;
  • Controla o modo de condução dos motoristas;
  • Reduz custos de manutenção;
  • Economiza combustível e outros insumos;
  • Previne acidentes;
  • Melhora a produtividade;
  • Proporciona mais segurança;
  • Diminui os danos ambientais;
  • Acompanha a jornada de trabalho da equipe.

Como a telemetria colabora na diminuição dos acidentes?

Segundo o Ministério da Infraestrutura, um estudo aponta que mais de 50% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. Os dados da pesquisa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação revelam que 53,7% dos acidentes são causados pela negligência ou imprudência dos motoristas, seja por desrespeito às leis de trânsito (30,3%) ou falta de atenção do condutor (23,4%).

Conforme o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito entre os anos de 2018 a 2022 foram registrados 3.474.119 acidentes e 95.282 mortes. Sendo que em 2021 o total foi de 882.309 acidentes e 20.391 mortes. E só no primeiro semestre de 2022 já foram registrados 96.317 acidentes e 1.533 mortes.

Com esses altos índices de acidentes no trânsito, os gestores precisam elaborar ações estratégicas para aumentar a segurança da frota. E como já dito, a tecnologia de telemetria consegue mostrar todos os passos dos veículos e permitir ao gestor a visualização de freadas e curvas bruscas, excessos de velocidade, batidas e muito mais.

A partir dessas informações é possível distinguir melhor o perfil de cada motorista e verificar quais condutores apresentam maus comportamentos e necessitam de mais orientação e quais os motoristas possuem desempenho exemplares e merecem ser incentivados. Algumas ideias que podem ser realizadas são treinamentos e rankings com bonificação.

No treinamento dos motoristas, os dados da telemetria servem de base para orientar melhor os condutores e mostrar onde eles estão errando e como podem corrigir suas falhas. Essa capacitação visa conscientizar os motoristas sobre as boas práticas de condução, como utilizar a direção defensiva, o cinto de segurança e respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes.

Vale lembrar ainda que, o limite de velocidade dos veículos da frota podem ser configurados de acordo com as particularidades da via e o automóvel será monitorado pelo gestor com base nos padrões estabelecidos.

O ranking de motoristas, por sua vez, é uma maneira de reconhecer o trabalho dos bons condutores e os motivar a continuarem com atitudes positivas, além de criar um clima saudável de competição entre a equipe, incentivando os bons hábitos.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre segurança da frota e telemetria, além da relevância desse sistema na gestão de frota e como o mesmo auxilia na redução dos acidentes. Agora é só se organizar para começar a implementar essa tecnologia na sua frota.

Para receber nossos conteúdos e novidades em primeira mão, assine a newsletter.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.