Empresas que trabalham com serviços voltados à impermeabilização e energia solar e utilizam um sistema eficiente de gestão de frotas também têm grandes cases de sucesso.
É o caso da Ecoimper, que tinha como objetivo reduzir o turnover entre os condutores da frota, ocasionado pela alta displicência na direção.
Para isso, a empresa, com o apoio do gestor de frotas Rafael, iniciou uma série de reuniões, onde foi observado a necessidade de promover melhorias no modo de condução dos motoristas. Como já falamos aqui no blog, o modo de condução do motorista tem um grande impacto nos custos com combustível da frota.
Por isso, entender como os motoristas estão dirigindo, treiná-los e educá-los é fundamental para uma melhoria da eficiência e redução de custos. Em abril deste ano, Rafael passou a analisar importantes indicadores da frota, como eventos e velocidade. Assim pode cobrar aos motoristas sobre melhorias no modo de condução.
A partir dessa análise, a Ecoimper pode fazer uma escolha baseada em dados acionáveis que só foi possível utilizando um sistema integrado de gestão de frotas como o da Infleet. O mais importante nessa escolha foi a possibilidade de trocar a instalação e utilizar um ibutton.
O que é um ibutton?
O ibutton é uma tecnologia comum para identificação de motoristas. Cada veículo tem um leitor instalado e cada motorista recebe um identificador (Ibutton ou um cartão RFID). Esse identificador funciona para detectar quem é quem, tal qual um crachá.
Quando o motorista aproxima o seu cartão do leitor, ele é identificado e o leitor envia essa informação para o rastreador do veículo. O rastreador veicular, posteriormente, enviará para a plataforma de gestão de frotas o nome do motorista juntamente com os dados de posição e velocidade do veículo.
Desta forma, o gestor de frotas saberá, em tempo real e diretamente da plataforma de gestão de frotas, qual o motorista que está dirigindo cada um dos seus veículos.
Os números da Ecoimper
Através do ibutton, a Ecoimper conseguiu reconhecer cada motorista e identificá-los, entendendo o perfil de direção de cada um, possibilitando verificar os motoristas que precisavam de treinamento, os que tinham a necessidade de melhorar os hábitos de condução e também premiar os que estavam dirigindo bem.
E como toda ação gera uma reação, entre abril e junho deste ano houve um aumento de 15% da autonomia dos veículos, o que resultou na redução de 15% do custo de abastecimento da frota.
Conclusão
Para entender o cenário real de uma frota, só a análise dos dados para apresentar as respostas corretas. No caso da Ecoimper, além dos dados, foi possível contar com a experiência e sagacidade do gestor de frotas Rafael e o entendimento sobre o perfil dos condutores através da troca do dispositivo anterior pelo ibutton.
Tudo isso resultou na redução do consumo de combustível da frota, tão imprescindível na atual conjuntura econômica, onde a gasolina e o diesel, mesmo com o preço reduzido, ainda estão com valores que impactam diretamente nas finanças da frota.
Gostou de saber sobre mais um case de sucesso da Infleet? Então siga se inspirando e confira mais uma história de sucesso, dessa vez, de como a TAC Alimentos reduziu em 9% do consumo de combustível da sua frota usando a Infleet.