Como a TAC Alimentos reduziu em 9% do consumo de combustível da sua frota usando a Infleet

Conheça o case da TAC Alimentos, uma distribuidora de alimentos especialista em hortifrutigranjeiros, e entenda como a análise de indicadores importantes usando a Infleet trouxe resultados que fizeram a diferença.
24/11/2021
4 min de leitura
Como a TAC Alimentos reduziu em 9% do consumo de combustível da sua frota usando a Infleet

De modo geral, a maior despesa operacional de uma frota continua sendo o combustível, por isso é fundamental o acompanhamento desse gasto. Um eficiente monitoramento desses custos permite a tomada de decisões baseadas em dados e resulta em uma expressiva economia.

Mas como obter esse resultado se a melhoria também depende da mudança de comportamento por parte dos condutores? A TAC Alimentos é um case de sucesso aqui na Infleet, por conseguir aliar a humanização da equipe e a alta tecnologia para frotas a seu favor.

Para construção desse case, contamos com a colaboração de Leonardo, gestor de frota da TAC e Ingrid membro do time de Sucesso da Infleet, em um bate papo bem legal que resultou neste post. Confere só!

O começo de tudo

Atuando no mercado de hortifrutigranjeiros há mais de 20 anos, A TAC Alimentos é especialista no fornecimento de produtos nacionais e importados, sendo referenciada pelas principais empresas público/privadas de Salvador e região Metropolitana, além do interior da Bahia.

Pela grande variedade de itens perecíveis e exóticos, a qualidade dos produtos e a excelência na entrega são detalhes inegociáveis para a empresa. Por isso, há um intenso investimento em treinamentos e qualificação dos seus colaboradores.

Para potencializar esse investimento na equipe, a A TAC apostou no uso da tecnologia para elevar a performance da sua frota e através do uso dos módulos de Monitoramento e Telemetria da Infleet, a empresa, juntamente com o nosso time de Sucesso do Cliente, conseguiram identificar três pontos fundamentais, tornando essa parceria um elemento vital para essa estratégia dar certo:

  • Tempo ocioso do motor;
  • Diminuição da velocidade mínima permitida;
  • Mudança de comportamento na condução.

Esses três pontos importantes promoveram reduções significativas relacionadas ao consumo de combustível da frota.

O primeiro resultado: a mudança de comportamento

Não restavam dúvidas de que era necessário ressignificar a forma de condução dos motoristas. Em conversa com os motoristas da TAC Alimentos, a equipe de Sucesso do Cliente entendeu quais seriam as melhores práticas para conter os problemas existentes.

Em um mês e meio após o uso dos módulos da Infleet, foram identificados pontos de melhoria e a TAC Alimentos obteve resultados surpreendentes ao adotar as seguintes ações.

Ajuste no modo de condução do motorista para controle da segurança

Velocidades mais elevadas estão associadas a uma maior incidência de acidentes, mas também diz respeito à economia de combustível.

No caso da TAC Alimentos, o seu primeiro resultado se deu através das melhorias aplicadas na cultura da segurança como valor primordial da sua frota. O primeiro aspecto foi o controle da velocidade acima de 90 km/h.

A redução do limite de velocidade ajuda a controlar a segurança dos condutores e dos demais pedestres, reduz os custos devido às multas de trânsito e minimiza o consumo de combustível porque a 90 km/h o consumo de combustível aumenta em 3% e, para cada 1 km/h adicionado, aumenta em mais 1%.

Após esse alinhamento, em dois meses, houve uma redução de 48% no tempo de velocidade superior a 90 km/h.

Isso indica que houve uma mudança positiva no comportamento dos condutores da frota, gerando economia para a empresa e segurança para os motoristas.

Redução no tempo de ociosidade do motor

Os módulos da Infleet ajudaram a TAC Alimentos a reduzir o tempo de inatividade do veículo, especialmente durante as horas em que os motoristas ainda estão trabalhando e, por alguma razão, mantém o veículo parado com o motor ligado.

Esse tipo de comportamento resultava em um significativo aumento no consumo de combustível que não estava dentro do previsto e após as melhorias, foi possível observar uma redução de 9% no tempo de inatividade.

É importante ressaltar que para cada 1h de motor ocioso são consumidos 2L de combustível. No período de 30 dias, a economia de combustível na TAC Alimentos girou em torno dos 28 L.

Monitoramento para uma condução mais econômica

Dado o seu compromisso com a qualidade dos produtos e excelência na entrega, a curva acentuada, a aceleração e frenagem brusca foram os eventos de Telemetria (por quilômetro rodado) levados em consideração.

Uma redução nesses números significa que os motoristas passaram a dirigir de uma forma menos agressiva, com mais consciência e prudência.

No primeiro mês de monitoramento, o indicador marcava 20,6 km percorridos para cada evento. Já no segundo mês, esse valor subiu para 25,4 km percorridos para cada evento.

Isso reforça a importância de usar os dados para obter resultados e através deles mapear uma nova estratégia para promover as melhorias certas do jeito certo.

A importância de acompanhar o comportamento do motorista

Utilizar os módulos certos, como os da Infleet, para monitorar o comportamento do motorista é um fator chave para solidificar a segurança e o sucesso da operação de sua frota.

O gestor da frota pode fornecer aos motoristas os devidos treinamentos e pontuar claramente como o comportamento da sua condução é monitorado e por que está sendo monitorado.

Essa transparência evita qualquer sentimento negativo e de desconfiança em relação ao monitoramento. Expor os prós em acompanhar o comportamento do motorista define bem as expectativas e responsabilidade do condutor e o que a empresa espera dele.

Uma maneira simples de fazer isso é utilizar relatórios da Infleet para mostrar, de maneira simples e efetiva, os efeitos dos comportamentos, como frenagem brusca ou aceleração excessiva.

Assim como a TAC Alimentos, é importante entender que todo investimento em tecnologia é válido e traz resultados para a empresa, gerando valor agregado à sua frota.

Além disso, todos os obstáculos podem ser oportunidades para mudanças que deixem a gestão da frota ainda mais desenvolvida.

Gostou de ficar por dentro do que aconteceu com a TAC Alimentos? Solicite agora mesmo o teste grátis do Sistema Integrado da Infleet e liberamos uma versão personalizada para te ajudar durante essa fase! Entre em contato com a gente e leve a gestão da sua frota a outro nível!

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.