Em linhas gerais, a garantia dos veículos é um compromisso do fabricante com os ativos de sua frota de que fará os reparos e substituições necessários em seus ativos até um determinado limite de tempo ou quilometragem – sob certos termos e condições.
Cada garantia é complementada com as recomendações do fabricante para a manutenção e conservação de seu veículo, o que é fundamental não apenas para encontrar possíveis reclamações de garantia, mas também para estender a vida útil de seus veículos e equipamentos.
Saber o que está contido em cada garantia e como aplicá-las pode permitir que você economize uma quantia significativa de dinheiro em reparos imprevistos e defeitos de fabricante.
Se você está tendo dificuldade para fazer um controle de manutenção com eficiência, saiba que esse artigo foi feito para você! A seguir, listamos 7 tópicos indispensáveis para fazer um bom controle das garantias dos veículos da frota. Acompanhe!
Como usar as garantias dos veículos?
Embora a maioria das garantias básicas cubram coisas importantes, como motores, transmissões e outras peças caras, também há garantias de pequenas peças disponíveis para ajudá-lo a economizar em defeitos menores que podem se acumular com o tempo.
Se você não souber os detalhes da garantia atual, poderá pesquisá-los no histórico do carro, usando o número do chassis ou entrando em contato com a concessionária de onde comprou o veículo.
E quanto às garantias estendidas?
Se você estiver procurando por cobertura adicional fora de sua garantia padrão, existem algumas opções para comprar garantias estendidas que darão à sua frota um pouco mais de proteção extra.
Você pode optar por uma garantia estendida por meio de sua concessionária, no momento da compra ou pós-venda, por meio de seguradoras terceirizadas.
Adquirir ou não garantias estendidas é uma decisão que depende muito da frota. Algumas situações que justificariam a necessidade de uma garantia estendida incluem:
1. Frotas menores
Frotas maiores podem se dar ao luxo de distribuir o uso e o custo por um conjunto maior de ativos, mas quando você gerencia uma frota mais enxuta, manter seus veículos em operação com o menor risco financeiro possível é vital para se manter eficiente.
2. Estendendo o ciclo de vida do veículo
As garantias padrão geralmente abrangem cerca de três anos. Se houver alguma chance de evitar a substituição por mais tempo, é melhor prevenir do que remediar com uma garantia estendida.
3. Tecnologias novas e não comprovadas
Para frotas que estão aproveitando a inovação, como um veículo híbrido ou totalmente elétrico, é sempre bom ter cobertura adicional para custos de reparo desconhecidos ou irregulares que não são possíveis de mensurar.
Por que as garantias são importantes?
A recuperação da garantia pode ser uma importante medida de economia de custos para frotas que buscam maximizar o tempo de atividade e estender o ciclo de vida de cada ativo.
Quando algo dá errado com um veículo considerado passível de garantia, o conserto ou troca passa a ser custeado pelo fabricante, mantendo mais dinheiro em sua operação para cuidar dos custos que não são cobertos pela garantia.
As garantias também podem servir para reforçar seus esforços de manutenção preventiva. As diretrizes de garantia do fabricante são estruturadas para medir a manutenção da maneira que melhor sustenta o veículo.
Portanto, usar essas diretrizes para informar seus cronogramas de manutenção significa que você dá a cada veículo exatamente o que ele precisa para continuar funcionando antes que se torne um problema.
Seguir o cronograma de manutenção do fabricante cria uma cadência previsível e facilmente rastreada para reparos e manutenção de rotina que pode aumentar o tempo de atividade geral de seus ativos.
Além de redução de custos e recomendações de manutenção, as garantias adicionam outra camada de proteção à sua frota que a manutenção preventiva por si só não pode resolver.
Embora as inspeções e programações de manutenção sejam úteis no dia a dia, os defeitos e avarias do fabricante acontecem fora do cronograma de qualquer pessoa. As garantias funcionam para cobrir as situações que nem mesmo uma boa gestão da frota pode prevenir.
Como aproveitar melhor os cronogramas de manutenção
A chave para capitalizar a proteção de uma garantia é seguir as orientações e recomendações do fabricante ao pé da letra. Isso significa que os detalhes do serviço de seus veículos – como a quilometragem no momento do serviço ou em que local a manutenção é realizada – fazem uma grande diferença na decisão do fabricante de honrar a garantia.
Manter o controle de todos os requisitos para cada um dos veículos de sua frota pode se tornar uma tarefa difícil, especialmente para frotas que usam várias marcas e modelos de veículos ou tipos de veículos.
É aí que um software integrado de gestão de frota eficaz pode se tornar uma ferramenta vital na programação de manutenção.
Com um sistema integrado de gestão de frota, os gestores de frota podem ver os requisitos de garantia específicos de cada veículo e tipo de veículo e automatizar programações de manutenção com base nas recomendações do fabricante.
Os técnicos podem ser notificados diretamente quando o serviço, em um veículo específico, está próximo de acontecer, e a manutenção pode ser agendada de acordo com a disponibilidade do veículo para evitar tempo de inatividade excessivo.
O software de gestão de frota certo pode até informá-lo sobre recalls com base no número do chassis de seus veículos antes que se tornem de conhecimento público, o que significa que você entra na oficina e volta para a estrada mais rápido.
Agora ficou mais fácil fazer o controle das garantias dos veículos da frota, certo? Então, se você quer ter acesso a mais conteúdos relevantes como este, não deixe de curtir a nossa página do Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e acompanhe as novidades. Vamos lá!