Rastreamento de caminhão: o que é, quanto custa e para que serve?

Neste artigo vamos apresentar o que é o rastreador de caminhão, como funciona, para que serve e quanto custa. Confira!
05/08/2020
7 min de leitura
Rastreamento de caminhão: o que é, quanto custa e para que serve?

Ter o total controle da operação é algo fundamental para qualquer gestor de frotas. É indispensável para o gestor contar o apoio de ferramentas logísticas que o auxiliem na otimização e controle da operação. Para conseguir isso o gestor de frotas precisa de uma tecnologia muito simples: o rastreamento de caminhão.

O rastreador de caminhão ou sistemas de rastreamento de caminhão, permitem ao gestor saber exatamente onde o veículo está nesse momento, rota realizada e com isso melhorar os seus processos. Desta forma, essa tecnologia é essencial para o sucesso operacional no dia a dia, aumentando a segurança e eficiência, além de reduzir custos.

Neste artigo vamos apresentar o que é o rastreador de caminhão, como funciona, para que serve e quanto custa. Confira!

O que é um rastreador de caminhão?

O rastreador de caminhão é um dispositivo que possui tecnologia de geolocalização via GPS (Global Positioning System) e um sistema de comunicação que envia os dados coletados do GPS para uma central de monitoramento.

Com essa tecnologia é possível saber precisamente onde está o seu veículo em tempo real.

Como funciona o sistema de rastreamento de caminhões?

O rastreador de caminhão capta a posição do veículo através do sistema de GPS. O GPS do rastreador, capta sinais de mais de 20 satélites que estão localizados na órbita terrestre. A partir da análise desses sinais, o rastreador é capaz de calcular a direção, velocidade e posição do seu veículo na superfície do planeta.

Devido ao elevado grau de precisão da tecnologia de geolocalização, o GPS tornou-se a tecnologia mais comum utilizada no setor. Além disso, essa é uma tecnologia que se tornou muito simples e economicamente acessível ao longo do tempo, estando presente em diversos dispositivos do nosso dia a dia como o celular.

A mesma tecnologia que o Apple ou Samsung utiliza para rastrear e determinar a localização do seu celular e permite a você navegar no Google Maps ou Waze é que está embarcada no rastreador e faz o controle do seu caminhão.

Outra tecnologia, alternativa ao GPS, é a radiofrequência. O rastreador de caminhão à radiofrequência, ao invés de enviar sinais para os satélites da órbita terrestre, envia os sinais para antenas de rádio instaladas pelo país. As antenas de rádio fazem a triangulação dos sinais recebidos e com base na intensidade do sinal é possível determinar a localização do caminhão.

Assim, as principais funcionalidades de um rastreador de caminhão são:

‍Rastreamento em Tempo Real

Os rastreadores permitem que os caminhões possam ser acompanhados, em tempo real, através de um mapa. Sendo essencial para tomada de qualquer decisão durante a operação.

Registro de Histórico

O rastreador salva informações de trajetos e eventos passados, o que possibilidade analisar as atividades anteriores do veículo.

Consumo de combustível

Com todo histórico salvo, é possível ter uma análise do consumo de combustível durante cada operação realizada pelo veículo.

Alertas e notificações

O rastreador pode gerar alertas automáticos para eventos cadastrados no sistema. O gestor pode escolher que os alertas sejam emitidos quando houver excesso de velocidade, desvios de rota não autorizados ou movimentação do veículo fora dos horários programados.

Para que serve o rastreador de caminhão?

Utilizar um sistema de rastreamento de caminhão é algo essencial em qualquer operação de logística, transporte e distribuição.

O primeiro grande benefício de um sistema de rastreamento é a transparência operacional. Você saberá tudo que está acontecendo com o seu veículo em tempo real.

Isso por sua vez te trará alguns outros benefícios como verificar desvios de rota, agir mais rapidamente em caso de problemas, tomar decisões mais assertivas e aumentar a segurança da operação.

Outro grande benefício do sistema de rastreamento é a sua capacidade de aumentar a eficiência da operação, você poderá saber como criar um trajeto mais rápido, acompanhar a quilometragem para controle de manutenções preventivas, combustível consumido, autonomia veicular.

Por fim, o rastreador poderá ser utilizado para fazer o acompanhamento da jornada do motorista, tempos de descanso, paradas, espera e verificar a coerência da operação com a Lei do Motorista (Lei 13.103 de Março de 2015).

No post “Como usar o rastreador veicular para controlar a jornada do motorista” você poderá ver isso em maiores detalhes.

Vantagens de usar um rastreador de caminhão

Ao utilizar o rastreador de caminhão, o gestor terá uma série de vantagens para sua frota, tais como:

Controle de veículos

O gestor poderá saber exatamente onde está ou onde esteve o caminhão, sempre que ele precisar dessa informação. Então, terá um controle melhor sobre sua frota.

Seguros mais baratos

Como o rastreador é um item que aumenta a segurança do caminhão, então o seguro veicular se torna mais barato e com preços acessíveis. De modo que a segurança do veículo e do motorista se tornam ainda maior.

Diminuição de gastos

Além da redução de gastos com seguro, o rastreador de caminhão possibilita um melhor consumo de combustível, otimização de rotas e maior eficiência na operação.

Maior produtividade

Com informações disponíveis sobre a localização e o tempo de trânsito, o gestor pode tomar decisões mais assertivas para evitar atrasos e ter melhoria na qualidade da entrega para seu cliente.

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento?

Todo o tratamento das informações para análise de quilometragem percorrida, histórico de rotas, pontos de parada, status da ignição, cercas virtuais são função do monitoramento.

O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas;

Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida. Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível, entre outras informações.

Assim é possível reduzir custos e aumentar a visibilidade dos processos.

Como o rastreador de caminhão se comunica com a central de monitoramento?

O rastreador do caminhão pode se comunicar com a central de monitoramento de três formas principais:

1. Rede de telefonia (GSM/GPRS)

O tipo de rastreador mais comum de caminhão é o que faz a comunicação com a central de monitoramento através da rede de telefonia GSM/GPRS. O rastreador possui um chip de telefonia que se comunica com as antenas de telefonia instaladas pelo país e através da rede de telefonia as informações são enviadas para a central de monitoramento.

2. Radiofrequência

A tecnologia de rastreamento via radiofrequência hoje não está tão presente no mercado. Ela consiste no envio das informações a central através das antenas de rádio, as mesmas antenas utilizadas para determinar a posição do caminhão.

3. Satélite

Muito se fala sobre a tecnologia de rastreamento via satélite, algumas pessoas confundem o fato da posição do veículo ser determinada através de satélites, via tecnologia GPS, com a comunicação entre o rastreador e a central ser feita via satélite. O rastreador de fato satelital executa tanto a determinação da posição quanto a comunicação via satélite. Então, ele também utilizará os satélites da órbita para enviar os dados a central. Com isso há uma maior abrangência do serviço, entretanto com um custo superior.

Qual a melhor empresa de rastreamento?

A melhor empresa de rastreamento veicular é algo muito subjetivo, pois tudo irá depender das suas necessidades como gestor de frotas.

Se você estiver mais interessado em controle operacional, redução de custos e melhoria dos processos de gestão, pode ser uma empresa. Se você estiver preocupado em roubo e recuperação veicular pode ser outra e caso você esteja interessado em gestão de risco pode ser uma terceira.

Então, o primeiro ponto para descobrir qual a melhor empresa de rastreamento veicular é descobrir quais as suas necessidades com o sistema de rastreamento veicular, quais problemas da sua empresa você deseja resolver, quais resultados você deseja obter usando esse sistema.

Depois disso, avalie a sua operação para entender qual o tipo de tecnologia que melhor vai te atender, você precisa de um rastreador satelital ou será que um rastreador GSM/GPRS resolve o seu problema?

Verifique também se a empresa utiliza dispositivos homologados pela Anatel. É muito comum encontrar no mercado pessoas oferecendo milagres a preços baixíssimos. Desconfie. Verifique se o equipamento é de qualidade e se é homologado.

Busque referências da empresa, quanto tempo de mercado ela tem, qual a sua história, quem são os seus clientes, isso também vai esclarecer muito para você.

Algumas dicas extras são:

  • A empresa oferece suporte técnico próximo?
  • Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
  • O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
  • A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
  • Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
  • Os mapas são atualizados?

Quanto custa um rastreador de caminhão?

O custo de um sistema de rastreamento irá depender das funcionalidades desejadas pelo gestor e do tipo de tecnologia que você acredita que seja mais adequada para a sua operação.

O rastreador de caminhão via satélite tem um valor mais alto do que o rastreador caminhão via rede de telefonia, uma vez que ele não possui regiões de sombra (regiões sem comunicação e atualização da posição). Por outro lado, ele atualiza em taxas inferiores – em média 5 a 10 minutos – contra 30 segundos a 3 minutos do rastreador GSM/GPRS.

O cenário ideal, então, é você definir quais são as suas necessidades, funcionalidades que você deseja agregar, taxas de atualização de posição, suporte técnico e operacional e selecionar o serviço.

Se você tem interesse em rastrear e monitorar sua frota, faça o teste grátis do Infleet aqui.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.