Rastreamento de caminhão: o que é, quanto custa e para que serve?

Neste artigo vamos apresentar o que é o rastreador de caminhão, como funciona, para que serve e quanto custa. Confira!
05/08/2020
7 min de leitura
Rastreamento de caminhão: o que é, quanto custa e para que serve?

Ter o total controle da operação é algo fundamental para qualquer gestor de frotas. É indispensável para o gestor contar o apoio de ferramentas logísticas que o auxiliem na otimização e controle da operação. Para conseguir isso o gestor de frotas precisa de uma tecnologia muito simples: o rastreamento de caminhão.

O rastreador de caminhão ou sistemas de rastreamento de caminhão, permitem ao gestor saber exatamente onde o veículo está nesse momento, rota realizada e com isso melhorar os seus processos. Desta forma, essa tecnologia é essencial para o sucesso operacional no dia a dia, aumentando a segurança e eficiência, além de reduzir custos.

Neste artigo vamos apresentar o que é o rastreador de caminhão, como funciona, para que serve e quanto custa. Confira!

O que é um rastreador de caminhão?

O rastreador de caminhão é um dispositivo que possui tecnologia de geolocalização via GPS (Global Positioning System) e um sistema de comunicação que envia os dados coletados do GPS para uma central de monitoramento.

Com essa tecnologia é possível saber precisamente onde está o seu veículo em tempo real.

Como funciona o sistema de rastreamento de caminhões?

O rastreador de caminhão capta a posição do veículo através do sistema de GPS. O GPS do rastreador, capta sinais de mais de 20 satélites que estão localizados na órbita terrestre. A partir da análise desses sinais, o rastreador é capaz de calcular a direção, velocidade e posição do seu veículo na superfície do planeta.

Devido ao elevado grau de precisão da tecnologia de geolocalização, o GPS tornou-se a tecnologia mais comum utilizada no setor. Além disso, essa é uma tecnologia que se tornou muito simples e economicamente acessível ao longo do tempo, estando presente em diversos dispositivos do nosso dia a dia como o celular.

A mesma tecnologia que o Apple ou Samsung utiliza para rastrear e determinar a localização do seu celular e permite a você navegar no Google Maps ou Waze é que está embarcada no rastreador e faz o controle do seu caminhão.

Outra tecnologia, alternativa ao GPS, é a radiofrequência. O rastreador de caminhão à radiofrequência, ao invés de enviar sinais para os satélites da órbita terrestre, envia os sinais para antenas de rádio instaladas pelo país. As antenas de rádio fazem a triangulação dos sinais recebidos e com base na intensidade do sinal é possível determinar a localização do caminhão.

Assim, as principais funcionalidades de um rastreador de caminhão são:

‍Rastreamento em Tempo Real

Os rastreadores permitem que os caminhões possam ser acompanhados, em tempo real, através de um mapa. Sendo essencial para tomada de qualquer decisão durante a operação.

Registro de Histórico

O rastreador salva informações de trajetos e eventos passados, o que possibilidade analisar as atividades anteriores do veículo.

Consumo de combustível

Com todo histórico salvo, é possível ter uma análise do consumo de combustível durante cada operação realizada pelo veículo.

Alertas e notificações

O rastreador pode gerar alertas automáticos para eventos cadastrados no sistema. O gestor pode escolher que os alertas sejam emitidos quando houver excesso de velocidade, desvios de rota não autorizados ou movimentação do veículo fora dos horários programados.

Para que serve o rastreador de caminhão?

Utilizar um sistema de rastreamento de caminhão é algo essencial em qualquer operação de logística, transporte e distribuição.

O primeiro grande benefício de um sistema de rastreamento é a transparência operacional. Você saberá tudo que está acontecendo com o seu veículo em tempo real.

Isso por sua vez te trará alguns outros benefícios como verificar desvios de rota, agir mais rapidamente em caso de problemas, tomar decisões mais assertivas e aumentar a segurança da operação.

Outro grande benefício do sistema de rastreamento é a sua capacidade de aumentar a eficiência da operação, você poderá saber como criar um trajeto mais rápido, acompanhar a quilometragem para controle de manutenções preventivas, combustível consumido, autonomia veicular.

Por fim, o rastreador poderá ser utilizado para fazer o acompanhamento da jornada do motorista, tempos de descanso, paradas, espera e verificar a coerência da operação com a Lei do Motorista (Lei 13.103 de Março de 2015).

No post “Como usar o rastreador veicular para controlar a jornada do motorista” você poderá ver isso em maiores detalhes.

Vantagens de usar um rastreador de caminhão

Ao utilizar o rastreador de caminhão, o gestor terá uma série de vantagens para sua frota, tais como:

Controle de veículos

O gestor poderá saber exatamente onde está ou onde esteve o caminhão, sempre que ele precisar dessa informação. Então, terá um controle melhor sobre sua frota.

Seguros mais baratos

Como o rastreador é um item que aumenta a segurança do caminhão, então o seguro veicular se torna mais barato e com preços acessíveis. De modo que a segurança do veículo e do motorista se tornam ainda maior.

Diminuição de gastos

Além da redução de gastos com seguro, o rastreador de caminhão possibilita um melhor consumo de combustível, otimização de rotas e maior eficiência na operação.

Maior produtividade

Com informações disponíveis sobre a localização e o tempo de trânsito, o gestor pode tomar decisões mais assertivas para evitar atrasos e ter melhoria na qualidade da entrega para seu cliente.

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento?

Todo o tratamento das informações para análise de quilometragem percorrida, histórico de rotas, pontos de parada, status da ignição, cercas virtuais são função do monitoramento.

O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas;

Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida. Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível, entre outras informações.

Assim é possível reduzir custos e aumentar a visibilidade dos processos.

Como o rastreador de caminhão se comunica com a central de monitoramento?

O rastreador do caminhão pode se comunicar com a central de monitoramento de três formas principais:

1. Rede de telefonia (GSM/GPRS)

O tipo de rastreador mais comum de caminhão é o que faz a comunicação com a central de monitoramento através da rede de telefonia GSM/GPRS. O rastreador possui um chip de telefonia que se comunica com as antenas de telefonia instaladas pelo país e através da rede de telefonia as informações são enviadas para a central de monitoramento.

2. Radiofrequência

A tecnologia de rastreamento via radiofrequência hoje não está tão presente no mercado. Ela consiste no envio das informações a central através das antenas de rádio, as mesmas antenas utilizadas para determinar a posição do caminhão.

3. Satélite

Muito se fala sobre a tecnologia de rastreamento via satélite, algumas pessoas confundem o fato da posição do veículo ser determinada através de satélites, via tecnologia GPS, com a comunicação entre o rastreador e a central ser feita via satélite. O rastreador de fato satelital executa tanto a determinação da posição quanto a comunicação via satélite. Então, ele também utilizará os satélites da órbita para enviar os dados a central. Com isso há uma maior abrangência do serviço, entretanto com um custo superior.

Qual a melhor empresa de rastreamento?

A melhor empresa de rastreamento veicular é algo muito subjetivo, pois tudo irá depender das suas necessidades como gestor de frotas.

Se você estiver mais interessado em controle operacional, redução de custos e melhoria dos processos de gestão, pode ser uma empresa. Se você estiver preocupado em roubo e recuperação veicular pode ser outra e caso você esteja interessado em gestão de risco pode ser uma terceira.

Então, o primeiro ponto para descobrir qual a melhor empresa de rastreamento veicular é descobrir quais as suas necessidades com o sistema de rastreamento veicular, quais problemas da sua empresa você deseja resolver, quais resultados você deseja obter usando esse sistema.

Depois disso, avalie a sua operação para entender qual o tipo de tecnologia que melhor vai te atender, você precisa de um rastreador satelital ou será que um rastreador GSM/GPRS resolve o seu problema?

Verifique também se a empresa utiliza dispositivos homologados pela Anatel. É muito comum encontrar no mercado pessoas oferecendo milagres a preços baixíssimos. Desconfie. Verifique se o equipamento é de qualidade e se é homologado.

Busque referências da empresa, quanto tempo de mercado ela tem, qual a sua história, quem são os seus clientes, isso também vai esclarecer muito para você.

Algumas dicas extras são:

  • A empresa oferece suporte técnico próximo?
  • Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
  • O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
  • A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
  • Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
  • Os mapas são atualizados?

Quanto custa um rastreador de caminhão?

O custo de um sistema de rastreamento irá depender das funcionalidades desejadas pelo gestor e do tipo de tecnologia que você acredita que seja mais adequada para a sua operação.

O rastreador de caminhão via satélite tem um valor mais alto do que o rastreador caminhão via rede de telefonia, uma vez que ele não possui regiões de sombra (regiões sem comunicação e atualização da posição). Por outro lado, ele atualiza em taxas inferiores – em média 5 a 10 minutos – contra 30 segundos a 3 minutos do rastreador GSM/GPRS.

O cenário ideal, então, é você definir quais são as suas necessidades, funcionalidades que você deseja agregar, taxas de atualização de posição, suporte técnico e operacional e selecionar o serviço.

Se você tem interesse em rastrear e monitorar sua frota, faça o teste grátis do Infleet aqui.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.