Novas Tecnologias de Rastreamento

A utilização de dispositivos para localização veicular é de extrema importância para as empresas que possuem frota. Leia mais sobre esse assunto.
22/01/2020
3 min de leitura
Novas Tecnologias de Rastreamento

A utilização de dispositivos para localização veicular é de extrema importância para as empresas que possuem frota, seja para segurança ou melhoria do controle e produtividade das operações. Nesse contexto, surgiram os rastreadores veiculares baseados em radiofrequência e no Sistema de Posicionamento Global – GPS ou Global Positioning System.

Mas quais tecnologias estão disponíveis no mercado? E qual a melhor para a minha operação?

Como funciona um rastreador veicular?

Precisamos entender o funcionamento de um localizador para escolher a melhor tecnologia para nosso negócio. Os rastreadores são estruturados em três níveis tecnológicos: módulo de localização via GPS ou Radiofrequência, processador e módulo de comunicação. Em ambos os módulos de localização, é utilizada a triangulação de sinais – sendo o GPS para aplicações externas por ser via satélite enquanto a Radiofrequência utiliza antenas receptoras e são recomendadas para lugares fechados e cobertos.

A tecnologia de comunicação mais usada para a localização é a rede GSM ou Global System for Mobile Communications, utilizada nos nossos telefones celulares. Essa tecnologia exige cobertura de internet fornecida pelas operadoras de telefonia e um custo mensal de pacote de dados para a sustentação do sistema. Tal custo depende da quantidade de informações enviadas pelo rastreador – com ou sem telemetria – e a frequência do envio para a internet.

E quais são as tecnologias alternativas de comunicação?

A utilização da tecnologia GSM pode ser impactada em locais remotos pelas chamadas “regiões de sombra”, quando não há cobertura de internet. Dessa maneira, é necessário procurar novos sistemas de comunicação que podem ser satelitais ou outras bandas de transmissão de dados.

1. Tecnologia Satelital de comunicação

A comunicação satelital é essencial para operações com carga de alto valor e regiões de sombra.

O dispositivo se comunica com o satélite e retorna informações, normalmente, a cada 5 ou 10 minutos. A comunicação só não é estabelecida quando há muitas nuvens no local, o que dificulta a comunicação com o satélite

2. Tecnologia Sigfox de comunicação

Sigfox é uma rede de comunicação global criada por uma empresa francesa de mesmo nome focada em ampliar a conectividade de dispositivos através da transmissão de pequenos pacotes de dados, 12 bytes. Para ter uma comparação, uma foto enviada no WhatsApp tem em média 3.000.000 de bytes!

O funcionamento da rede é muito similar a rede de telefonia celular, onde antenas são instaladas pelo mundo para oferecer conectividade, criando uma grande rede onde os dispositivos ficam continuamente conectados e transmitindo dados de tamanho muito menor do que os transmitidos via rede telefônica.

A redução do tamanho da informação transmitida traz uma série de benefícios no cenário de rastreamento veicular:

  • Redução do custo de transmissão de dados;
  • Menor consumo de bateria e maior vida útil do dispositivo;
  • Maior resistência a interferência de sinal resultando em maior segurança;

Hoje no Brasil a tecnologia Sigfox já tem cobertura para mais da metade da população e ainda pode ser combinada com outras formas de comunicação como 2G, 3G e Wi fi para aumentar a disponibilidade de sinal e reduzir regiões de sombra.

3. Tecnologia LoRa de comunicação

LoRa (Long Range) é uma tecnologia de transmissão de dados de longo alcance que vem sendo amplamente aplicada no mercado de rastreamento devido a seu maior potencial de cobertura de sinal. Como isso é possível?

A rede LoRa se baseia tanto em antenas fixas, como de telefonia, e antenas móveis e com isso consegue aumentar a área de cobertura de sinal, operando mesmo em regiões onde não há sinal de telefone ou internet.

Assim como a rede Sigfox, são transmitidos pequenos pacotes de informações que permitem uma maior economia de energia do dispositivo, maior alcance, maior resistência a interferência do sinal e menor custo de transmissão de dados.

Há ainda uma grande vantagem devido as antenas móveis: o grande crescimento da área de cobertura e a região de sombra extremamente inferior.

Atualmente, mais de 80 cidades brasileiras já tem cobertura LoRa, o que representa cerca de 55% do PIB do país.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.

Dias
Horas
Minutos
Segundos
CONTRATE AGORA e garanta sua adesão gratuita