Como reduzir o risco da distração para os motoristas da sua frota

O que fazer para zerar os acidentes relacionados a distrações na direção? Saiba mais neste artigo e aplique na sua frota!
05/03/2021
3 min de leitura
Como reduzir o risco da distração para os motoristas da sua frota

Você que é gestor ou gestora de frota certamente já precisou lidar com situações envolvendo acidentes por parte dos seus colaboradores. Nesse tipo de caso é comum haver uma investigação, para entender a fundo o porquê do evento e buscar evitar que ele volte a ocorrer. Mas, se eu lhe disser que existe um elemento que é sozinho responsável por 59% (segundo o Observatório Nacional de Trânsito) dos acidentes, isso seria o suficiente para buscar tomar medidas enérgicas?

Se o número de 59% não parece alarmante por si só, o que podemos dizer do número 150? Essa é a média de pessoas que perderam a vida por dia em 2017 como resultado direto do uso de celulares, o número no ano é de 54 mil vidas. Esse é um preço que nenhum indivíduo ou empresa deve pagar.

O uso do celular é a principal causa das distrações atualmente, mas é preciso observar também o efeito do sono na direção, o consumo de bebidas ou medicações e a própria irresponsabilidade. Todos esses elementos são uma fórmula pronta para a falha no planejamento da empresa no que diz respeito a segurança. Então, vem a pergunta: o que fazer para zerar os acidentes relacionados a distrações na direção?

Tudo começa na contratação

O processo de seleção de profissionais para colaborar na empresa é de fundamental importância, é importante dedicar a essa etapa o tempo necessário para garantir que as pessoas que farão parte da empresa atendem não apenas os requisitos técnicos necessários, como também estão alinhadas com os valores e as condutas dentro da empresa.

Alguns elementos que devem ser observados na contratação de um motorista são:

  • Experiências prévias, já trabalhou em empresas do seu setor?
  • Ele possui carta de recomendação?
  • Quais os cursos voltados a segurança o profissional já realizou?
  • Como essa pessoa vê a tecnologia na Gestão de Frotas?

Esses são apenas alguns pontos que podem ser levantados, mas o objetivo principal é entender se essa pessoa entende e se compromete com os mesmos valores da empresa.

Encontre a tecnologia certa para o seu negócio

Muitas empresas apostam no rastreamento da frota como a melhor opção para auxiliar no processo de gestão, e, embora essa ferramenta possa ser considerada fundamental para a maioria das operações com frotas automotivas, é preciso entender que a depender do tipo de negócio pode ser necessário o uso de ainda mais tecnologia.

Empresas, por exemplo, que operam com carga congelada podem fazer o uso de termômetros com medição em tempo real. Caso você tenha dificuldade em medir o desempenho dos condutores pode também optar pela telemetria, medindo desde questões como: acelerações e frenagens bruscas, até RPM, ociosidade e temperatura do motor, consumo de combustível e excessos de velocidade.

Aproveite os aprendizados e experiências

Nenhuma empresa ou indivíduo deseja se envolver em nenhum tipo de acidente, e se pensarmos que esse acidente pode estar relacionado a uma imprudência a resposta com certeza será ainda mais enérgica. Dessa forma, se esse tipo de situação já ocorreu é importante não a deixar cair no esquecimento. Esse tipo de situação pode se tornar uma importante fonte de lições aprendidas, o que irá ajudar na melhoria dos processos de segurança da empresa.

Após analisar essas informações é interessante organizá-las e devolvê-las aos colaboradores em forma de conhecimento validado. Ajudando-os a entender os fatores que levaram à existência do acidente e quais seriam as atitudes ideias para evitar que esse acontecesse.

É fundamental que a sua organização esteja atenta às inúmeras distrações que podem acometer os seus motoristas e que olhem para cada uma delas buscando prover ações que conscientizem os colaboradores.

A Infleet constrói soluções voltadas à redução de custos e melhoria de processos, ajudando-os a serem mais seguros e lucrativos para os seus clientes. Se você deseja conhecer mais sobre nossos produtos, estaremos felizes em te receber.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.