Como fazer o controle de quilometragem da minha frota?

Como fazer o controle da quilometragem da sua frota? Vem conferir mais detalhes neste artigo para aplicar na sua frota.
06/01/2024
4 min de leitura

Para se fazer uma boa gestão de frotas é necessário ter dados e informações a respeito dos seus veículos de carga para a análise da operação e performance. Porém, o controle de distância percorrida pelos veículos não é apenas um número que você deve saber, e sim um número que você deve saber como usar e interpretar.

A quilometragem percorrida pelos veículos de carga é um dos principais indicadores para a gestão de frotas, que servirá de base também para o cálculo de outros indicadores como autonomia em consumo de combustível, custo por quilômetro, bem como, será a base do planejamento das manutenções preventivas. Assim, é um item essencial para o planejamento da sua operação logística.

Mas como fazer o controle da quilometragem da sua frota? Para responder essa pergunta, vem conferir esse artigo que preparamos para você.

O que é o controle de quilometragem?

O controle de quilometragem na gestão de frota empresarial é ter várias ações que permitem monitorar as distâncias percorridas por cada veículo em um determinado período.

De modo que esse controle traz mais eficiência para cada operação, contribui para reduzir os custos e aumenta a vida útil dos veículos. Por isso, é importante que o gestor tenha um planejamento para acompanhar a quilometragem e fazer os ajustes que forem necessários.

Sendo importante, verificar os itens de cada veículo e suas particularidades. Eles podem ser:

  • Sistema de freio;
  • Óleo e a necessidade de troca;
  • Fluidos do motor e suspensão;
  • Controle do combustível;
  • Custos com pedágio e manutenção.

Por que realizar o controle de quilometragem em sua frota?

É importante ressaltar que o controle de quilometragem da frota é uma prática que contribui bastante para melhorar a eficiência dos seus processos, além de trazer outros benefícios para os veículos. Confira algumas dessas vantagens.

Aumento de eficiência

O controle regular da quilometragem permite uma análise detalhada do desempenho de cada veículo da frota. Com essa informação, os gestores podem identificar padrões de uso, determinar rotas mais eficientes e otimizar a programação de manutenções preventivas. De forma que a operação será mais eficiente.

Redução dos custos da operação

Ao saber a quilometragem percorrida por cada veículo, a empresa também terá uma gestão financeira eficaz. Pois, essa informação permite a implementação de estratégias para redução dos custos operacionais, como a otimização do consumo de combustível, planejamento eficiente de manutenções e a identificação de veículos que podem ser substituídos por modelos mais eficientes.

Mais segurança

O controle de quilometragem também está diretamente ligado à segurança da frota. Afinal, monitorar a quilometragem ajuda a identificar quando os veículos precisam de uma verificação mais detalhada. Além disso, permite o acompanhamento do comportamento do motorista para incentivar um modo de condução mais seguro e, se for o caso, adicionar treinamentos mais específicos.

Identificação de possíveis problemas

Analisar a quilometragem percorrida pelos veículos pode revelar padrões que indicam possíveis problemas mecânicos. Por exemplo, um aumento repentino no consumo de combustível pode sugerir problemas no sistema de combustão. Essa identificação precoce de problemas possibilita a realização de manutenções corretivas antes que evoluam para falhas graves.

Como fazer o controle de quilometragem?

O controle eficiente da quilometragem requer a implementação de um sistema adequado. Isso pode envolver o uso de tecnologias de rastreamento veicular, aplicativos especializados ou mesmo métodos manuais registrados regularmente.

Por isso, é importante escolher um método que atenda às necessidades específicas da frota, mas a chave é garantir que a coleta de dados seja consistente, precisa e acessível para análises gerenciais.

Controle do odômetro

Muitos veículos modernos estão equipados com odômetros digitais que automaticamente registram a quilometragem percorrida. Esse método é preciso e requer pouca intervenção manual, sendo uma opção eficiente para frotas mais recentes.

Além disso, a confiabilidade é maior já que a possibilidade de modificar é mais difícil. No entanto, a depender de algum mau funcionamento do veículo, esses dados podem ser perdidos e ficar somente o registro total da quilometragem rodada.

Controle manual

No caso do controle manual, isso pode ser feito pelo acompanhamento do odômetro em cada abastecimento, manutenção ou também através de um checklist de saída do veículo de carga, onde se registra diariamente o estado do veículo antes da sua saída para viagem.

O problema com relação a esse controle manual é que ele pode ser bastante falho, já que depende da inserção de dados pelo motorista. O motorista pode escrever ou ler errado o odômetro e isso pode atrapalhar todo o seu registro. Além disso, é possível que um dia, em alguma emergência ou por esquecimento esse dado não seja registrado.

Controle por sistema

O controle por sistema de monitoramento e gestão de frotas é mais efetivo do que o controle manual. Os dispositivos de monitoramento instalados no veículo de carga podem captar da rede a informação e atualizá-la com precisão em tempo real ou pode calcular, com base nos dados do GPS, a distância que o veículo percorreu e somar ao odômetro cadastrado inicialmente.

Esse modo de controle é mais confiável, pois é automático, sem a necessidade de inserção externa de dados, além de manter tudo devidamente registrado em relatórios online de fácil acesso.

Os sistemas de monitoramento ainda podem se conectar automaticamente com sistemas de manutenção e abastecimento para calcular autonomia média, criar alertas de manutenção preventiva e indicar a você que está chegando a hora de realizar a troca de alguma peça.

E você, como faz hoje o controle de quilometragem da sua frota?

Gestão de Frotas Infleet

Para acompanhar o controle da quilometragem dos veículos da sua frota, você pode aderir ao Super App Infleet.

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.