Apesar da redução de 35%, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, do número de incidentes de roubo de carga nas rodovias Federais de todo país, o roubo de cargas e veículos ainda é uma grande preocupação para todas as empresas de transporte e gestores de frota.
Entretanto, ainda assim, de acordo com a Firjan, apenas do estado do Rio de Janeiro foram registrados 7.455 casos de roubo de carga, resultando em um prejuízo de R$ 386 milhões para as empresas de transporte em 2019. Pesquisa da NTC mostra que no país como um todo o prejuízo chegou a R$ 2 bilhões em 2018.
Diante disso, o cenário de insegurança nas estradas brasileiras faz com que seja necessário a adoção de medidas de segurança para a proteção do veículo, sua carga e também do motorista.
Algumas ferramentas disponíveis no mercado para a garantia da segurança veicular e de carga são os rastreadores veiculares e os bloqueadores.
A CESVI Brasil indica que deve ser dada preferência ao rastreamento veicular, pois os rastreadores permitem a recuperação veicular sem comprometer a segurança e são produtos mais completos e amplamente recomendados pelo mercado.
Vem conferir duas ferramentas de bloqueador veicular e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas!
O que é bloqueador veicular?
O bloqueador veicular é um dispositivo instalado no veículo ou caminhão que tem como função o bloqueio da ignição ou o corte da bomba de combustível do veículo.
O bloqueador consiste em um conjunto eletrônico formado principalmente por um relé e os cabos de conexão, que se conectam ao circuito do veículo.
Esse dispositivo é controlado remotamente, dependendo apenas do sinal de telefonia na região onde o veículo está localizado para a transmissão do comando. Desta forma, fornece ao proprietário ou central de segurança, a possibilidade de executar o comando a qualquer momento e de qualquer lugar.
Como funciona o bloqueador veicular
Existem dois tipos de bloqueadores veiculares, o bloqueador de ignição e o corte da bomba de combustível.
No bloqueio da ignição o relé tem como função bloquear o funcionamento do motor de partida impedindo que o mesmo seja ligado. No caso do bloqueador da bomba de combustível, o relé desliga a bomba de combustível, simulando uma situação de pane seca no veículo. Assim, o veículo gradativamente perde velocidade e para, não conseguindo ligar novamente depois.
Tipos de bloqueadores veiculares
Antes de escolher qual o melhor bloqueador veicular para sua frota, é preciso ficar ciente de que existem diversos tipos de bloqueadores veiculares disponíveis no mercado. Por isso, é importante saber mais sobre cada um para escolher o melhor que atenda às necessidades da sua frota.
Bloqueador veicular por afastamento
O bloqueio do veículo por afastamento funciona assim que detecta quando o motorista se afasta dele. O aparelho pode ser instalado na ignição ou bomba de combustível, sendo responsável pelo seu acionamento ou não, a depender da distância que pode acontecer entre 10 e até 100 metros de afastamento.
É o dispositivo mais utilizado com objetivo para evitar o roubo, já que oferece segurança para o veículo, a carga e a motorista.
Bloqueador veicular via celular
Se todo mundo utiliza celular, esse bloqueador é o tipo mais utilizado.
Nesse caso, o bloqueio também é por distância, mas é feito através de um aplicativo instalado no celular. Geralmente, a distância é, em média, 10 metros.
A principal desvantagem é que depende do sinal da operadora. Então, fique atento em relação a isso!
Bloqueador integrado ao rastreador
Um dos principais bloqueadores que as frotas utilizam é o bloqueador associado ao rastreador veicular.
Além de utilizar a função do bloqueador, o gestor pode acompanhar dados sobre o veículo e o modo de condução. Ou seja, o rastreamento e monitoramento são importantes aliados, nesse caso.
Apesar de ser mais completo que os demais, o investimento para ter essa tecnologia pode ser algo que muitas empresas não queiram realizar inicialmente.
Vantagens de utilizar um bloqueador veicular
Como vimos, em uma gestão de frotas, a segurança é uma prioridade absoluta.
E é aí que o bloqueador veicular se destaca como uma solução eficaz para proteger seus veículos e cargas contra roubos e furtos. Mas seus benefícios vão além da segurança, oferecendo recursos avançados para o monitoramento, controle e otimização da sua frota, contribuindo para uma gestão mais eficiente e econômica.
Entenda mais sobre eles abaixo!
Mais proteção para frota
Com um bloqueador veicular instalado, a frota tem mais segurança na sua operação.
Seja para o veículo ou a carga, o bloqueador se torna uma ferramenta a mais para auxiliar nesse quesito. Além de contribuir para a segurança dos motoristas e contribui para evitar roubos e furtos.
Seguro mais barato
Com essa proteção adicional, o custo com o seguro veicular se torna mais barato.
Assim, a empresa pode ter uma redução de custos e ainda ter vantagens financeiras para seu fluxo de caixa. Sendo que ter redução de custos um dos principais objetivos que muitos gestores buscam para sua frota.
Tranquilidade para os motoristas
Ao dirigir um veículo que traz um item de segurança, os motoristas se sentem mais seguros para realizar sua condução.
Dessa forma, seu modo de condução pode ser mais tranquilo. E, ao perceber que a empresa busca por essa segurança, seu modo de condução também será mais seguro.
Infraestrutura completa
Vale ressaltar que os bloqueadores são instalados por empresas que dispõem de infraestrutura completa, ou seja, é mais segurança para sua frota.
Muitas empresas já agregam funções como roteirização e telemetria. Então, você pode adicionar essas soluções e ter outros dados para sua frota e acompanhar mais dados para tomar decisões assertivas.
Histórico de rotas e paradas
O bloqueador veicular possibilita a geração de relatórios detalhados sobre as rotas percorridas, paradas realizadas e tempo de inatividade dos veículos, permitindo analisar o comportamento dos motoristas e otimizar as rotas, reduzindo custos com combustível e aumentando a produtividade.
Além disso, o sistema auxilia no controle da jornada de trabalho dos motoristas, garantindo o cumprimento da legislação trabalhista e promovendo uma gestão mais eficiente e segura da frota.
É recomendável utilizar o bloqueador veicular?
O bloqueador veicular é um acessório muito utilizado para a proteção veicular contra roubos, sendo visto como um item de segurança.
No entanto, muitas pessoas não sabem que o uso desse acessório traz uma série de perigos e inseguranças para o veículo, o que pode prejudicar o sistema de freio, direção e ainda provocar a perda da garantia.
Então, busque realizar a instalação com empresas sérias para evitar maiores problemas.
As principais questões de segurança envolvendo o bloqueio, que tornam a sua recomendação indevida, são:
1. Danos mecânicos ao veículo
O bloqueador veicular funciona de duas maneiras distintas:
- Bloqueio da ignição;
- Corte da bomba de combustível;
No caso do bloqueio da ignição do veículo, o carro mantém o movimento, porém, com o motor parado. Assim, todo o sistema de direção fica travado, o volante fica mais rígido, assim como o sistema de freio. Já no corte da bomba de combustível, o veículo passará a se movimentar apenas com base na sua inércia, com os elementos mecânicos do sistema de transmissão, polias, engrenagens, sendo sobrecarregados e desgastados.
De acordo com Gerson Burin, coordenador Técnico da CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE)
“no bloqueio da ignição, o carro continua em movimento; porém, com o motor parado e sem estar engrenado, as forças mecânicas de auxílio para direção hidráulica, vácuo do motor para o sistema de freio e até mesmo a geração de tensão pelo alternador para a direção elétrica são totalmente comprometidos, dificultando assim a dirigibilidade. Ou seja, se o motorista estiver em uma curva, por exemplo, o risco de acidentes é enorme. Estes mesmos problemas podem ocorrer com o corte do envio de combustível, também necessitando de força excessiva tanto para frear o carro quanto para controlá-lo”.
2. Bloqueio veicular não intencional
Em alguns casos é possível que o ocorra um problema durante a instalação do dispositivo ou mesmo um acionamento equivocado por parte do usuário do bloqueador, provocando o bloqueio não intencional do veículo em momento inoportuno.
Esse bloqueio do veículo pode ocorrer com o mesmo em movimento em um local de trânsito intenso ou até mesmo em um local deserto, colocando em risco a vida do motorista e demais pessoas no trânsito.
Ainda vela destacar que uma parada súbita do veículo pode provocar uma batida ou deixar o motorista parado em um local altamente perigoso.
3. Momento do acionamento
Mesmo em uma situação na qual o bloqueio foi acionado intencionalmente, por uma central ou pelo próprio usuário, é fundamental analisar se o veículo está parado ou em movimento naquele instante.
O bloqueio do veículo em movimento pode provocar um acidente gravíssimo e coloca em risco a vida das pessoas no trânsito.
4. Falta de sinal para reiniciar o carro
Os dispositivos de bloqueio, assim como os rastreadores veiculares, se comunicam com a plataforma de monitoramento veicular ou com o celular através da rede de telefonia. Assim, para ocorrer o correto funcionamento do sistema é necessário que na região onde o veículo se encontra o sinal de telefonia seja satisfatório.
Após o bloqueio do veículo, é necessário enviar um novo comando que permite o seu desbloqueio. Caso o veículo esteja localizado em uma região de sombra, região onde o sinal de telefonia não existe, o dispositivo não irá se comunicar com o sistema de monitoramento veicular e não vai receber a informação.
Nesse caso, você ficará impossibilitado de reiniciar o veículo e ficará preso até que um técnico chegue até o veículo para a remoção do dispositivo.
Para o caso de uma empresa que trabalha com frotas isso pode representar o atraso em toda a sua operação, causando problemas com os clientes, atrasos de serviços, entregas, resultando em prejuízo financeiro para a operação.
5. Perda de garantia do veículo
A instalação do sistema de bloqueio é bastante invasiva no veículo, sendo necessário em alguns casos realizar o corte de fios do sistema elétrico do veículo. Esse tipo de instalação, não prevista e não recomendada pelo fabricante, pode provocar a perda da garantia.
Por isso, fique atento para evitar essa dor de cabeça e certifique-se antes de realizar a instalação.
Rastreamento veicular: por que essa é uma alternativa melhor?
O rastreamento veicular e monitoramento de frotas consiste no acompanhamento sobre a posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:
- Geolocalização dos veículos;
- Endereço e data de cada localização;
- Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
- Distância percorrida;
- Excesso de velocidade;
- Cercas virtuais;
- Alertas;
Além disso, ao utilizar esse tipo de ferramenta, sua frota ainda pode ter outas vantagens, como explicadas no tópico a seguir.
Proteção do patrimônio
O veículo e a carga são fatores importantes e fazem parte do patrimônio da empresa. Por isso, o rastreamento e o bloqueador são itens essenciais para a segurança da frota.
Ao aderir o uso do bloqueador, você vai garantir uma segurança extra para preserver seus bens. Além de evitar a possibilidade de diminuir o número se assaltos, furtos e extravio de cargas.
Ainda vale ressaltar que contribui para preservar a vida do motorista, que é um dos maiores bens que a empresa tem em suas mãos.
Diminuição dos custos da frota
Com a preservação do patrimônio, o rastreamento traz diminuição dos custos da frota. O gestor pode acompanhar itens para trazer mudanças significativas e feedbacks mais assertivos.
Por exemplo, ao verificar o excesso de velocidade, ele pode acompanhar o número de multas recebidas e conversar com os motoristas para uma melhor conscietização.
Maior controle da frota
Com os dados coletados pelo rastreamento, o gestor tem um maior controle da frota.
São informações sobre a localização dos veículos, histórico de eventos, distância percorrida, frenagens bruscas, excesso de velocidade, cercas virtuais, entre outros. Sendo fundamental para que o gestor possa acompanhar melhor o desempenho dos motoristas e dos veículos.
Ao ter esses dados em sua mãos, a frota pode se tornar ainda mais eficiente no dia a dia da sua operação.
Mais eficiência para a gestão do motorista
Através da análise detalhada dos dados de condução, como acelerações bruscas e frenagens, é possível avaliar o desempenho individual de cada motorista. Essa análise permite identificar aqueles que apresentam um padrão de condução mais seguro e eficiente, e também aqueles que necessitam de treinamento adicional.
Dessa forma, ao implementar programas de incentivo para premiar os melhores motoristas, a empresa estimula a adoção de práticas de condução mais seguras por toda a equipe, contribuindo para a redução de acidentes e custos operacionais.
Aumento da produtividade da operação
O monitoramento constante dos veículos, possibilitado pelo sistema de rastreamento, permite identificar e reduzir o tempo de inatividade, otimizando a utilização da frota. Assim, ao ter acesso a informações precisas e em tempo real, os gestores podem tomar decisões mais rápidas e eficazes, aumentando a produtividade da frota.
Essa combinação de dados precisos e tomada de decisão ágil resulta em uma gestão mais eficiente da frota, otimizando a utilização dos recursos e maximizando os resultados operacionais.
Soluções Infleet para rastreamento e bloqueio veicular
Com o Super App Infleet, você pode ter o controle da gestão de frota na palma da sua mão.
Deixe as planilhas de lado e tenha tudo automatizado em uma solução que facilita a frota. Com aumento de produtividade em 25%, redução de custos em até 20%, você terá um controle total dos veículos, cargas e motoristas.
Quer saber mais? Conheça as nossas soluções de gestão de frota agora mesmo e converse com um de nossos especialistas.