As frotas devem fazer o possível para garantir que seus condutores estejam seguros na estrada e bem preparados em caso de emergência. Embora existam alguns regulamentos que exigem que determinados equipamentos de emergência sejam incluídos nos carros da frota, há vários acessórios adicionais que podem ajudar uma empresa a proteger seus interesses.
Para proprietários de pequenas empresas e gerentes de frota que nunca experimentaram trocar um pneu – sem lanterna – em uma chuva torrencial – em um acostamento da estrada exatamente com a metade da largura de um carro inteligente – esta lista é para você.
Aqui abordaremos os 05 principais itens de segurança que todo veículo da frota deve transportar.
1. Câmeras de ré
As câmeras de ré aumentam a visibilidade atrás do veículo, reduzindo a probabilidade de acidentes potencialmente fatais durante a ré ou estacionamento. Altamente recomendados para veículos maiores, como caminhões, ônibus e máquinas pesadas, também são benéficas para carros de todos os tamanhos.
Com uma câmera de ré instalada, o motorista tem uma visão completa da traseira do veículo, reduzindo o risco de ferimentos aos ocupantes do carro ou pedestres próximos. As câmeras de visão traseira têm o benefício adicional de manter os motoristas confortáveis, pois criam uma experiência de direção ergonômica, pois há menos necessidade de torcer e virar o pescoço do motorista em posições desconfortáveis.
2. Extintor de incêndio
Os extintores de incêndio podem fazer a maior diferença na limitação da quantidade de danos causados se houver algum tipo de incêndio nos veículos de sua frota.
Econômico e fácil de usar, todos os veículos da empresa devem estar equipados com um.
3. Kit de primeiros socorros
O kit de primeiros socorros é uma parte vital de todos os locais de trabalho, mas nos veículos de trabalho é muitas vezes esquecido.
Cada veículo da frota deve estar equipado com um kit de primeiros socorros portátil que contenham todos os itens essenciais para emergências.
Cobertores térmicos são outro item importante que todo carro da empresa deve ter, assim como máscaras descartáveis e desinfetante para as mãos para manter os funcionários seguros e bem.
4. Sistema de monitoramento da pressão dos pneus
Os sistemas de monitoramento da pressão dos pneus registram a pressão dos pneus em tempo real, alertando os motoristas sobre quaisquer alterações na inflação.
Eles desempenham um papel vital em ajudar motoristas e gerentes de frota a manter um olho ativo na condição de seus veículos e garantir que seus veículos sejam seguros e bem mantidos.
Um sistema como esse também ajuda a prolongar a vida útil dos pneus e, como tal, ajuda aos gestores de frota a evitar o tempo de inatividade do veículo, mantendo a pressão correta dos pneus e mantendo os veículos seguros na estrada.
5. Câmeras do painel
As câmeras de painel promovem segurança e eficiência e são um ótimo complemento para qualquer carro de frota.
As filmagens capturam evidências indiscutíveis em caso de acidente ou incidente, ajudando a proteger empresas e motoristas de acusações fraudulentas ou falsas.
Os gerentes de frota também podem ver reduções de custos operacionais, pois as câmeras do painel monitoram o comportamento do motorista, e isso pode ajudar no treinamento dos motoristas para serem mais eficientes e seguros nas estradas.
Além dos cinco itens citados, podemos acrescentar:
- Triângulos Refletivos de Emergência – dispositivos de alerta para veículos parados
- Calços de roda – evitam o movimento acidental do veículo enquanto estacionado
Adicionando esses itens aos veículos da sua frota, você pode ajudar a proteger seus resultados, mantendo seus funcionários seguros e o fluxo da operação longe da inatividade.
Se gostou do nosso artigo sobre os 5 acessórios de segurança que todo veículo de frota deve ter, também vai gostar de ler sobre a Segurança da frota: saiba quais são 4 os principais impactos financeiros.