4 ferramentas que todo gestor de manutenção de frota precisa

4 ferramentas que todo gestor de manutenção de frota precisa

Imagine que sua equipe tenha uma ordem de serviço que exija uma visita de campo. Vários moradores de um bairro relataram falhas nas linhas de energia após uma tempestade. Infelizmente, o trabalhador designado rapidamente percebe que seu veículo designado não dará partida! E as dezenas de outros veículos da frota já estão em uso. Este incidente causa um enorme atraso na restauração de energia que leva a diversas reclamações dos clientes. A maioria das empresas depende de veículos por um motivo ou outro. Organizações de todos os tipos dependem de empilhadeiras, caminhões e outros ativos para manter a frota em movimento. Algumas empresas estão até no negócio de gerenciar uma frota de veículos e alugá-los para outros. Independentemente do tamanho da frota, as suas operações são essenciais para manter as operações em movimento, preservar os investimentos da empresa e manter os resultados. Por quê? Porque um bom programa de manutenção preventiva da frota ajuda a minimizar o tempo de inatividade inesperado. Neste artigo, compartilharemos quatro ferramentas que todo gestor de frota pode se beneficiar.

O que é Manutenção de Frota?

Antes de detalharmos as ferramentas fundamentais para o gestor de manutenção de frota, vamos dar uma olhada no que a manutenção da frota envolve e por que ela é importante. A manutenção da frota é um tipo de manutenção regular que garante que todos os veículos permaneçam em condições de funcionamento e seguros para uso. É uma forma de manutenção preventiva com o objetivo de diminuir os custos de manutenção, aumentar a eficiência e reduzir os riscos.

Benefícios da manutenção da frota:

  • Redução de custos, incluindo custos de combustível e manutenção
  • Maior eficiência e desempenho do veículo
  • Melhor segurança do motorista
  • Aumento da vida útil do veículo
  • Melhor relatório e análise
  • Maior satisfação do motorista e do cliente

Agora que entendemos os benefícios da manutenção da frota, vamos dar uma olhada em como melhorar os cronogramas de manutenção.

4 ferramentas que todo gerente de frota precisa

Felizmente para os gestores de frota, o sistema moderno de gestão de frota torna mais fácil do que nunca o agendamento de tarefas de manutenção, o rastreamento do histórico de manutenção e o gerenciamento do inventário de peças. Se você é um gestor de frota interessado em melhorar o tempo de atividade, aumentar a acessibilidade dos dados das instalações e se organizar mais, aqui está uma lista de ferramentas que vale a pena conferir:

1. Infleet

A Infleet é uma ferramenta obrigatória para ajudar a gerenciar fluxos de trabalho, inspeções regulatórias, ordens de serviço e gerenciamento de ativos. Também melhora a comunicação com suas equipes. Como gestor de frota, você não é apenas responsável pelos veículos, mas também precisa garantir a segurança do motorista. É aqui que a solução da Infleet pode ajudá-lo. Com a Infleet, você pode atribuir rapidamente ordens de serviço e listas de verificação e se comunicar com sua equipe com uma trilha de auditoria digital para responsabilidade. Os trabalhadores podem deixar comentários sobre ordens de serviço pendentes para garantir que nada seja esquecido. Você pode atribuir tarefas em qualquer lugar, verificar o status das ordens de serviço e, no final do dia, gerar relatórios para saber quais áreas de sua gestão estão deixando sua equipe mais lenta. Se você gerencia uma equipe de manutenção preventiva de frota, vai adorar a Infleet!

2. GPSWOX

O GPSWOX é uma ferramenta de rastreamento por GPS que permite rastrear toda a sua frota diretamente do seu smartphone.

Se você está trabalhando com uma empresa de transporte ou talvez um serviço de aluguel de carros com uma frota gigantesca, você precisa de uma ferramenta de rastreamento como o GPSWOX.

O GPSWOX não possui funcionalidade colaborativa e capacidade de executar inspeções, mas pode ajudar a rastrear o uso de combustível e as rotas.

3. NexTraq

O NexTraq é uma ferramenta de manutenção de frota multifuncional que oferece aos usuários quatro programas diferentes de manutenção de frota:

  • Segurança do motorista
  • Visibilidade e produtividade da frota
  • Força de trabalho móvel
  • Manutenção e conformidade

A visibilidade e a produtividade da frota são sua solução de rastreamento por GPS, enquanto a força de trabalho móvel é onde você usa seu aplicativo. A segurança do motorista é uma importante solução de gerenciamento de manutenção de frota que você obtém com o NexTraq.

4. Trello

O Trello é uma ferramenta introdutória funcional para gestores de frota. Embora seja limitada para equipes com muitas demandas, sua interface simples pode ajudar os gestores de pequenas frotas a acompanhar o que precisa ser feito.

O Trello é uma ferramenta de colaboração gratuita que permite que você se comunique, organize, priorize e trabalhe facilmente em seus projetos. Ele não vai deixar você perder um prazo importante. Você pode criar quadros, listas e cartões que permitem comunicar e organizar seus projetos.

Os gestores de frota podem achar o Trello limitado se precisarem recuperar facilmente dados históricos de ativos específicos, rastrear tendências ao longo do tempo ou criar procedimentos padronizados, mas eles certamente se sentirão mais organizados do que se não estivessem usando nenhuma ferramenta para ajudar.

Onde você deve começar?

Se você leva a sério a manutenção da frota e realmente deseja fazer um trabalho excepcional em sua empresa, considere integrar algumas dessas ferramentas. Mudar para essas ferramentas pode parecer complicado e caro. As equipes obtêm mais sucesso implementando uma ferramenta e um novo processo de cada vez. Por exemplo, começando com a Infleet, você pode começar a automatizar suas ordens de serviço recorrentes, colaborar e gerenciar sua força de trabalho em campo.

Quando sua equipe estiver pronta e funcionando com ferramentas modernas, você se perguntará como conseguiu sem elas. E, sim, você poderá gerenciar a maioria das tarefas e projetos do seu computador e/ou smartphone. Esse é o poder de usar ferramentas para programas de manutenção de frotas como a Infleet!

Gostou do nosso artigo? Agora, aproveite para ler o nosso ebook gratuito com 6 Dicas para melhorar a sua Gestão de Frotas, que ensina sobre como organizar a gestão da frota para torná-la mais eficiente e tomar melhores decisões estratégicas. Baixe já!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas