Como a transparência dos dados pode aumentar o valor da vida útil dos seus veículos?

Você sabe como sua frota pode usar dados em tempo real para manter os cronogramas de manutenção preventiva? Acesse o post e confira!
26/11/2021
5 min de leitura

O cenário econômico atual apresenta desafios únicos para as indústrias em todo o mundo. Isso não é diferente para empresas com frotas, o que torna mais importante do que nunca garantir que seus veículos permaneçam saudáveis ​​e produtivos. Um caminhão ou ativo, no pátio ou na estrada, pode fazer a diferença entre um negócio que está tendo sucesso ou apenas sobrevivendo.

Só que mantê-los bem conservados pode ser um processo complexo. Isso não requer ideias sobre a saúde de cada automóvel, mas também depende da disponibilidade de recursos, peças e pessoas no momento certo.

É por isso que se você gerencia uma frota, é importante coletar dados dos carros e do motorista para simplificar a manutenção, minimizar o tempo de inatividade e melhorar a utilização desse veículo.

Neste post nós vamos mostrar como sua frota pode usar dados em tempo real para manter os cronogramas de manutenção preventiva atualizados, identificar e corrigir falhas pendentes antes que um carro ou ativo quebre e aproveitar o feedback do motorista para detectar e rastrear discrepâncias com eficiência. Confira!

Aproveite as duas principais fontes de dados da sua frota: o veículo e o motorista

Os veículos são um grande investimento. Os custos iniciais podem ser altos, mas a expectativa é que eles durem muito no futuro. E embora possa ser tentador adiar a manutenção de rotina ou ignorar uma pequena falha recorrente, especialmente quando estão com bom desempenho, falhas nas práticas adequadas de manutenção podem colocar em risco a vida útil de sua frota.

Controlar quando as ações de manutenção preventiva são necessárias e as diferenças de cada veículo pode ser uma tarefa demorada e tediosa. Porém, a quantidade de dados disponíveis para os gestores de frota pode ajudar a enfrentar esses desafios, garantindo que eles permaneçam em serviço e na estrada.

A prevenção do tempo de inatividade não planejado, pode ser realizada aproveitando os dados do automóvel e do motorista:

1. Dados do veículo

A saúde do veículo começa com o entendimento do que está acontecendo sob o capô de cada um deles.

Esses dados podem ser obtidos de duas maneiras: diretamente da porta de diagnóstico do automóvel ou por meio de integração na nuvem com um fabricante.

Ambos fornecem uma leitura precisa de pontos de dados importantes, como quilometragem, horas do motor, códigos de falha, integridade da bateria e muito mais.

2. Dados do motorista

Os motoristas desempenham um grande papel no desempenho da frota, tanto em termos de como operam o veículo quanto das informações que compartilham sobre os automóveis.

Alguns comportamentos do motorista, como velocidade, marcha lenta e torque, podem ter um grande impacto na saúde do carro ou caminhão, tornando importante entender e analisar esses hábitos para reduzir custos e minimizar o desgaste do caminhão, por exemplo.

As inspeções de veículos, que também são realizadas por motoristas, são cruciais para centralizar as informações sobre o desempenho e os defeitos pendentes desses ativos.

Mas obter esses dados é apenas o primeiro passo. Um sistema avançado que pode revelar insights de dados do automóvel e do motorista para ajudar a torná-lo valioso e prático para sua equipe pode melhorar sua manutenção e os resultados financeiros.

Aqui estão três maneiras de como fazer isso com a Infleet:

1. Execute um programa de manutenção preventiva baseado em dados

Cumprir os cronogramas de manutenção preventiva recomendados pelo fabricante é fundamental para manter seus automóveis na estrada.

Mas com as necessidades de manutenção que dependem de intervalos de tempo variáveis, quilometragem e requisitos de hora do motor, manter o controle de quando um carro deve chegar à oficina pode ser um desafio.

Ao conectar sua programação de manutenção preventiva diretamente aos dados do veículo, você pode garantir que será notificado quando um carro ou ativo estiver próximo do seu período de manutenção.

Essa percepção, junto com o relatório de utilização, pode amenizar o uso excessivo de automóveis de alto desempenho, assim você pode alocar melhor os recursos e o uso deles para garantir a integridade de sua frota a longo prazo.

2. Aproveite os dados de diagnóstico para evitar avarias

Entender o que está acontecendo sob o capô de cada um de seus veículos em tempo real pode ajudá-lo a identificar um problema antes que ele cause uma pane.

E para algumas coisas, como uma luz crítica do motor de verificação ou um aviso de alta temperatura do óleo, um atraso de apenas alguns minutos pode causar danos irreversíveis aos seus automóveis, custando tempo de inatividade ou substituição imediata do carro ou caminhão.

É possível acessar remotamente as informações críticas de diagnóstico, como Códigos de Problemas de Diagnóstico.

Atualize-se sobre essas informações com alertas em tempo real que ajudam a diagnosticar falhas pendentes antes que resultem em manutenção não programada ou, pior, uma ligação para assistência.

3. Use o feedback do motorista para identificar problemas

Ao usar um sistema, não apenas seus motoristas podem preencher com mais eficiência os Relatórios de Inspeção do Motorista ou inspeções gerais, mas a comunicação entre os motoristas e a equipe de manutenção torna-se mais automatizada, fornecendo uma imagem em tempo real da saúde do carro antes e pós-viagem.

Quando uma discrepância é identificada em uma inspeção, você pode alertar imediatamente a sua equipe de manutenção ou criar automaticamente uma ordem de serviço em seu sistema de manutenção por meio de uma integração via API.

Quando essas informações são cruzadas com um cronograma de manutenção preventiva e dados de diagnóstico, sua equipe de manutenção já estará atualizada na próxima vez que um caminhão entrar na oficina.

Gerencie a manutenção de sua frota com Infleet

A solução de manutenção da Infleet torna simples para sua frota reduzir o tempo de inatividade, melhorar a utilização e tornar a manutenção uma prioridade.

Com ferramentas que o ajudam a analisar dados de seus automóveis e motoristas, você pode ter ideias ​​que ajudam a automatizar a saúde dos carros ou caminhões.

Através da função plug-and-play e software intuitivo, a Infleet extrai dados do motor em tempo real para identificar rapidamente os problemas, monitorar o desempenho do caminhão ou qualquer outro ativo, agendar check-ups regulares e rastrear histórico de falhas do veículo para formatar os planos de aquisição e utilização.

Aumentar o valor de vida útil dos seus automóveis através dos dados é um trabalho árduo que requer comprometimento. Porém, nada pode pagar o resultado que esses insights trazem para gestão da frota.

Para ajudá-lo nessa tarefa, é importante o acompanhamento através de um sistema integrado como a Infleet para guiá-lo e apontar os possíveis problemas que podem ser evitados.

Quer saber mais? Entre em contato com os nossos consultores, solicite o teste grátis e se surpreenda com as possibilidades para o futuro da sua frota. Vamos lá!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.