Como a TAC Alimentos reduziu em 9% do consumo de combustível da sua frota usando a Infleet

Como a TAC Alimentos reduziu em 9% do consumo de combustível da sua frota usando a Infleet

De modo geral, a maior despesa operacional de uma frota continua sendo o combustível, por isso é fundamental o acompanhamento desse gasto. Um eficiente monitoramento desses custos permite a tomada de decisões baseadas em dados e resulta em uma expressiva economia.

Mas como obter esse resultado se a melhoria também depende da mudança de comportamento por parte dos condutores? A TAC Alimentos é um case de sucesso aqui na Infleet, por conseguir aliar a humanização da equipe e a alta tecnologia para frotas a seu favor.

Para construção desse case, contamos com a colaboração de Leonardo, gestor de frota da TAC e Ingrid membro do time de Sucesso da Infleet, em um bate papo bem legal que resultou neste post. Confere só!

O começo de tudo

Atuando no mercado de hortifrutigranjeiros há mais de 20 anos, A TAC Alimentos é especialista no fornecimento de produtos nacionais e importados, sendo referenciada pelas principais empresas público/privadas de Salvador e região Metropolitana, além do interior da Bahia.

Pela grande variedade de itens perecíveis e exóticos, a qualidade dos produtos e a excelência na entrega são detalhes inegociáveis para a empresa. Por isso, há um intenso investimento em treinamentos e qualificação dos seus colaboradores.

Para potencializar esse investimento na equipe, a A TAC apostou no uso da tecnologia para elevar a performance da sua frota e através do uso dos módulos de Monitoramento e Telemetria da Infleet, a empresa, juntamente com o nosso time de Sucesso do Cliente, conseguiram identificar três pontos fundamentais, tornando essa parceria um elemento vital para essa estratégia dar certo:

  • Tempo ocioso do motor;
  • Diminuição da velocidade mínima permitida;
  • Mudança de comportamento na condução.

Esses três pontos importantes promoveram reduções significativas relacionadas ao consumo de combustível da frota.

O primeiro resultado: a mudança de comportamento

Não restavam dúvidas de que era necessário ressignificar a forma de condução dos motoristas. Em conversa com os motoristas da TAC Alimentos, a equipe de Sucesso do Cliente entendeu quais seriam as melhores práticas para conter os problemas existentes.

Em um mês e meio após o uso dos módulos da Infleet, foram identificados pontos de melhoria e a TAC Alimentos obteve resultados surpreendentes ao adotar as seguintes ações.

Ajuste no modo de condução do motorista para controle da segurança

Velocidades mais elevadas estão associadas a uma maior incidência de acidentes, mas também diz respeito à economia de combustível.

No caso da TAC Alimentos, o seu primeiro resultado se deu através das melhorias aplicadas na cultura da segurança como valor primordial da sua frota. O primeiro aspecto foi o controle da velocidade acima de 90 km/h.

A redução do limite de velocidade ajuda a controlar a segurança dos condutores e dos demais pedestres, reduz os custos devido às multas de trânsito e minimiza o consumo de combustível porque a 90 km/h o consumo de combustível aumenta em 3% e, para cada 1 km/h adicionado, aumenta em mais 1%.

Após esse alinhamento, em dois meses, houve uma redução de 48% no tempo de velocidade superior a 90 km/h.

Isso indica que houve uma mudança positiva no comportamento dos condutores da frota, gerando economia para a empresa e segurança para os motoristas.

Redução no tempo de ociosidade do motor

Os módulos da Infleet ajudaram a TAC Alimentos a reduzir o tempo de inatividade do veículo, especialmente durante as horas em que os motoristas ainda estão trabalhando e, por alguma razão, mantém o veículo parado com o motor ligado.

Esse tipo de comportamento resultava em um significativo aumento no consumo de combustível que não estava dentro do previsto e após as melhorias, foi possível observar uma redução de 9% no tempo de inatividade.

É importante ressaltar que para cada 1h de motor ocioso são consumidos 2L de combustível. No período de 30 dias, a economia de combustível na TAC Alimentos girou em torno dos 28 L.

Monitoramento para uma condução mais econômica

Dado o seu compromisso com a qualidade dos produtos e excelência na entrega, a curva acentuada, a aceleração e frenagem brusca foram os eventos de Telemetria (por quilômetro rodado) levados em consideração.

Uma redução nesses números significa que os motoristas passaram a dirigir de uma forma menos agressiva, com mais consciência e prudência.

No primeiro mês de monitoramento, o indicador marcava 20,6 km percorridos para cada evento. Já no segundo mês, esse valor subiu para 25,4 km percorridos para cada evento.

Isso reforça a importância de usar os dados para obter resultados e através deles mapear uma nova estratégia para promover as melhorias certas do jeito certo.

A importância de acompanhar o comportamento do motorista

Utilizar os módulos certos, como os da Infleet, para monitorar o comportamento do motorista é um fator chave para solidificar a segurança e o sucesso da operação de sua frota.

O gestor da frota pode fornecer aos motoristas os devidos treinamentos e pontuar claramente como o comportamento da sua condução é monitorado e por que está sendo monitorado.

Essa transparência evita qualquer sentimento negativo e de desconfiança em relação ao monitoramento. Expor os prós em acompanhar o comportamento do motorista define bem as expectativas e responsabilidade do condutor e o que a empresa espera dele.

Uma maneira simples de fazer isso é utilizar relatórios da Infleet para mostrar, de maneira simples e efetiva, os efeitos dos comportamentos, como frenagem brusca ou aceleração excessiva.

Assim como a TAC Alimentos, é importante entender que todo investimento em tecnologia é válido e traz resultados para a empresa, gerando valor agregado à sua frota.

Além disso, todos os obstáculos podem ser oportunidades para mudanças que deixem a gestão da frota ainda mais desenvolvida.

Gostou de ficar por dentro do que aconteceu com a TAC Alimentos? Solicite agora mesmo o teste grátis do Sistema Integrado da Infleet e liberamos uma versão personalizada para te ajudar durante essa fase! Entre em contato com a gente e leve a gestão da sua frota a outro nível!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas