Ociosidade do motor: o que é e por que devo controlar

Reduzir o tempo de motor ocioso é uma excelente forma de reduzir custos de combustível e também emissões de CO₂ da frota. Saiba mais!
25/05/2023
6 min de leitura

O gasto com combustível é uma preocupação frequente dos gestores de frota. O gasto com motor ocioso é um dos grandes fatores e custos ocultos que contribuem para um maior consumo do veículo e gera grande preocupação dos gestores.

É uma cena comum dentro de qualquer empresa com frota o motorista estar no veículo esperando uma carga ou descarga com o veículo e ar condicionado ligados apenas esperando. Ou então, o motorista que entra no carro, ajusta o banco, o retrovisor e sai com o carro ligado para ir ver alguma coisa que esqueceu, pegar um café, falar com alguém, entre diversas outras razões.

Assim, reduzir o tempo de motor ocioso é uma excelente forma de reduzir custos de combustível e também emissões de CO₂ da frota.

Se você quer saber como você pode reduzir a ociosidade do motor dos seus veículos, confira este post.

O que é ociosidade do motor?

De maneira bem simples e direta, a ociosidade do motor é o tempo em que o veículo encontra-se parado com o motor ligado, funcionando. É o famoso motor ligado e parado.

Situações que favorecem a ociosidade do motor

Claro que alguns veículos precisam que o motor permaneça ligado antes de ser utilizado, mas é preciso ficar atento para que esse tempo não seja demais.

Outras situações onde acontecem a situação de ociosidade do motor é quando o motorista liga o veículo para usar o ar condicionado, tempo parado demais no trânsito e intervalo entre carregar e descarregar o veículo.

Principais problemas causados por um motor ocioso

Além dos gastos com consumo de combustível, existem outros problemas e média prazo que um motor ocioso pode causar na sua frota.

Aumento dos gastos com manutenções e combustível

Toda vez que o motorista fica parado com o motor ligado ele desperdiça em média 2 litros de combustível por hora.

Se em uma rota de 10 paradas cada veículo ficar ocioso por 10 minutos, ao final do ano, para uma frota de 50 veículos você terá desperdiçado cerca de R$ 132.000,00!

Qual o impacto da ociosidade do motor no consumo de combustível

Deixar o veículo parado com o motor ligado pode consumir de 2 a 5 litros de combustível por hora, o que no cenário atual de custos de combustível é um desperdício significativo que deve ser evitado.

Considerando um preço médio do diesel de R$ 3,40 e uma pequena jornada do motorista com 10 paradas, se o seu motorista ficar apenas 10 minutos com o motor parado e ligado em cada uma das paradas do dia você terá um prejuízo de R$ 11 a R$ 28 por dia por carro apenas devido à ociosidade do motor.

Isso para uma frota que roda 20 dias por mês significa um desperdício de R$ 220 a R$ 308 mensal por veículo.

Agora multiplique pelo tamanho da sua frota e veja todo o desperdício financeiro que você tem apenas por não controlar esse indicador e hábito do motorista. A priori pode parecer pouca coisa, mas para uma frota de 50 veículos isso representa um valor de R$ 132.000,00 a R$ 184.800,00 de prejuízo no ano!

Esse é quase o valor de um caminhão novo, todos os anos sendo desperdiçados apenas com a ociosidade do motor.

Envelhecimento do motor

Vale lembrar que o trabalho do motor é fazer a queima de combustível, para que o veículo funcione adequadamente. Então, se o veículo está ligado e o motor não está sendo utilizado, isso pode trazer outros prejuízos.

Assim, é onde ocorre o envelhecimento do motor. Se o combustível não completa a sua queima de maneira adequada, ele gera acúmulo nos componentes do motor. Assim, provoca a perda de seu óleo lubrificante, aumenta o atrito nas peças e envelhece o motor antes da sua vida útil planejada.

Queima incorreta do combustível

Como dito anteriormente, o motor precisa queimar combustível para que o veículo funcione corretamente.

Por isso que, se o veículo for iniciado e não se movimentar por um determinado período, esse processo está longe do que ele foi programado. Consequentemente, começa a ter a queima do combustível de forma incorreta.

Emissão de gases poluentes

Com um mundo cada vez mais sustentável e a gestão de frota com um aumento da responsabilidade social, é importante reduzir a emissão de gases poluentes.

Quando o veículo fica com o motor ocioso, a emissão de gases aumenta, o que impacta nos danos causados ao meio ambiente. Sendo fundamental evitar a ociosidade do motor para reduzir a emissão de CO².

Como reduzir a ociosidade do motor na sua frota

Como vimos, a ociosidade do motor é um custo oculto bastante elevado que pode ser responsável por um incremento significativo do consumo de combustível da sua frota. Porém, o que fazer na prática para reduzir a ociosidade do motor?

Treine o seu time de motoristas

Uma prática apresentada em um evento de gestores de frota, Data Driven Fleet Management Experience, foi a de usar diálogos diários com os motoristas nesse processo educativo.

Assim, o gestor de uma frota da Coca-Cola conseguiu reduzir a ociosidade do motor de mais 20% para 8% reduzindo o consumo de combustível em 4,8%.

Diariamente, ele recebia um relatório com os indicadores de ociosidade do motor de cada veículo e motorista e antes do início do dia ele realizava uma reunião onde apresentava os dados, explicava aos motoristas como aquilo impacto o custo operacional da empresa e relembrava eles da política de frotas da empresa em que o motorista é indicado a desligar o veículo quando estiver com ele parado.

Reúna e controle todas as informações da sua frota

Você precisa saber todos os dias quais veículos ficaram parados com o motor ligado, ocioso, e por quanto tempo.

A ferramenta de telemetria veicular é fundamental para auxiliar o gestor nesse caso. Ela identificará os momentos de ociosidade e registrar todos esses eventos na plataforma de gestão de frotas, onde a performance do carro poderá ser acompanhada em relatórios.

O gestor poderá, então, ter acesso a relatórios diários da ociosidade do motor de cada veículo, gerar alertas em tempo real quando um veículo ultrapassar um determinado tempo com motor ocioso e então trabalhar a educação dos motoristas apresentando esses dados e explicando o impacto que isso tem na política da empresa.

Realizar um bom gerenciamento de frotas não é algo fácil, reduzir custos na frota ainda menos.

Por isso é fundamental contar com ferramentas que forneçam as informações necessárias para te ajudar a reduzir custos de combustível e agir diariamente junto aos motoristas para educá-los e garantir que eles entendam os impactos dos seus hábitos de direção nos resultados da empresa.

Soluções Infleet

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Perguntas frequentes sobre ociosidade de motor

Confira algumas das principais dúvidas sobre ociosidade de motor.

É preciso aquecer o motor antes de ligar o veículo?

Muitos motoristas acreditam que antes de iniciar o dia de trabalho com o veículo é preciso deixar ele parado com o motor ligado para aquecer e evitar danos de sair com o motor frio. Um grande equívoco.

O motor em ponto morto e baixa rotação não aquece o veículo para que o óleo lubrificante circule rapidamente e evite danos aos veículos.

O mais correto é você manter a sua manutenção preventiva em dia, trocando o óleo periodicamente e mantendo a sua qualidade e viscosidade para que ele se espalhe rapidamente e lubrifique bem o motor.

Outro ponto de atenção é que logo no início da operação é necessário que o veículo seja conduzido com mais suavidade, justamente enquanto o óleo se espalha, evitando acelerações e frenagens muito bruscas.

Assim, deixar o veículo ligado na garagem para aquecer o motor não é uma prática necessária e ela apenas contribui para o desperdício de combustível.

Vale a pena dirigir em ponto morto?

Não mesmo!

Ao dirigir com o veículo em ponto morto, não poupa combustível. Na verdade, gasta ainda mais.

A injeção eletrônica é responsável por identificar quando o veículo está engrenado. Neste caso, a depender da rotação do motor, o sistema entende que o veículo está em funcionamento e aciona o sistema de corte da injeção eletrônica.

Então, como não tem carga no acelerador, a passagem de combustível é interrompida e a média de consumo despenca.

Como distinguir o tempo ocioso operacional do tempo verdadeiramente ocioso?

Vale destacar que o motor ocioso não se aplica a todos os momentos em que o veículo está ligado e parado. Por isso, é importante analisar as situações para identificar a rotina do seu motorista.

Uma situação que não é caso de motor ocioso é o preparo e aquecimento do veículo. Principalmente em caminhões de carga, onde tem um tempo médio que o veículo precisa ficar parado antes de começar a se movimentar. Isso acontece para ativar todas as suas peças e componentes, o que evita outros tipos de problemas na partida.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

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