Por que o rastreamento veicular também é importante para o motorista

Por que o rastreamento veicular também é importante para o motorista

A pesquisa Custos Logísticos no Brasil da Fundação Dom Cabral aponta, por exemplo, que mais de 12% do faturamento das empresas é direcionado para os seus centros de logística. Assim, um dos principais objetivos do gestor de frotas é a melhoria da eficiência e da segurança da sua operação.

Nesse sentido, o sistema de rastreamento veicular é uma das principais estratégias indicadas para os gestores de frotas conseguirem eficiência processual e segurança operacional. Essa eficiência e segurança é um benefício para todos os envolvidos no processo logístico, não só a empresa transportadora, é um benefício também para os motoristas e para os seus clientes.

Muitas vezes vemos situações em que o motorista enxerga o sistema de rastreamento como um inimigo, se sente vigiado e acha que o gestor está observando ele constantemente em busca de algum motivo para prejudicá-lo.

Porém, isso é um grande engano.

O uso de um sistema de rastreamento veicular traz uma série de benefícios para o motorista. No momento da decisão de implementação de um sistema de rastreamento, o gestor de frotas deve ser claro na sua comunicação com a equipe, não deve esconder dos motoristas que o veículo será rastreado e deve explicitar todos os benefícios, não só para a organização, como também para a equipe que essa nova solução trará.

Se você ainda tem dúvidas sobre quais são os benefícios que um sistema de rastreamento veicular trará para a sua equipe e como comunicar isso a ela, leia este artigo até o final.

BENEFÍCIOS DO RASTREAMENTO E DA TELEMETRIA VEICULAR PARA OS MOTORISTAS

Vamos listar aqui os principais benefícios que você pode comunicar a sua equipe de motoristas para que eles não vejam o rastreador como uma forma do gestor ficar vigiando ele.

1. SEGURANÇA

Os sistemas de rastreamento veicular tornam a viagem do motorista muito mais segura, pois ele estará sendo acompanhado continuamente pela sua equipe. Assim, o time da empresa poderá identificar situações anormais na operação que representem um risco em potencial para aquele motorista, como por exemplo, uma parada em local ou horário impróprio ou um desvio de rota.

A equipe, sabendo a exata localização do veículo também pode auxiliar o motorista a encontrar locais seguros para pausa de refeição, pernoite e abastecimento. Além disso, em caso de um problema mecânico com o veículo, é possível identificar a oficina ou posto mais próximo onde o motorista poderá conseguir suporte para a resolução do problema.

2. VIAGENS PLANEJADAS

Os sistemas de rastreamento veicular permitem com que a equipe logística da empresa faça uma avaliação precisa da rota que está sendo realizada pelo motorista, identificando locais perigosos que devem ser evitados e locais desertos onde não há pontos para parada.

Assim, a equipe poderá replanejar a rota, encontrando rotas mais rápidas, seguras e acessíveis para o motorista. Essas novas rotas irão levar em consideração a existência de locais de parada para almoço, abastecimento, manutenção, per noite, segurança da via, trânsito e outros pontos de referência.

3. REDUÇÃO DE ACIDENTES

O modo de condução do motorista está diretamente relacionado aos acidentes.

Segundo um estudo conduzido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (atual Ministério da Infraestrutura), por exemplo, mais de 50% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas. Além disso, 90% dos acidentes de trânsito são motivados por falhas humanas, conforme análise do Observatório Nacional de Segurança Viária, e que as perdas com acidentes envolvendo caminhões são até 12 vezes mais custosos do que os roubos de carga nas estradas, segundo a Associação de Gestão de Despesas de Veículos (AGEV).

Desta forma, controlar o modo de condução do motorista é essencial para garantir que o mesmo está dirigindo conforme as práticas de direção defensiva e de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

O sistema de telemetria e rastreamento veicular permite ao gestor obter relatórios de excesso de velocidade, acelerações, frenagens e curvas bruscas, bem como outros parâmetros de direção, que irão indicar se o motorista está conduzindo o veículo adequadamente ou não. A partir disso, o gestor poderá educar a treinar a sua equipe, aumentando a sua segurança.

4. MELHOR CONTROLE DA JORNADA DO MOTORISTA

O controle da jornada do motorista é um ponto fundamental para a operação, para garantir que o motorista iniciou e terminou a jornada no horário previsto, teve pausa para refeição e também para fazer o cálculo de horas extras.

Com o sistema de rastreamento veicular o gestor de frotas terá todas essas informações de maneira precisa, sabendo exatamente que horas começou e terminou a jornada. Assim, não restará dúvidas em casos de hora extra e jornada prolongada.


5. AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E BÔNUS

Como verificamos o uso de um sistema de rastreamento e telemetria veicular aumenta a eficiência da operação e contribui para uma redução de custos. A melhoria do modo de condução do motorista irá reduzir acidentes, manutenções e consumo de combustível e o melhor planejamento e acompanhamento das rotas permitirá ao gestor realizar uma otimização do roteiro e da operação.

Com isso, será possível reduzir custos operacionais e aumentar a quantidade de entregas/serviços que um motorista consegue fazer, de modo que o salário variável do motorista irá aumentar.

Em uma operação eficiente o motorista conseguirá aumentar o seu rendimento aumentando também o bônus que recebe da empresa.


6. MAIOR TRANSPARÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

Um dos grandes problemas na gestão de pessoas é a comunicação. Quem nunca sofreu com um problema de comunicação na empresa?

Uma comunicação com ruídos, falta de diálogo, critérios claros para a análise de desempenho e tomada de decisão são alguns dos grandes desafios da gestão em qualquer empresa e isso não é diferente na gestão de frotas.

Na realidade da gestão de frotas é muito comum haver problemas desse tipo. Existem casos que o motorista vai fazer a entrega no cliente, mas o cliente não estava lá e não avisou, resultando em viagem perdida.

O cliente depois ainda alega que estava no local para recebimento no horário combinado, mas que o motorista chegou atrasado e por isso ele tinha ido embora. O gestor fica numa situação complicada, sem saber o que de fato ocorreu.

Multas que não tem condutor identificado, problemas no registro no horário de início e término da jornada de trabalho e comunicação das horas extras ao setor de RH. São muitos os possíveis problemas de comunicação existentes.

Os sistemas de rastreamento e telemetria, por fornecer informações precisas sobre a operação e o modo de condução do motorista, permitem ao gestor tomar decisões com base em dados e relatórios, tendo uma comunicação clara e eficiente com a sua equipe.

7. MAIOR SATISFAÇÃO E ENGAJAMENTO DA EQUIPE

Os motoristas terão melhores condições trabalho, segurança, clareza na comunicação e melhores pagamentos. Isso, por sua vez resulta em uma maior satisfação da equipe com o seu trabalho e um maior engajamento por parte dos motoristas.

TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO E TELEMETRIA INFLEET

O uso do rastreador veicular, como você pode ver no artigo, traz uma série de benefícios operacionais. Esses benefícios no final irão compensar a pequena dor de cabeça inicial com a equipe e a adaptação da empresa a novos processos.

A tecnologia da Infleet em gestão de frotas permite a você ter o total controle e transparência na gestão de frotas da sua empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto de custos, contribuindo para uma tomada rápida de decisões.

Quer saber como a tecnologia Infleet pode ajudar a sua empresa? Clique aqui.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA