O uso de checklist em uma gestão de frotas eficiente

De maneira prática, o checklist de veículos é uma lista usada para verificar o estado do veículo leve. Saiba mais aqui!
12/02/2024
5 min de leitura

Todo gestor de uma frota de veículos deseja garantir o melhor desempenho da sua frota, reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos veículos para a execução de serviços. Para isso, o gestor dispõe de uma série de ferramentas de gestão de frotas, sendo uma das mais importantes o checklist veicular.

De maneira prática, o checklist de veículos é uma lista usada para verificar o estado do caminhão ou veículo leve, verificando o estado de peças, itens de segurança, documentos e partes críticas do veículo.

É importante que você crie o seu checklist de acordo com as necessidades da sua empresa, que irão te ajudar a não esquecer de cuidar dos mínimos detalhes da sua frota.

Com isso, você será capaz de antever problemas, reduzir custos, aumentar o tempo de serviço dos seus veículos e melhorar a segurança operacional.

O que é checklist de veículos

Um checklist de veículos é uma lista de itens a serem verificados em um veículo da frota para garantir que ele esteja em boas condições de funcionamento e seja mantido adequadamente.

Assim, é possível reduzir o risco de acidentes e ter uma melhor documentação de segurança e responsabilidade. Ele deve se tornar uma rotina para todos os funcionários realizarem antes e depois de seus turnos.

Tipos de checklist de veículos

O checklist pode ser elaborado de várias formas, como: dissertação, múltipla escolha, em planilha ou digital. Vai depender da forma como você achar melhor para o dia a dia na sua frota.

A planilha ainda é bastante utilizada, mas é um risco grande porque a informação pode se perder caso aconteça algo ou até mesmo, as informações ficarem incompletas ou não serem verdadeiras.

Um modelo que ganha força no mercado é o checklist digital, onde traz mais facilidade para o gestor e o motorista. Seja para preencher as informações como também para acessá-las sempre que for necessário.

Benefícios do checklist

O uso do checklist veicular torna o processo de avaliação e liberação dos veículos de frota mais rápida, segura e eficiente, fornecendo uma visão mais clara para o gestor de frotas das condições dos veículos que estão sendo colocados em operação.

As inspeções de rotina ajudam a equipe a identificar e reportar problemas mecânicos e de segurança, fazendo com que você aja preventivamente, aumentando a segurança, evitando a quebra do veículo e manutenções caras, além de outros prejuízos resultantes de um veículo mal conservado.

  • Maior visão sobre o estado da sua frota veicular;
  • Aumento da segurança operacional;
  • Melhor controle de manutenção preventiva da frota;
  • Redução de custos com manutenções da frota;
  • Melhor planejamento das manutenções e custos com manutenção da frota;
  • Maior produtividade;
  • Redução de irregularidades de documentação;

Com isso, o gestor terá uma rotina de controle da frota veicular mais organizada e poderá identificar problemas antes que eles aconteçam.

O que deve ter em um checklist veicular

O checklist do veículo deve ser feito sempre antes de saída e no momento da chegada do veículo na garagem da empresa.

Esse documento deve ser uma lista que busque, ao mesmo tempo, englobar o máximo de itens possíveis, para garantir que nenhum problema passará despercebido pela sua equipe, porém não deve ser longo demais para desestimular os motoristas a fazerem o seu preenchimento.

Preencha com base na sua operação e planos de manutenção preventiva, dados do fabricante e itens de segurança, quais são os elementos-chave que não podem deixar de ser verificados.

Os principais itens que devem conter em um checklist veicular são:

Identificador do veículo

Confira o veículo, quando foi a última data de inspeção, quem estava na frente da operação e se está tudo conforme o documento.

Documentos

Verifique se a documentação do veículo está em dia, se tem multas, IPVA atrasado e até a documentação do motorista.

Para-brisa

Observe se existe alguma inconformidade, arranhão ou algum pedaço quebrado.

Lâmpadas e faróis

Confira se o funcionamento das lâmpadas e faróis estão perfeitos ou precisam ser trocados, além de verificar se existem arranhões ou se foram quebrados.

Bateria

Procure vazamentos e conexões soltas, além de documentar qualquer comportamento estranho que ela possa ter.

Fluídos

Verifique os níveis de óleo do motor, líquido de arrefecimento do motor, fluido de freio e direção hidráulica. Certifique-se de que a tampa do tanque de combustível esteja bem encaixada e procure por vazamentos sob o veículo, inclusive com o motor ligado.

Kit de segurança

É importante que o veículo tenha um kit de segurança para emergências, então não deixe de verificar.

Freios

Certifique-se de que todo o sistema de freio esteja funcionando corretamente. Observe os discos e pastilhas de freio, o nível de fluido, tambor, sapata e lonas e cilindros de roda.

Calibragem dos pneus

Confira a pressão dos pneus, procure por quaisquer cortes na parede lateral, além de verificar se as porcas da roda estão seguras.

Suspensão

Esse é um item que traz conforto para o motorista e os passageiros, então não deixe de conferir e evite prejuízos financeiros antes de afetar outros componentes do veículo.

Luzes e sinais de direção

Verifique se as luzes e os indicadores funcionam corretamente. Sempre que possível, olhe as luzes de advertência do painel.

Limpador e desembaçador

Confira se os limpadores funcionam, se as palhetas do limpador não estão gastas, se o fluido do lavador está abastecido e se os lavadores apontam para o para-brisa.

Nível de combustível

Observe o nível de combustível para identificar qual o melhor momento para abastecer.

Demais itens para conferir no checklist veicular

Além disso, é importante verificar outros itens como condições da carroceria, espelhos, vidros, bancos, cintos de segurança e extintor de incêndio.

A importância do checklist de veículos

O checklist de veículos é importante para a frota não somente para realizar inspeções e registrar informações, mas para acompanhar todo o histórico do veículo sempre que for necessário.

Os motoristas e gestores têm acesso a formulários personalizados, nos quais podem registrar as verificações necessárias para cada tipo de veículo e operação. Isso garante que as manutenções sejam realizadas no período correto como também facilita a análise dos resultados.

Como implementar o checklist

O checklist do veículo pode ser realizado de diversas formas a depender das necessidades do gestor de frotas. É possível realizar checklists manuais, em papel, ou com o auxílio da tecnologia, em aplicativos e tablets.

O checklist em papel é bastante simples. O gestor da frota deve organizá-lo em uma planilha Excel e imprimir uma grande quantidade que será colocada na garagem para que os motoristas preencham antes de sair e depois que chegarem da rota.

Então, o gestor deve pegar os checklists preenchidos pelo motorista e analisar, armazenar em local apropriado e planejar a manutenção da frota com base nos problemas indicados.

No caso do checklist digital há um ganho muito grande de produtividade, a quilometragem do veículo pode ser obtida diretamente do sistema de rastreamento veicular ou do sistema de gestão de frotas. É possível que o motorista armazene fotos das avarias e danos, deixando a comunicação mais clara. Além disso, as informações preenchidas irão para uma nuvem e podem se comunicar diretamente com o sistema de manutenção e gestão de frotas, criando pendências de manutenção e indicadores de gestão de frotas de maneira automática.

Aplicativo de checklist veicular

O checklist digital oferece uma variedade de funcionalidades e recursos que facilitam ainda mais o trabalho do gestor de frota. Um exemplo é a possibilidade de incluir assinaturas eletrônicas nos formulários. Isso garante a autenticidade e a rastreabilidade das informações registradas, aumentando a confiabilidade dos registros.

Além disso, o checklist digital permite o anexo de fotos, documentos ou notas aos formulários. Assim, é possível identificar visualmente problemas durante a inspeção ou para fornecer informações adicionais que podem ser relevantes em outros momentos.

Aproveite para conferir como o Super App Infleet pode te ajudar na implementação do Checklist Digital na sua frota.

Exemplo de checklist

checklist-gestao-frota-manutencao-corretiva-preventiva

Para mais conteúdos como esse, siga o blog Infleet e nossas redes sociais, assim, você fica por dentro dos principais pontos do mercado de gestão de frotas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.