O que é e como calcular o TCO da frota em empresas de energia renovável?

Saber os custos da sua frota é importante para descobrir as melhores formas de reduzir os gastos em empresas de energia renovável.
29/11/2023
4 min de leitura
O que é e como calcular o TCO da frota em empresas de energia renovável?

Além da preocupação com os equipamentos e equipe, as empresas que atuam no setor de energia renovável também precisa ficar atentas com a sua frota.

Os veículos são peças fundamentais para o funcionamento dessas empresas, mas o trânsito nas estradas pode ser um ambiente desafiador. Afinal, transportar equipamentos sensíveis e caros para realizar a instalação ou fazer visitas técnicas periódicas requer um monitoramento. 

Por isso, é preciso saber os custos de toda a sua frota para tomar decisões mais assertivas e descobrir as melhores formas de reduzir os gastos. Assim, separamos esse artigo para explicar como o TCO (Custo Total do Propriedade) do veículo pode ajudar nas empresas de energia renovável.

O que é TCO: Custo Total de Propriedade?

O TCO (Custo Total de Propriedade, tradução livre do inglês Total Cost of Ownership), é um indicador que estima qual o valor total gasto por uma empresa para ter e manter um veículo na sua operação. 

De modo resumido, é o cálculo geral de todos os custos de aquisição e manutenção dos ativos da frota.

Esse cálculo é fundamental para que a empresa possa entender o custo real com os seus veículos e desenvolver a partir uma gestão estratégica de frotas.

No caso de frotas de veículos da energia renovável, o TCO pode ter itens como:

  • Parcela de financiamento;
  • Custos de pneus;
  • Gastos com manutenção corretiva e preventiva;
  • Consumo de combustível;
  • Sistemas de gestão de multas;
  • Tempo de vida útil.
  • Tudo que o veículo gasta para garantir suas condições operacionais.

Qual a importância do TCO?

Se a empresa de energia renovável deseja reduzir seus custos, então precisa saber de onde eles vêm.

Por isso, o TCO é fundamental para metrificar, controlar e prever o orçamento necessário para empresa gerir sua frota.  

Imagine que a empresa precisa adquirir novos veículos, mas como saber qual a melhor opção no mercado? Como saber se aquele veículo suporta os equipamentos da sua empresa de modo que não vai causar danos ao longo do percurso? 

Às vezes, não é analisar somente o preço inicial do veículo, mas diversos fatores que mostram o melhor custo benefício para sua empresa de energia renovável.

Ou seja, mais do que o valor final, é preciso verificar o TCO.

Como calcular o TCO da frota em empresas de energia renovável

Inicialmente, sua empresa possui frota própria ou alugada? Para cada caso, os custos variam e a composição de custos é um pouco diferente. 

Por exemplo, no caso de frota própria é preciso considerar seguro, financiamento, manutenção preventiva, emplacamento, licenciamento. 

No entanto, todos esses itens já estão inclusos na mensalidade do veículo alugado, onde o gasto da empresa é com a mensalidade, manutenção corretiva e combustível.

De maneira geral, o TCO é composto pelo custo de aquisição, no caso a parcela mensal de financiamento (que não existe no caso de frota alugada), custos de manutenção, utilização e depreciação (também aplicável apenas no carro próprio).

Assim, temos a seguinte fórmula para o TCO:

TCO = (Valor de compra do veículo) + (despesas de uso) + (custos de manutenção) – (valor de revenda do veículo)

  • Valor de compra do veículo: representa o total investido para a compra de um ativo ou, no caso do veículo alugado, o valor pago mensalmente pelo financiamento.
  • Despesas de uso: são todos os custos relacionados ao uso do veículo durante o dia a dia na empresa, como combustível, pedágio, lavagem, etc.
  • Custos de manutenção: são os custos relacionados às manutenções corretivas e preventivas dos veículos, necessárias para garantir a sua vida útil.
  • Valor de revenda: é o valor que o veículo vai custar quando a empresa quiser realizar sua venda. Sendo um cálculo bastante difícil de ser feito, pois a operação da empresa impacta diretamente no desgaste e perda de vida útil do veículo.

Como todo indicador, a sua capacidade de calcular um TCO preciso dos seus veículos dependerá diretamente da sua capacidade de medir adequadamente cada uma das parcelas de composição do TCO. 

Por esse motivo é necessário listar os itens que compõe cada uma das categorias citadas acima.

Claro que as variáveis envolvidas nesse cálculo são muitas e nem sempre pode ser necessário ter o esforço gerencial de medir cada uma delas. 

No mundo ideal, você deveria medir cada custo da sua frota, mas sabemos que isso nem sempre é possível.

Então, busque trabalhar com o Pareto. Ou seja, dos 20% de itens que representam 80% dos custos do que despender um esforço gerencial muito grande para medir tudo. 

Tudo dependerá também do nível de exigência e maturidade em gestão de frotas da sua empresa de energia renovável. Em alguns casos é possível construir uma boa análise de TCO apenas com os principais itens de custo da frota.

O que é recomendado para calcular o TCO?

Apesar de ser uma prática comum em muitas frotas, o uso de planilhas para o cálculo do TCO não é algo muito recomendado. 

Até por conta dos itens de custos envolvidos, volumes de transações que precisam ser realizadas, é recomendável o uso de um software de gestão de frotas.

Uma ferramenta de gestão de frotas é grande aliada do gestor nesse momento, pois assim é possível registrar todos os custos de um veículo, categorizar, avaliar a quilometragem percorrida e outros indicadores para a realização do cálculo do TCO.

Além disso, uma solução integrada de frotas pode ajudar bastantes as empresas de energia renovável.

Assim, o gestor de frotas pode ter todas as informações em um só lugar como:

  • Videotelemetria;
  • Telemetria;
  • Monitoramento;
  • Abastecimento;
  • Checklist;
  • E vários outros recursos para acompanhar o TCO. 

Enfim, verifique a necessidade da sua empresa e reduza os custos de modo prático, simples e eficiente com o cálculo do TCO. 

Aproveite para verificar como a nossa solução pode te ajudar. Converse com um de nossos especialistas e realize um teste gratuito!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.