O que é a Arla 32 e qual a sua importância?

O que é a Arla 32 e qual a sua importância?

Vivemos em um período em que muito se discute sobre a mobilidade sustentável, alternativas para a redução de emissões de carbono, redução de queima de combustíveis fósseis e diversos outros fatores que reduzam a nossa pegada ecológica.

No âmbito do transporte vemos uma série de iniciativas como o car sharing, bicicletas, patinetes elétricos e até carros e caminhões movidos a eletricidade.

Entretanto, ainda assim a queima do diesel e a emissão de gases associada continua sendo um grande problema para a nossa sociedade.

No caso do transporte rodoviário de cargas, que representa cerca de 65% do transporte de cargas no Brasil a queima do diesel é um grande problema ambiental. Nesse sentido, com o intuito de reduzir o impacto ambiental da queima desse combustível uma das ações adotadas é a utilização da Arla-32, um fluido anti-poluente.

Se você ainda não sabe o que é a Arla-32 e qual a sua importância no transporte rodoviário de cargas, leia este artigo até o fim pois aqui nos iremos explicar isso para você.

O QUE É A ARLA-32

A Arla-32 é a abreviação para Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo.

O número 32 que vem depois refere-se à concentração de uréia na solução em água (32,5%). A uréia neste caso é o agente redutor, responsável pela reação química de quebra dos óxidos de nitrogênio, reduzindo assim até 98% da emissão de poluentes.

A Arla-32 é um agente redutor essencial, que tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes transformando os tóxicos óxidos nitrogênio em substâncias menos nocivas como nitrogênio e água.

PARA QUE SERVE E QUAL A IMPORTÂNCIA DA ARLA-32

A Arla32 é uma solução líquida para veículos que possuem o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) e reduz a emissão de poluentes produzidos na queima do diesel.

Além disso, a Arla-32 também age contribuindo para uma melhoria da eficiência do veículo e redução do consumo de combustível.

Ele converte o óxido de nitrogênio em nitrogênio e água reduzindo até 98% das emissões de poluentes.

USAR A ARLA-32 É OBRIGATÓRIO?

A resposta é simples: sim!

Desde 2012 que o uso de Arla-32 tornou-se obrigatório no Brasil, ano em que os caminhões e veículos pesados passaram a ser produzidos com a tecnologia Redução Catalítica Seletiva (SCR).

De acordo com a Petrobras “o Ibama alerta que a instalação de botões, chaves, sensores ou qualquer outro dispositivo que vise enganar o sistema de controle de emissões para a não utilização do Arla 32 caracteriza-se ilícito ambiental, tanto para quem vende/executa a instalação como para o proprietário do veículo.”

Para os veículos que possuem o sistema OBD (On Board Diagnosis) o sistema de sensores que medem a qualidade das emissões dos gases irá alertar o motorista da necessidade de abastecimento do reservatório da Arla-32. A Petrobras indica que o veículo pode perder até 40% de potência caso o reservatório não seja abastecido em até 48 horas.

Adulterar a Arla-32 pode gerar multa assim como a fraude do sistema SCR.

COMO USAR A ARLA-32

A Arla-32 tem um reservatório próprio nos caminhões, que geralmente fica próximo ao tanque de Diesel. Em hipótese alguma a Arla-32 deve ser colocada diretamente no tanque de Diesel do veículo.


POSSO COLOCAR ÁGUA NO RESERVATÓRIO DE ARLA-32?

Você não pode apenas adicionar água ao reservatório de arla-32, pois a uréia é essencial para a reação química de quebra dos óxidos de nitrogênio.

POSSO COMPRAR ÁGUA E URÉIA E MISTURAR NO TANQUE DE ARLA-32?

Não, você não pode comprar separadamente uréia e água e misturar no tanque de Arla-32 pois a uréia tradicionalmente comercializada não tem a mesma pureza da uréia utilizada para a produção da Arla-32, o que então iria danificar o catalisador.


QUAL O RENDIMENTO DA ARLA-32?

De acordo com a Petrobras “o consumo médio esperado para a Arla-32 é da ordem de 3% a 5% do consumo de óleo diesel, podendo variar de acordo com as condições do veículo”.

Isso significa que em média a cada 20 litros de diesel consumidos é consumido apenas 1 litro de aAla-32.

QUANTO CUSTA ARLA-32?

Um galão de 20 litros de Arla-32 custa em média R$ 80,00 podendo ser comprado em postos de gasolina, internet ou distribuidoras.

Para quem tem grandes frotas você pode efetuar a compra em granel, o que ajuda na redução do custo por litro.


COMO ARMAZENAR A ARLA-32

A arla-32 deve ser armazenada em local seco, temperatura ambiente e pressão atmosférica, sem umidade, protegido de chuvas. Deve ser mantido coberto, pois a exposição a luz solar deve ser evitada.

QUAL A VALIDADE DA ARLA-32

A arla-32 tem validade de um ano quando armazenada em temperaturas até 30ºC e seis meses quando armazenada em temperaturas de 30ºC a 35ºC.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA