Melhores Práticas na Gestão de Frotas para Reduzir a Poluição Ambiental

Confira algumas dicas o para a preservação do nosso ecossistema, como também a ter uma operação mais eficiente e com menores custos na frota.
23/11/2020
3 min de leitura

O tema da poluição ambiental pode parecer já bastante esgotado, é um consenso que precisamos cuidar do nosso planeta e que esse cuidado volta para nós através dos fenômenos naturais que podem ser favoráveis ou não para a manutenção da vida humana.

As emissões de gases poluentes pelos veículos automotivos é uma das principais fontes de deterioração do meio ambiente, segundo um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) os veículos produzem 72% dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Além disso, a poluição matou aproximadamente 102 mil pessoas em 2015 no Brasil, isso corresponde a 7,5% do total de mortes durante o ano. O que tudo isso nos diz? Fomos longe demais! Precisamos buscar ações que reduzam esse impacto, para termos um planeta que permita não só a nossa existência, como a de quem vier depois de nós e de todos os outros seres vivos que dividem esse espaço conosco!

Daí você pode estar se perguntando: e como eu, gestor ou gestora de uma frota posso contribuir pra transformar esse cenário tão preocupante? Juntamos aqui algumas dicas que vão ajudar você não apenas a contribuir muito para a preservação do nosso ecossistema, como também a ter uma operação mais eficiente e com menores custos.

Tenha Planos de Manutenção

Não é novidade você ler nesse blog como é importante ter e cumprir com os seus planos de manutenção. Quando os ativos passam por manutenções programadas isso ajuda a garantir que o seu rendimento será o melhor possível. Além disso, caso exista algum problema no sistema de escape, ou no motor, por exemplo, que possam estar causando uma emissão acima do comum esses danos poderão ser reduzidos caso o equipamento seja devidamente calibrado.

Aposte na periodicidade das manutenções e no uso de peças indicadas pelo fabricante do veículo ou máquina. Registre todos os serviços realizados em meio digital para que você tenha o controle mais preciso de cada ativo seu.

Garanta que a Calibração dos Pneus está em Dias

Pneus bem calibrados são ideais para a rodagem de um veículo. Pneus murchos tornam o equipamento mais pesado e exigem mais das partes mecânicas, levando assim a um consumo maior de combustível o que não é desejado nem para a saúde financeira da empresa, nem para a saúda do planeta e da sua população.

Realize o registro desse procedimento e acompanhe a vida útil de cada pneu. Garantir que eles serão usados até o máximo possível – sempre mantendo a segurança, representa um ganho excelente para a empresa que irá ter o maior retorno do seu ativo como também evita o descarte exagerado de materiais que demorarão um longo período para se decompor. Por isso vale também pontuar a importância da sua empresa realizar a correta destinação dos seus resíduos operacionais, contribuindo assim para um fechamento de ciclo de vida do produto alinhado com os conceitos de preservação ambiental.

Otimização da Rota é Muito Importante!

Periodicamente as empresas que trabalham com transporte e passam por mudanças pontuais em suas rotas devem reavaliar se estão tomando as melhores decisões nesse sentido. Evitar viagens onde o veículo passa duas vezes no mesmo local é um ponto importante.

Outra ação que deve ser tomada é a de reduzir o número de viagens sem cargas, boa parte das operações realizadas exige que o veículo faça ao menos um dos trajetos vazio e sabemos que um ativo circulando vazio é um desperdício de capital e também uma agressão desnecessária ao meio ambiente, dessa forma, buscar encontrar formas de ocupar o caminhão, por exemplo, pode ser uma boa saída.

Faça a Melhor Escolha de Combustíveis

Existem combustíveis que produzem mais ou menos gases poluentes. No topo da lista dos mais agressivos está o óleo diesel, seguido pela gasolina e tendo o etanol como o menos impactante. Uma ação que pode ser tomada é nos veículos da frota leve, por exemplo, priorizar o uso de etanol como combustível principal. Claro que existe um equilíbrio financeiro importante nessa conta, mas em cenários onde é viável o uso desse combustível então se torna muito interessante que a empresa opte por ele.

A Infleet entende que o compromisso com o meio ambiente é fundamental, por isso colocamos ele como parte central do nosso negócio. Buscamos desenvolver ferramentas que vão ajudar as empresas a serem mais eficientes não apenas visando um aumento nos seus lucros, mas também contribuindo para um planeta mais saudável.

Se você deseja conhecer nossas soluções para transformar a gestão da sua frota nos deixe saber com algum dos nossos canais, nosso time comercial está preparado para lhe escutar e fornecer soluções para auxiliar você nas suas demandas de gestão de frotas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.