Inteligência de negócios (Business Intelligence - BI) aplicado à gestão de frotas

Inteligência de negócios (Business Intelligence - BI) aplicado à gestão de frotas

O mercado atual está cada vez mais competitivo. Isso pode até soar clichê, mas é verdade. As empresas hoje não podem mais depender da intuição, experiência, bom senso ou jeito para negócios dos seus gestores para tomar decisões estratégicas. Isso pode até ter funcionado antes, mas hoje já não é suficiente.

É preciso ter boas estratégias para ter sucesso, atingir bons resultados.

Nesse cenário, as empresas tem usado o grande volume de dados que são gerados em suas operações para fazer previsões e analisar tendências.

Muito se escuta atualmente sobre decisão baseada em dados, análise de dados ou análise de tendências, como estratégias de gestão para auxiliar na tomada de decisões mais assertivas. Mas afinal, como você pode fazer isso na sua gestão de frotas?

Você pode fazer isso utilizando o Business Intelligence (BI).

Neste artigo vamos explicar o que é o Business Intelligence e como ele pode ser aplicado na sua gestão de frotas para maximizar os seus resultados.

O QUE É O BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

O Business Intelligence é um processo de coleta, organização, tratamento e análise de grandes volumes de dados de diferente fontes utilizados para facilitar a tomada de decisão na empresa.

Na prática, o BI é a coleta de uma série de dados da operação, devidamente escolhido com base em indicadores que se deseja monitorar, que são convertidos em informação gerencial e que podem ser facilmente interpretados em relatórios, indicadores e acompanhamento de metas.

Por meio dessa análise dados os gestores podem avaliar tendências dos processos e dos negócios, elaborar táticas e tomar decisões eficientes, pois os dados irão clarear tudo o que está ocorrendo com o negócio nesse momento.

COMO APLICAR O BI À LOGÍSTICA E GESTÃO DE FROTAS

No caso da logística e da gestão de frotas você pode aplicar o business intelligence de diversas formas. Os sistemas de ERP, TMS, rastreamento veicular, telemetria veicular, WMS possuem inúmeras informações sobre tudo o que ocorreu com a empresa, porém está tudo desorganizado, separado.

As ferramentas de BI irão coletar dados de todas essas fontes compilando tudo, em gráficos e tabelas e tornando a informação mais fácil de ser interpretada.

Adeus planilha! Adeus excel!

Na área de roteirização e controle de entregas/coletas a ferramenta de BI saberá quais épocas do ano você tem maior volume de entrega para planejar o dimensionamento da frota. Saberá quantas entregas você está fazendo corretamente, quantas estão em atraso, qual o motorista mais produtivo, qual o principal motivo de devolução de carga, tudo!

No âmbito da gestão de frotas, você terá controle de custos de manutenção, combustível, pneus, tudo o que for necessário para calcular o custo operacional da sua frota e o seu custo por quilômetro.

BENEFÍCIOS DO BUSINESS INTELLIGENCE


1. Conhecer o custo real da sua frota

Saber o custo por quilômetro da sua frota não é uma tarefa simples. Esse custo é composto de uma série de itens como combustível, manutenção, pneus, salário de motorista, pedágio, multas, depreciação, custo de oportunidade, entre outros.

Muitas vezes a empresa tem controle de cada um desses custos em locais separados, um sistema de RH com o salário do motorista, um sistema de manutenção com custos de pneus, peças e serviços, um cartão de abastecimento e um cartão de pedágio.

O controle de quilometragem em um sistema de rastreamento veicular.

São tantas plataformas que o gestor tem grande dificuldade em compilar tudo em um único local e avaliar qual está sendo realmente o seu custo por quilômetro para cada carro.

O Business Intelligence irá reunir todas essas informações separadas, gerar indicadores dos mais variados, sendo um deles o custo por quilômetro. Indicador esse que é essencial para a avaliação de lucratividade de uma rota, planejamento de entregas e cálculo do custo de um frete.

2. Controlar o modo de condução do motorista

O modo de condução do motorista é um dos fatores que mais influenciam o custo operacional dos veículos. Sabemos que a forma como o motorista dirige impacta diretamente nos custos de manutenção, combustível, pneus e na depreciação do caminhão.

Assim, controlar o modo de condução do motorista é fundamental.

Esse modo de condução do motorista está refletido em uma série de dados da dinâmica veicular, os dados de telemetria. O business intelligence organizará os dados de telemetria, como RPM, velocidade, aceleração, curvas, frenagens para criar um ranking dos melhores motoristas e te indicar aqueles que estão performando bem e aqueles que estão dirigindo mal e por isso precisam de treinamento.

Muitas ferramentas de telemetria veicular fazem a coleta de dados da rede CAN, mas não disponibilizam a informação detalhada, em relatórios para a sua interpretação. Esse papel é do Business Intelligence.

3. Verificar oportunidades de redução de custos

Os dados do BI irão mostrar ao gestor oportunidades de melhoria nos negócios. Com o Business Intelligence você poderá cruzar informações de consumo de combustível com o modo de condução do motorista para ver o comportamento que está fazendo a autonomia do veículo ser melhor ou pior e a partir disso melhorar a perfomance da sua equipe.

Assim, você poderá implementar uma cultura de direção econômica na sua frota.

Você poderá ver os tempos táticos da sua operação para otimizar ela, conseguindo realizar mais serviços com o mesmo número de carros.

4. Visualizar metas e resultados

Visualizar metas e resultados é o grande segredo do BI. Toda a saúde do seu setor ou negócio está clara.

A partir dos dados disponíveis você terá indicadores que mostraram como está performando cada setor da empresa, cada pessoa, cada veículo. Você poderá compreender onde estão os gargalos e a a partir disso criar planos de ação de melhorias.

A tecnologia da Infleet em gestão de frotas permite a você ter o total controle e transparência na gestão de frotas da sua empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto de custos, contribuindo para uma tomada rápida de decisões. Quer saber como a tecnologia Infleet pode ajudar a sua empresa? Clique aqui.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA