O que é gestão de frotas? Tudo que você precisa saber

A gestão de frotas é responsável tanto pela análise estratégica quanto pelo controle operacional dos meios de transporte da empresa e seus condutores.
03/03/2020
2 min de leitura

A gestão de frotas consiste na utilização de métodos, técnicas e ferramentas que possibilitam reduzir os riscos relacionados aos veículos, aumentar a qualidade do serviço prestado com a frota e aumentar a produtividade.

A gestão de frotas é responsável tanto pela análise estratégica quanto pelo controle operacional dos meios de transporte da empresa e seus condutores, centralizando todas as atividades de controle de manutenção, abastecimento, quilometragem, disponibilidade dos veículos até análises estratégicas sobre terceirização de frota, contratação de autônomos ou compra de veículos próprios.

O profissional responsável por essa tarefa na empresa é o gestor de frotas, que precisa ser dinâmico e atento as novidades – Tendências na Gestão de Frotas.

Algumas questões que o gestor de frotas deve analisar em sua rotina são:

  • Qual o melhor veículo para minha operação?
  • Quantos veículos são necessários para atender a minha demanda?
  • Qual o meu custo com manutenção e como planejá-la?
  • Qual o meu custo com combustível e como controlá-lo?
  • Como está a performance dos meus motoristas?
  • Como controlar a documentação dos meus veículos?
  • Como evitar multas?

Para responder a essas perguntas e realizar uma boa gestão de frotas é preciso ter o controle total das informações como quantidade de veículos, quilometragem percorrida, horas trabalhadas dos motoristas, combustível consumido, manutenções realizadas entre outras.

A utilização de indicadores chave, gerados a partir das informações coletadas, é essencial para mostrar o estado da sua frota, veja aqui os principais: Principais Indicadores para gestão de frotas.

Nesse sentido, os softwares de gestão de frotas são grandes aliados dos gestores, pois eles permitem a coleta e armazenamento dos dados para uma posterior análise e auxílio na tomada de decisão. Com isso, o gestor pode ter um maior controle a respeito da sua frota e da sua operação, recebendo, inclusive, alertas para que ele possa agir sobre problemas que estão ocorrendo ou mesmo que vão ocorrer.

A implementação de um software de gestão de frotas é algo simples, porém precisa ser realizada com cuidado. Neste post você pode ver como fazer isso: Passo a passo para implementar um sistema de gestão de frotas.

Quer saber como a Infleet pode te ajudar a fazer uma gestão de frotas mais inteligente? Entre em contato conosco!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.