Custos elevados com a manutenção da frota: saiba como reduzir

Confira nesse post como reduzir os custos da frota por meio da manutenção preventiva. Saiba mais clicando no artigo!
12/08/2022
4 min de leitura
Custos elevados com a manutenção da frota: saiba como reduzir

Dentro dos vários objetivos que o gestor de frota tem dentro da sua operação, a redução de custo com manutenção é um dos primeiros itens da sua lista. Esse é um dos desafios que deve ser colocado nas estratégias da empresa.

Afinal, a manutenção preventiva é um dos melhores custo-benefícios a médio e a longo prazo obtido pela frota. Deixar de realizar esse tipo de manutenção é aumentar os custos da empresa, algo que se deve evitar.

Por isso, separamos como reduzir os custos por meio da manutenção. Confira!

Tipos de custos de manutenção da frota

Já que o objetivo é reduzir os custos, a manutenção da frota é o melhor caminho. Em busca de melhorar o custo-benefício da empresa, o gestor deve colocar a manutenção no seu planejamento.

Os cuidados com cada item do veículo devem ser considerados para reduzir os custos operacionais. Troca de pneus, tipo de óleo, diesel e os custos variáveis que podem surgir. É importante fazer uma avaliação de tudo no seu prazo para evitar prejuízos futuros.

Ao realizar um planejamento para a manutenção, o gestor já tem uma programação para cada veículo da frota como também a garantia de um bom rendimento de cada um deles.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva contribui para uma melhor vida útil do veículo. Seu custo é menor, pois os itens são trocados no tempo certo e o veículo fica parado conforme o planejamento elaborado pelo gestor.

A manutenção preventiva é a mais segura para a frota, já que previne os danos do veículo e reduz o custo. Por isso, é importante ter um cronograma de checagem da frota para verificar cada item.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ocorre em situações que não tem um controle sobre a manutenção preventiva.

Ela não é realizada somente para o conserto do veículo, mas em situações que a vida útil chegou ao limite ou imprevistos aconteceram. Em algumas situações, ela pode ser evitada.

Por isso, seu custo é maior quando comparado com a manutenção preventiva, já que o custo não estava no planejamento e o veículo está em reparo ao invés de realizar a entrega.

Manutenção preditiva

É a manutenção que busca prever possíveis problemas que podem acontecer com os veículos por meio da tecnologia mais avançada.

Parecida com a manutenção preventiva, a preditiva é mais eficiente na redução de custos, já que exclui boa parte das manutenções corretivas. Vale ressaltar que o investimento inicial nesse tipo de manutenção é alto, pois precisa da aquisição dos equipamentos.

A importância de calcular os custos de manutenção da frota

Com o cálculo dos custos de manutenção da frota, o gestor terá o verdadeiro valor gasto para a manutenção da frota.

Além disso, os indicadores ajudam na aquisição dos veículos mais seguros e eficientes para a frota. Um veículo que pode ser mais caro, porém sua manutenção é menor que os outros, por exemplo.

Ao saber o valor real desses custos, o gestor poderá administrar melhor os demais custos envolvidos com a manutenção. Além de ter uma avaliação de quando é preciso trocar o veículo da frota por um mais novo.

Como calcular o custo de propriedade (TCO) da frota

Antes de realizar esse cálculo do custo de propriedade (TCO), é preciso saber qual o modelo que a frota possui, se é própria ou locada. Cada situação tem um cálculo diferente. Mas, de modo geral, o TCO é composto pelo custo de aquisição, custos de manutenção, despesas de utilização e valor de revenda do veículo.

Em linhas gerais, temos:

TCO = (Valor de compra do veículo) + (despesas de utilização) + (custos de manutenção) – (valor de revenda do veículo)

O custo não é somente o preço cobrado e, sim, todas as despesas do veículo. As variáveis envolvidas nesse cálculo podem ser diversas, mas tenha apenas os principais custos da frota e calcule o TCO para realizar a oferta de seu serviço.

Dicas para reduzir os custos de manutenção da frota

Confira alguns itens que pode te ajudar na redução de custos por meio de manutenção:

  • Elabore um planejamento de manutenção preventiva: isso vai permitir que você tenha uma programação de cada veículo sem prejudicar a logística da sua operação.
  • Forneça treinamento para os motoristas: é importante que os motoristas também estejam alinhados com o bom funcionamento do veículo e, se for preciso, forneça treinamentos para que eles tenham essa conscientização.
  • Programe a rota de cada entrega: verifique as condições da estrada e a jornada do motorista para evitar imprevistos e custos desnecessários com o veículo, além de garantir a segurança dos envolvidos.
  • Registre todas as informações: com os dados disponíveis, você pode acessar o histórico, analisar cada situação, além de adotar uma melhor estratégia para reduzir os custos.
  • Use um software de gestão: tenha a tecnologia como sua aliada para elaborar relatórios mais precisos com as informações registradas. O software na gestão de frota é essencial para um melhor rendimento.

Conclusão

Investir na manutenção de frotas é mais que somente reduzir os custos, pois é ter uma maior economia, produtividade e eficiência. Agora que você já sabe a importância de como reduzir os custos da frota por meio da manutenção, poderá organizar melhor o cronograma para sua empresa.

Gostou desse tipo de conteúdo? Assine a nossa Newsletter e acompanhe mais sobre esse e outros assuntos do mercado.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.