Cuidados relacionados ao sono e a direção

Se você trabalha com gestão de frotas, é provável que já tenha escutado relatos de condutores que alegaram ter cometido desvios em decorrência do sono.
14/07/2021
2 min de leitura

Se você trabalha diretamente com a gestão de frotas é provável que já tenha escutado relatos de condutores que alegaram ter cometido desvios em decorrência do sono. Infelizmente esse é um problema responsável por pelo menos 42% dos acidentes de trânsito no Brasil segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

A preocupação com esse tipo de situação deve chamar a atenção dos gestores não apenas pelas perdas de patrimônio que um evento como esse pode causar, mas principalmente por aquelas perdas relacionadas diretamente a vidas, sejam essas vidas a dos condutores ou mesmo da população em torno.

Como gestor ou gestora você pode estar se perguntando sobre quais medidas podem ser tomadas para auxiliar nesse processo de prevenção de acidentes relacionados ao sono. Estão curiosos? Seguem aqui conosco que vocês já vão descobrir!

  1. Controle a Jornada dos Condutores

A frase do William Deming de que “o que não se mede não se controla” já é uma constante nas conversas aqui da Infleet, e, nesse cenário ela é extremamente verdadeira, pois em sua maior parte os eventos de direção sob o efeito do sono estão relacionados ao ato de conduzir em horários onde naturalmente o corpo requer estar dormindo. Ou seja, a direção à noite pode ser entendida como um fator de risco por si só, logo, saber o horário em que os motoristas estão operando é fundamental para reduzir a incidência de acidentes relacionados à sonolência.

Existem diferentes formas de obter o controle da jornada, a mais tradicional consiste no uso de um formulário em papel. Embora essa alternativa pareça mais simples, pois exige apenas uma caneta por parte dos motoristas, deve-se observar que o trabalho de organizar e retirar informação dos dados obtidos é extremamente cansativo.

Outra opção está no uso de um aplicativo que pode ser acessado facilmente pelos condutores e encaminha todos os dados diretamente para sua plataforma de gestão de frotas.

  1. Avalie mudar o planejamento de rotas

Talvez após a análise das rotas executas pela empresa fique claro que existem melhorias a ser feitas para evitar que condutores sejam expostos a viagens noturnas ou ao acúmulo de horas excessivas em rodagem.

O cruzamento entre os dados de jornada do motorista e de telemetria vão também lhe auxiliar a identificar a qualidade da direção de cada colaborador de acordo com as condições a que esses são submetidos.

  1. Converse com os condutores

A importância dos diálogos diários ou semanais já foi discutida em diversas oportunidades nesse blog. Esse tipo de comunicação permite que a distância entre a equipe de gestão e a equipe operacional seja reduzida. Talvez existam queixas ou sugestões que só sejam conhecidas pelos seus condutores e uma breve conversa todos os dias pode ajudar a levar esses fatos ao conhecimento dos tomadores de decisão.

A Infleet entende que é fundamental prover ferramentas que ajudem a tornar a Gestão de uma Frota veicular ou de equipamentos sempre mais segura. Dessa forma as ferramentas que desenvolvemos entregam dados acionáveis, capazes de lhe auxiliar sobre onde devem ser tomadas ações que lhe auxiliam na redução de comportamentos perigosos.

Se você deseja saber mais sobre como lhe auxiliamos nesse desafio, deixe a nossa equipe comercial saber do seu interesse e nossos especialistas irão realizar uma análise completa das suas necessidades.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.