Cuidados no transporte de alimentos congelados

Cuidados no transporte de alimentos congelados

Se você tem acompanhado nosso blog, sabe que regularmente tratamos temas relevantes à gestão de frotas. A área de distribuição de alimentos é incrivelmente vasta. Hoje traremos algumas dicas e informações relacionadas ao transporte de produtos congelados, portanto, se essa é uma realidade da sua gestão, esperamos que esse texto lhe traga conhecimentos novos e ajude a consolidar aprendizados antigos.

Quando falamos em alimentos congelados precisamos entender o que existe de legislação vigente no país para orientar esse tipo de operação. Um alimento congelado é aquele que deve ter sua temperatura mantida em -18 C, sendo que existe uma tolerância até -15 C para curtos períodos de tempo, essas instruções podem ser encontradas na Resolução do CNNPA n 35, de 27 de dezembro de 1997.

Algumas dicas práticas para você não ter problemas com a legislação e atender seus clientes no mais alto nível são:

1. Equipamento de refrigeração e baú

Garanta que seus veículos possuem um equipamento de refrigeração adequado para a manutenção da temperatura de -18 C. Nesse quesito é muito importante que haja a presença de uma pessoa com conhecimento técnico em refrigeração. Pois a escolha do equipamento correto não diz respeito apenas a marca, mas também a potência adequada para o volume e material conduzido.

É importante saber que o baú precisa estar preparado para o transporte do alimento. O que significa cuidados com limpeza e contato com o alimento. Todo material que tiver contato com alimento, sejam prateleiras, cordas ou ganchos precisam ser limpos regularmente, seguindo um cronograma onde seja feito o registro de quem realizou a limpeza e quando.

2. Treinamento dos funcionários

A sua equipe é um fator essencial nesse tipo de trabalho. Uma vez que a temperatura foi desrespeitada e o produto comprometido as perdas são quase sempre inevitáveis. Dessa forma, capacitar a equipe para: operar corretamente os equipamentos de resfriamento, evitar aberturas desnecessárias do baú ou por tempo excessivo, ser cuidadosa com o contato com o alimento. Todas essas ações lhe ajudarão na mitigação dos riscos do processo aumentando o seu potencial de receita.

Os treinamentos são ferramentas de fundamental importância. Organize conversas semanais que envolvam assuntos como segurança, interações com clientes e cuidados no transporte dos alimentos. Lembre-se de parabenizar boas atitudes e usar casos reais para tornar a interação ainda mais relevante!

3. Monitore e tenha registro

Nada pode ser tão eficaz quanto o controle rápido e preciso do seu processo. Certamente, caso fosse possível, você gostaria de garantir o tempo todo que as condições de transporte estão sendo mantidas, certo? Então por que não garantir? Se você já está acostumado com o uso do monitoramento veicular, deve saber que é possível associar a este funcionalidades de telemetria (caso deseje conhecer mais sobre esse assunto veja os nossos textos sobre Telemetria).

Entre as funcionalidades que podem ser adicionadas está o controle da temperatura do baú do veículo. Esse controle geralmente é feito de maneira analógica, colocando sensores em pontos diferentes do baú. Essa informação é enviada ao rastreador que repassa ela para a plataforma de monitoramento.

Outra informação importante que pode ser lida também de forma analógica é a abertura da porta do compartimento resfriado. Isso irá lhe ajudar a combater comportamentos inadequados por parte dos operadores.

Com o monitoramento você terá acesso ao histórico desses dados. Podendo usá-los para comprovar informações com o cliente ou com órgãos reguladores. Além disso, você poderá usar como ferramenta para auxiliar na atribuição de notas aos motoristas e ajudantes.

Acreditamos que essas sugestões vão ajudar na consolidação da sua marca, transmitindo aos seus clientes e parceiros a imagem de seriedade e solidez que é esperada nesse mercado.

A Infleet trabalha com soluções integradas, caso você deseje conversar conosco a respeito de ferramentas para melhorar a sua gestão de frotas, sinta-se à vontade para contatar nossa equipe comercial.

Tecnologia de ponta para frotasMaior transparência da sua operação.

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA