Cuidados ao dirigir em dias de chuvas

Separamos aqui algumas dicas que você pode repassar aos motoristas da sua empresa, para propagar as melhores práticas de condução. Confira!
26/04/2021
3 min de leitura

Quem dirige sabe como um dia de chuva pode ser um desafio. Claro que a complexidade aumenta de acordo com o volume enfrentado, mas é fundamental conhecer as ações que devem ser tomadas nesses dias. Separamos aqui algumas dicas que você pode repassar aos motoristas da sua empresa, para propagar as melhores práticas de condução.

Antes de entrar nas dicas é preciso destacar primeiro que em algumas situações talvez a melhor opção seja adiar as atividades programadas, pois o desafio pode ser mais arriscado do que apenas enfrentar um temporal e acabar se tornando um risco evitável.

1. Consulte a possibilidade de alagamentos na rota

Se você já sabe o trajeto planejado para o veículo, vale verificar se são trechos conhecidos por apresentar alagamentos ou outros tipos de restrições que venha dificultar a passagem dos veículos.

Se for possível, altere o trajeto ou tente reagendar os serviços programados para essa região, é comum que em dias de chuva exista uma compreensão maior sobre as dificuldades em realizar os serviços.

2. Farol baixo, mãos no volante e frenagens suaves

Se não tem jeito e será preciso colocar a frota na rua, preste atenção aos principais fatores que devem ser cuidados durante a direção. O uso do farol baixo (mesmo de dia) é fundamental para tornar o veículo mais visível aos outros usuários das vias, caso o veículo disponha de luzes auxiliares para a chuva será ainda melhor!

Claro que a necessidade de manter às duas mãos ao volante é fundamental em qualquer contexto, mas em dias de chuva ela precisa ser ainda mais reforçada, as pistas podem estar com sua capacidade de gerar atrito reduzidas, logo toda a atenção é fundamental para evitar derrapagens.

Outro risco que precisa ser observado é o da aquaplanagem, por isso a recomendação de uma direção mais suave, sem frenagens muito bruscas, pois, caso elas ocorram o veículo pode perder o atrito com a pista. Além disso, é fundamental estar atento à calibragem dos pneus.

3. Mantenha distância

A recomendação de manter a distância devida aos veículos ao redor é relevante mesmo em dias secos, porém, quando pensamos em um cenário de chuva, onde como acabamos de ver podem ocorrer fenômenos que causam a redução do controle por parte do motorista é preciso ser ainda mais preventivo já adotando uma postura de afastamento.

Dentro desse ponto é importante também ressaltar a necessidade de evitar parar em locais que possam favorecer a existência de acidentes, como curvas, passeios ou acostamentos, pois, com a visibilidade reduzida o tempo de resposta pode sofrer um impacto negativo.

4. Garanta a manutenção preventiva

Uma excelente forma de se antecipar aos problemas oriundos desse tipo de situação é através da prática periódica de manutenções. Assim você pode garantir que nos momentos onde o veículo será mais exigido ele poderá responder de forma adequada ao que está sendo demandado.

Realize o controle contínuo desses serviços, garantindo não só uma melhoria na autonomia do veículo como mais segurança para a sua operação.

5. Use as ferramentas de telemetria

Hoje já existem diversas ferramentas que podem auxiliar no controle dos motoristas em dias chuvosos. É possível fazer uso de um sensor de chuva, que vai lhe informar em quais horários o motorista enfrentou chuva e como ele se comportou, logo, caso tenha sido apresentado um padrão que não está conforme as medidas de segurança indicadas aqui você poderá agir rapidamente evitando a ocorrência de acidentes.

Uma plataforma de telemetria que gere indicadores e insights para a tomada de decisão é fundamental nesse sentido!

A Infleet desenvolve tecnologia voltada ao aumento da segurança da sua frota, fazemos isso lhe dando dados que permitem saber como os veículos estão sendo conduzidos, ajudando assim a identificar padrões que representem riscos à operação, lhe dando dados para intervir junto aos motoristas, ajudando-os a melhorarem o seu modo de condução, tornando a operação mais segura e eficiente.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.