Cuidados ao dirigir em dias de chuvas

Cuidados ao dirigir em dias de chuvas

Quem dirige sabe como um dia de chuva pode ser um desafio. Claro que a complexidade aumenta de acordo com o volume enfrentado, mas é fundamental conhecer as ações que devem ser tomadas nesses dias. Separamos aqui algumas dicas que você pode repassar aos motoristas da sua empresa, de forma a propagar as melhores práticas de condução.

Antes de entrar nas dicas é preciso destacar primeiro que em algumas situações talvez a melhor opção seja adiar as atividades programadas, pois o desafio pode ser mais arriscado do que apenas enfrentar um temporal e acabar se tornando um risco evitável.

1. Consulte a possibilidade de alagamentos na rota

Se você já sabe o trajeto planejado para o veículo, vale verificar se são trechos conhecidos por apresentar alagamentos ou outros tipos de restrições que venha dificultar a passagem dos veículos.

Se for possível, altere o trajeto ou tente reagendar os serviços programados para essa região, é comum que em dias de chuva exista uma compreensão maior sobre as dificuldades em realizar os serviços.

2. Farol baixo, mãos no volante e frenagens suaves

Se não tem jeito e será preciso colocar a frota na rua, preste atenção aos principais fatores que devem ser cuidados durante a direção. O uso do farol baixo (mesmo de dia) é fundamental para tornar o veículo mais visível aos outros usuários das vias, caso o veículo disponha de luzes auxiliares para a chuva será ainda melhor!

Claro que a necessidade de manter às duas mãos ao volante é fundamental em qualquer contexto, mas em dias de chuva ela precisa ser ainda mais reforçada, as pistas podem estar com sua capacidade de gerar atrito reduzidas, logo toda a atenção é fundamental para evitar derrapagens.

Um outro risco que precisa ser observado é o da aquaplanagem, por isso a recomendação de uma direção mais suave, sem frenagens muito bruscas, pois, caso elas ocorram o veículo pode perder o atrito com a pista. Além disso é fundamental estar atento à calibragem dos pneus.

3. Mantenha distância

A recomendação de manter a distância devida aos veículos ao redor é relevante mesmo em dias secos, porém, quando pensamos em um cenário de chuva, onde como acabamos de ver podem ocorrer fenômenos que causam a redução do controle por parte do motorista é preciso ser ainda mais preventivo já adotando uma postura de afastamento.

Dentro desse ponto é importante também ressaltar a necessidade de evitar parar em locais que possam favorecer a existência de acidentes, como curvas, passeios ou acostamentos, pois, com a visibilidade reduzida o tempo de resposta pode sofrer um impacto negativo.

4. Garanta a manutenção preventiva

Uma excelente forma de se antecipar aos problemas oriundos desse tipo de situação é através da prática periódica de manutenções. Assim você pode garantir que nos momentos onde o veículo será mais exigido ele poderá responder de forma adequada ao que está sendo demandado.

Realize o controle contínuo desses serviços, garantindo não só uma melhoria na autonomia do veículo como mais segurança para a sua operação.

5. Use as ferramentas de telemetria

Hoje já existem diversas ferramentas que podem auxiliar no controle dos motoristas em dias chuvosos. É possível fazer uso de um sensor de chuva, que vai lhe informar em quais horários o motorista enfrentou chuva e como ele se comportou, logo, caso tenha sido apresentado um padrão que não está em conformidade com as medidas de segurança indicadas aqui você poderá agir rapidamente evitando a ocorrência de acidentes.

Uma plataforma de telemetria que gere indicadores e insights para a tomada de decisão é fundamental nesse sentido!

A Infleet desenvolve tecnologia voltada ao aumento da segurança da sua frota, fazemos isso lhe dando dados que permitem saber como os veículos estão sendo conduzidos, ajudando assim a identificar padrões que representem riscos à operação, lhe dando dados para intervir junto aos motoristas, ajudando-os a melhorarem o seu modo de condução, tornando a operação mais segura e eficiente.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas