A gestão de frota é muito mais do que somente elaborar as melhores estratégias e medir os resultados, pois é preciso também fornecer boas condições de trabalho para os motoristas.
O fator humano deve ser considerado, já que o condutor é um dos principais aliados do gestor. Recursos humanos, motivacionais e monitoramento são meios eficazes para analisar se o trabalho está sendo realizado de acordo com as normas da empresa.
O uso da tecnologia garante ao gestor de frota analisar qualquer informação em tempo real como também permite mais segurança para os motoristas. Afinal, o comportamento ao volante deve ser feito de forma que não impacte negativamente na operação.
Assim, neste artigo, confira como amenizar as preocupações com o motorista com o auxílio da tecnologia.
Por que fazer o monitoramento de comportamentos dos motoristas?
De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Isso quer dizer que o comportamento do motorista de frota é decisivo para essa ocorrência, como falar ao celular enquanto dirige, acelerar acima do permitido, dormir na direção, dentre outros.
Além de causar acidentes, o comportamento inadequado do motorista resulta também em multas e até suspensão da carteira, sendo um prejuízo para a frota.
Ao realizar esse monitoramento, o gestor da frota pode reduzir esses incidentes no trânsito. Com mais credibilidade e confiança no mercado, sua reputação melhora com os clientes. Afinal, ninguém quer entregar sua mercadoria para uma empresa que apresenta riscos nos seus processos.
Contudo, esse monitoramento não é realizado somente para este fim. Vale também para reconhecer os bons condutores, criar ações que valorizem o esforço, elaborar um calendário de treinamentos e ter uma equipe alinhada com os objetivos da frota.
Já em relação aos veículos, o monitoramento permite um aumento de vida útil, redução de custos e manutenção no tempo correto. Com o motorista alinhado e veículos em bom estado, a entrega final será realizada com sucesso e, consequentemente, resultará em clientes satisfeitos.
O uso da tecnologia no controle do comportamento dos motoristas
A tecnologia é uma das melhores soluções para auxiliar o gestor de frota. Monitorar o comportamento dos motoristas e itens como velocidade, frenagem, aceleração, curvas, desvio de rotas, desvio de rotas, trechos perigosos, entre outros fatores.
Existem várias ferramentas que ajudam o gestor a realizar esse monitoramento, mas a Telemetria faz uma grande diferença. Ela apresenta informações em tempo real e contribui na tomada de decisão do gestor.
Telemetria
A telemetria tornou-se um dos elementos importantes no monitoramento do comportamento do motorista no trânsito. Já que essa tecnologia permite que o gestor identifique prontamente dados sobre infrações, velocidades, desvio de rota e ações que possam causar acidentes, além dos gastos com combustíveis e manutenção.
O uso da telemetria leva informações que permitem não somente ações preventivas dentro da estratégia da gestão da frota e ações corretivas. Assim, os comportamentos inadequados são reduzidos com menor índice de acidentes e prejuízos.
Como aplicar na prática esse controle
O uso das tecnologias é um excelente meio para o monitoramento do comportamento dos motoristas de frota. Além das informações em tempo real e a criação de relatórios, é importante que o gestor realize diferentes abordagens com os condutores e beneficie os primeiros do ranking. O reconhecimento estimula os primeiros colocados a manterem sua excelência como a melhoria dos demais.
É fundamental explicar o uso de cada ferramenta para os motoristas e conscientizar de como elas são fundamentais para um bom comportamento na direção. Não é visando somente a proteção dos veículos, mas também a vida humana.
Esse monitoramento traz inúmeras vantagens e o gestor pode citar algumas para a sua equipe:
- Identificar de trechos perigosos;
- Traçar o perfil de condução dos motoristas;
- Controlar a jornada de trabalho;
- Aumentar a segurança de cargas;
- Reduzir excesso de velocidade;
- Melhorar a gestão de rotas e de prazos de entrega;
- Reduzir os custos com manutenção e com combustível;
- Gerar relatórios mais completos.
Conclusão
O gestor de frota deve ter um diálogo permanente com os motoristas. Afinal, eles vivenciam a realidade e podem explicar pontos de vistas diferentes, sobre o papel de cada ferramenta utilizada e os benefícios adquiridos com o seu uso.
Por isso, realizar a DDS, mais conhecida como o diálogo diário de segurança na sua gestão de frota, faz a diferença na relação entre gestor de frota e condutores.
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