Como o comportamento do motorista afeta os resultados de uma frota

O comportamento do motorista tem um impacto direto no resultado. Quer entender melhor sobre o assunto? Clique no post e leia já!
22/02/2022
4 min de leitura

Entre os gestores de frota há uma unanimidade: o comportamento do motorista tem um impacto direto no resultado. Desde acelerações bruscas, direção perigosa em curvas e excesso de velocidade, as ações dos condutores podem afetar os custos e a produtividade, bem como o registo de segurança e a reputação de uma organização.

À luz do aumento dos preços dos combustíveis e da legislação de segurança rigorosa, está mais difícil do que nunca para o gestor de frota controlar os custos.

Felizmente, a tecnologia está mudando isso: com monitoramento de motoristas em tempo real, é possível economizar com combustível, manutenção e despesas operacionais, enquanto gerencia uma frota mais segura e responsável.

Frotas em evolução para o futuro

O papel do gestor de frota evoluiu nos últimos anos.

Além de monitorar os níveis de produtividade e a saúde do veículo, as empresas têm a obrigação moral e legal de manter os motoristas seguros. Isso significa que é imprescindível ser capazes de gerenciar os desafios que afetam o tempo de inatividade do motorista e do veículo, como:

Erro humano que leva a acidentes rodoviários

As mortes no trânsito continuam a aumentar, e os últimos relatórios confirmam um número global de cerca de 1,35 milhão de mortes por ano. A maioria desses acidentes e lesões são causadas por fatores do comportamento humano, como excesso de velocidade, direção distraída e dirigir sob a influência do álcool.

Maus hábitos de condução – o que leva à redução da vida útil do veículo

Ações como aceleração agressiva, frenagem brusca e curvas rápidas afetam a qualidade e a longevidade de qualquer frota, e o aumento do desgaste significa maiores custos de manutenção.

Má condução – que desperdiça combustível

Aceleração, excesso de velocidade e inatividade desperdiçam combustível desnecessariamente, em vez de otimizar o uso mantendo uma velocidade razoável.

Eficiência como resultado do bom comportamento

Bons hábitos de condução são boas notícias para qualquer gestor de frota. Além das vantagens de custo, é possível tirar o máximo proveito de seu pessoal e de sua frota.

Ao usar a tecnologia para ‘detectar e corrigir’ proativamente o comportamento do motorista, o gestor de frota é mais capaz de implementar práticas de direção mais eficientes, ao mesmo tempo, em que apoiam mais responsabilidade e segurança do motorista.

Seja qual for a maneira como observa, se o gestor da sua frota for capaz de monitorar o comportamento do motorista em uma frota com vários motoristas, isso também ajudará a: reduzir os custos com seguro, identificar pontos críticos de acidentes, fornecer evidências para reivindicações de lesões, evitar abuso por parte dos motoristas, melhorar a reputação de segurança, apoiar o investimento na formação de condutores e reduzir ainda mais as emissões de CO², o que também é uma boa notícia para o planeta.

Monitoramento ativo para ação imediata

A tecnologia dá às empresas uma visão direta das ações do motorista ao volante. Por meio do monitoramento ativo, os dados do motorista e do veículo podem ser apresentados em tempo real ou como relatórios históricos para acompanhar tendências.

Por meio de dispositivos e sensores sem fio e integração com computadores de bordo dos veículos, os gestores podem identificar ações específicas que podem apontar para um mau comportamento de direção ou abuso do veículo, ou seja, fornecem ao gestor de frota novos insights sobre a saúde de suas frotas.

A plataforma integrada da Infleet monitora as ações do motorista, como velocidade, marcha lenta, frenagem brusca, aceleração excessiva e giro rápido. Algoritmos inteligentes e personalizados coletam esses dados e dão um passo adiante, transformando-os em informações úteis sobre o desempenho do motorista e da frota.

Isso significa maior controle da frota por meio de alertas em tempo real que ajudam a lidar com o risco e interromper o comportamento dispendioso do motorista. Com painéis de gerenciamento fáceis de usar, é possível usar e analisar os dados de várias maneiras criativas para definir metas, calcular as pontuações dos motoristas, incentivar a melhoria e recompensar o bom comportamento ao dirigir.

Use os dados para incentivar o bom comportamento ao dirigir

Ao assumir a responsabilidade por seus motoristas, as empresas têm o dever de fornecer a cada pessoa o equipamento e o conhecimento de que precisam para fazer seu trabalho da melhor maneira possível. A combinação de tecnologia e treinamento é poderosa para obter um retorno sobre o investimento.

Para os motoristas, programas contínuos de gerenciamento de comportamento podem até ajudar a elevar a moral e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para eles.

E por meio de treinamento direcionado, incentivos e cartões de pontuação, o gestor de frota pode mudar o comportamento de forma proativa para melhorar a segurança geral da frota.

O rastreamento do comportamento do motorista em tempo real pode ajudar ao gestor da sua frota a atingir suas metas de custo e segurança.

E então, o que achou desses insights sobre o comportamento do motorista? Interessou-se em saber mais?

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.