Como você pode reduzir o custo de combustível da sua frota?

O combustível pode estar entre as suas maiores despesas na gestão da frota. Confira algumas dicas para reduzir esse custo!
11/04/2022
5 min de leitura
Como você pode reduzir o custo de combustível da sua frota?

Indiscutivelmente, o custo mais alto entre todos os outros custos para frotas é o custo de combustível da frota. Claro, existem muitos outros custos, como manutenção, custo dos veículos e salário dos funcionários , mas o combustível é um dos principais fatores de custo para qualquer frota.

Os custos de combustível têm aumentado dia a dia, o que torna uma grande preocupação, especialmente para o orçamento. Os US$ 70,41 por barril de petróleo bruto em 2021 subiram para uma média de US$ 80,00 por barril agora em 2022 e esse valor, provavelmente, aumentará ainda mais devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Economizar custos de combustível pode reduzir o custo de transporte em grande medida, resultando em menos despesas e, portanto, mais lucro para a empresa/indivíduo.

Existem muitos fatores gerais que afetam o custo do combustível e também as pessoas, mas existem alguns detalhes específicos da frota e que comprometem seus custos operacionais, como:

  • Otimização de veículos
  • Gerenciamento de combustível
  • Condução não eficiente
  • Tempo muito extenso para concluir as operações
  • Planos de rota longos/não otimizados

Uma das melhores maneiras de reduzir o custo do combustível é simplesmente contar com a ajuda de um sistema de gestão de frota que auxilia diretamente na gestão de combustível.

O sistema de gerenciamento de frota pode reduzir o custo de combustível da frota devido aos vários recursos que ele fornece. Continue a leitura e entenda, detalhadamente, quais são eles.

Rastreamento de rota

O sistema de gestão de frota rastreia o trajeto do veículo através do sistema GPS no celular do motorista ou instalado no veículo.

Se o motorista não seguir a rota ou seguir a rota mais distante, o sistema avisará o motorista para permanecer no caminho certo. Isso reduzirá (e muito!) o custo do combustível.

O gestor da frota também pode visualizar a rota atual em tempo real.

Segurança contra roubo de combustível

A solução rastreará o recebimento do cartão de combustível e comparará com o combustível real reabastecido no veículo.

Se os dois não corresponderem, o gestor saberá sobre o roubo de combustível e poderá tomar outras medidas.

Isso também ajudará a separar o custo real do combustível de quaisquer outras compras que o motorista teria feito durante sua parada no posto de combustível.

O monitoramento do desempenho do motorista melhora a eficiência de combustível

O sistema integrado da Infleet, por exemplo, observa cada movimento do veículo.

Fatores como aceleração excessiva, marcha lenta (deixar a ignição do veículo ligada quando não estiver em uso), frenagem repentina, RPM, aceleração, curvas bruscas podem levar a uma baixa eficiência do veículo.

Assim, pelo monitoramento de desempenho, os motoristas ineficientes podem ser instruídos a corrigir sua falha por meio do ranking do motorista e receber o treinamento adequado.

Gestão da saúde veicular

O sistema integrado Infleet rastreia todos os sistemas do veículo. A plataforma alerta o gestor da frota sobre qualquer situação do veículo antes que se torne um grande problema que resultaria em um desempenho ruim do veículo, levando à diminuição na eficiência de combustível da frota.

Mantenha um gráfico de combustível

O sistema desenvolve uma tabela de combustível dos veículos para determinar a eficiência de cada veículo e ajuda o gestor a escolher o melhor veículo para a frota a partir do aplicativo de gestão de frota, que é muito fácil de usar.

6 maneiras de economizar os custos de combustível da frota

Além do sistema de gestão de frota, outras formas também podem economizar custos de combustível da frota. Confira!

1. Parceria com fornecedores de combustível

Buscar uma parceria com fornecedores de combustível a uma taxa fixa pode ajudar na estimativa antecipada do custo do combustível.

A empresa também diminui um pouco a chateação por conta da flutuação dos preços do combustível. Além disso, esses fornecedores também podem oferecer facilidade de pagamento por meio de vários métodos de pagamento e vantagens, como cashback por meio do cartão de combustível.

2. Escolhendo um veículo altamente eficiente

Um veículo altamente eficiente dará o melhor resultado para a mesma quantidade de combustível em comparação com um veículo menos eficiente, resultando em uma redução no custo do combustível.

Pode-se comprar um novo veículo altamente eficiente ou escolher entre os veículos existentes com a ajuda da tabela de combustível desenvolvida pelo sistema de gestão de frota.

3. Escolhendo o combustível certo para sua frota

Existem vários combustíveis disponíveis no mercado, como GLP, GNV, diesel, gasolina, etc.

Escolher um combustível que atenda ao seu propósito e custe menos seria o combustível ideal e reduziria o custo do combustível da frota. Pode-se também usar o combustível mais recente, como eletricidade, mas as únicas limitações são aplicáveis ​​apenas a veículos elétricos.

4. Reduzindo o tamanho da frota

Esta pode ser uma tarefa desafiadora para uma empresa, mas se implementada pode reduzir consideravelmente o custo de combustível da frota.

5. Fornecimento de combustível

Técnica de condução eficiente ao condutor, tornando-o habilidoso e mudando a sua mentalidade para uma condução econômica, resultando na eliminação do desperdício de combustível num veículo.

Isso inclui melhor uso das marchas, manutenção de uma velocidade constante, uso do pneu com baixo consumo de combustível e manutenção da pressão correta dos pneus, antecipação das condições da estrada, reabastecimento nos lugares certos, dentre outros.

6. Condução sazonal

Usando a técnica de condução sazonal, como a técnica de condução no verão e a técnica de condução no inverno, você também pode reduzir o custo de combustível da frota. Entenda como funciona:

No inverno

O óleo usado nos veículos deve ser capaz de trabalhar em ambiente frio, a marcha lenta para aquecimento do veículo deve ser minimizada, usando descongeladores e aquecedores de bancos necessários, etc.

No verão

O motorista deve tentar reduzir o uso de ar-condicionado, pois eles levam a um maior consumo de combustível, podendo optar por abrir as janelas sempre que possível.

Conclusão

Os gestores de frota também podem responder à incerteza da redução do consumo de combustível, seja acompanhando o aumento repentino do mercado ou usando dados e ferramentas que promovam práticas mais eficientes para economizar os custos com combustível.

Como diz o ditado, você não sabe o que não sabe. E se você estiver gerenciando uma frota sem um sistema adequado, estará perdendo uma tonelada de dados e insights sobre o status de sua frota, tanto em termos de desempenho de veículo individual quanto de suas operações como um todo.

Veja como a Infleet pode ajudar sua empresa a reduzir o consumo de combustível. Não perca tempo e marque um teste grátis com um de nossos especialistas ainda hoje.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.