Como prevenir desvio de carga?

Neste post vamos abordar situações sobre desvio de cargo e qual a melhor forma de agir nesses casos na sua frota.
16/10/2019
3 min de leitura

Você já se deparou com funcionários desviando mercadorias?

Casos de desvio de mercadoria são constantes nos noticiários de todo o país. Essa é uma situação comum que muitas distribuidoras e transportadoras precisam lidar no seu dia a dia e o prejuízo provocado para as empresas é elevado.

Mas você já sentiu dúvida quanto a melhor forma de agir? Dúvidas sobre as consequências da sua decisão?

Esse comportamento de um funcionário, uma vez comprovado, é criminoso, podendo configurar, por exemplo, furto, apropriação indébita ou estelionato, previstos no Código Penal.

Então, como evitar os desvios de mercadoria e se proteger dessa situação?

Essas são algumas perguntas que nos fazemos no momento em que encontramos casos de funcionários que estão desviando mercadorias na empresa e que precisam ser consideradas cuidadosamente. Neste post vamos abordar essa situação e qual a melhor forma de agir nesses casos.

1. MONITORE A ROTA DOS VEÍCULOS

Em um novo cenário, imagine o caso em que o gestor faz o controle apenas pelo celular, pedindo para o funcionário ligar ou enviar uma mensagem no momento em que a entrega for realizada, porém, ele não utiliza sistema de monitoramento da sua frota. Como esse gestor saberá que o funcionário de fato foi no local que ele falou?

Como ele saberá se um motorista foi em um local indevido realizar a entrega de mercadoria desviada? Caso ele perceba o desvio, como poderá comprovar?

No Rio de Janeiro, uma distribuidora de alimentos foi condenada a pagar R$ 20.000,00 a um funcionário demitido por justa causa que estava desviando mercadoria porque foi considerado que a empresa não conseguiu provar a ação ilícita do seu funcionário¹.

Os dispositivos GPS permitem a avaliação das rotas traçadas durante a operação:

  • Posição do veículo em tempo real;
  • Tempo de viagem;
  • Distância percorrida;
  • Rotas;
  • Pontos de parada;

Então, é fornecido um histórico perfeito para ser verificado se o funcionário cumpriu o plano traçado e entregou nos locais corretos no horário previsto.

Porém, com as atividades do dia a dia, muitos gestores não tem tempo para analisar dados de sistemas de rastreamento, certo?

Sistemas mais avançados, como o da INFLEET, além de fornecerem dados históricos também emitem alertas via e-mail para os responsáveis, para que eles sejam informados em tempo real sobre paradas indevidas dos seus veículos. Assim, não é mais necessário ficar olhando constantemente a plataforma de gestão.

2. CONTROLE O ESTOQUE

Ter o controle total sob o seu estoque é um fator fundamental para evitar o desvio de mercadorias. Apenas sabendo quais produtos estão sendo transportados, por qual motorista, em qual caminhão, com horários de saída e chegada além do estoque disponível será possível observar desvios.

Imagine uma empresa em que não há registro adequado dos itens que estão sendo transportados e que não possui procedimento padrão de confirmação do recebimento do pedido por parte do cliente. Como poderemos saber que a entrega foi feita adequadamente? Como saber qual era o responsável pela entrega?

Nesse caso, o funcionário poderá facilmente sair com 10 caixas para entrega, entregar 9 e revender uma por um menor preço sem que a empresa e o cliente tenham conhecimento.

Sistemas de códigos de barra e ERPs podem contribuir significativamente para a resolução desse problema, registrando todas as mercadorias que estão sendo transportadas, por quem e qual veículo, com data e hora de entrega. Assim, a empresa poderá ter histórico dos dados caso precise checar alguma informação, melhorando o controle sobre o processo de entrega.

3. USE A ASSESSORIA JURÍDICA

Por se tratar de uma situação com potencial ação criminal ou trabalhista, é fundamental a empresa estar prevenida juridicamente.

Uma entrada com ação criminal contra o funcionário, sem provas suficientes pode resultar em uma ação contra a empresa por danos moriais, pois, o funcionário pode alegar constrangimento e abalo moral com esta situação, uma vez que, o registro de boletim de ocorrência e repercussão na empresa, afetam moralmente o empregado.

CONCLUSÃO

Queremos evitar problemas com desvio de mercadoria e processos trabalhistas.

Para isso, é fundamental possuirmos o total controle sobre o processo de entrega, rotas realizadas, jornada do motorista e estoque de produtos. Apenas assim será possível ter informações confiáveis que garantam a qualidade da entrega e a correta tomada de decisão pelo gestor.

Sistemas de monitoramento de frotas e ERPs contribuem significativamente para essa maior segurança ao fornecerem registro de todos os processos logísticos realizados pela empresa.

A INFLEET possui produtos de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão do gestor. Agende seu teste grátis!

Referência:
1 – https://www.conjur.com.br/2014-jan-09/falta-provas-acusado-desviar-produtos-reverte-justa-causa

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.