Como diminuir os custos de combustível da frota através da marcha lenta do caminhão?

Ao reduzir a marcha lenta do caminhão, você pode aumentar ainda mais o orçamento de combustível. Acesse o artigo e confira!
02/09/2022
4 min de leitura

Com os preços dos combustíveis atuais, os gestores de frota precisam conservar cada galão de diesel para proteger os resultados. Essa realidade confere uma nova urgência ao combate à marcha lenta de caminhões.

Os gerentes que reduzem a marcha lenta, reduzem os custos de combustível da frota e, ao mesmo tempo, reduzem as emissões de CO², outro objetivo crítico. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, a marcha lenta de veículos comerciais é responsável por desperdiçar 3 bilhões de galões de combustível e liberar milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera a cada ano.

Quanto um semirreboque queima de combustível em marcha lenta?

Um semirreboque usa quase um galão de diesel para cada hora que o motor fica em marcha lenta. Isso pode aumentar os custos de combustível de frota de caminhão por ano. Além disso, o desgaste causado pelo excesso de marcha lenta do caminhão leva a custos adicionais de manutenção e substituição prematura do veículo.

Os dados de inatividade fornecidos por um sistema de gestão de frota podem ajudar as empresas a reduzir essas despesas – e também evitar multas por inatividade.

Cada vez mais, muitas cidades e estados com leis anti-marcha estão impondo pesadas penalidades para caminhões em marcha lenta. Os gestores de frotas de longa distância, de aluguel e de last-mille, ou de entrega, devem conhecer as leis aplicáveis ​​ao longo de cada rota e compartilhar essas informações com os motoristas para garantir a conformidade.

Identifique quando e onde seus motoristas estão ociosos

Para reduzir a marcha lenta do caminhão, o desperdício de combustível e multas excessivas, você deve saber quando e onde seus caminhões estão parados.

Alguns caminhões em marcha lenta são inevitáveis. Em clima quente ou frio, os motoristas precisam controlar o clima na cabine, mesmo quando não estão dirigindo. Isso pode significar horas de inatividade enquanto eles dormem ou fazem uma pausa em uma parada de descanso para permanecer conforme os requisitos de horas de serviço.

Os motoristas também precisam ficar em marcha lenta nos semáforos vermelhos, quando parados ou desacelerados no trânsito, para manter a carga em uma temperatura adequada, para aumentar a pressão de ar necessária para o uso seguro dos freios ou para operar um aparelho auxiliar que funciona com a potência do motor. Mas alguns motoristas desenvolvem maus hábitos de marcha lenta, e são esses motoristas que aumentam seus custos de combustível desnecessariamente.

Com um sistema de gestão de frota você pode usar relatórios de inatividade para visualizar dados de inatividade em toda a sua frota e detalhar o comportamento de inatividade de cada motorista. Com esse sistema, os relatórios de inatividade incluem não apenas a hora e a localização de cada evento de inatividade, mas também o tempo de inatividade de trabalho e o tempo de inatividade desperdiçado. Você pode visualizar os minutos ociosos de um motorista por parada e o total de minutos ociosos por dia.

Os relatórios podem ser programados para serem executados automaticamente em intervalos predefinidos e também podem ser gerados manualmente, conforme necessário.

Se você não precisa rastrear a inatividade regularmente, mas deseja manter o controle sobre a inatividade mais flagrante, basta gerar um relatório de exceção.

Use alertas de inatividade longos para lidar com a inatividade do caminhão em tempo real

Às vezes, vale a pena pegar os piores infratores de marcha lenta em flagrante para que você possa intervir e agir antes que mais combustível seja desperdiçado e antes que alguém denuncie o caminhão por uma violação de marcha lenta.

Quanto mais você souber sobre os hábitos de marcha lenta de seus motoristas, melhor poderá identificar os motoristas que precisam de treinamento adicional sobre quando e por que desligar o motor.

Calcule o custo da marcha lenta do caminhão para sua frota

Quanto a marcha lenta está prejudicando sua organização em termos de custos de combustível da frota?

Se você não sabe, pode descobrir usando um sistema integrado de gestão de frota. Com ele, uma vez que você insere o custo de combustível de seus caminhões por galão, os relatórios de marcha lenta mostram seus custos de marcha lenta de trabalho e seus custos de marcha lenta desperdiçados.

Eles também revelam sua pegada de carbono medida em toneladas métricas de carbono emitidas por seus veículos.

Conclusão

Os custos de combustível da frota são o item número um do orçamento para muitas empresas de transporte rodoviário, representando até 60% das despesas operacionais.

Ao reduzir a marcha lenta do caminhão, você pode aumentar ainda mais o orçamento de combustível. Os dados de inatividade de um sistema de gestão de frota podem ajudá-lo a aplicar sua política de inatividade, identificar os motoristas que a violam e recompensar os condutores que dão um exemplo de comportamento bom para a empresa e o planeta.

Curtiu o nosso conteúdo? Siga-nos em nosso canal do YouTube e não perca nenhum episódio do Podcast do Gestor de Frota. Vamos lá?

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.