Como a telemetria te ajuda a prevenir acidentes

Como a telemetria pode ser aplicada para aumentar a segurança da sua operação de transporte. Saiba mais neste artigo!
18/09/2020
3 min de leitura
Como a telemetria te ajuda a prevenir acidentes

A palavra de ordem em qualquer operação de transporte é segurança. Uma das principais funções do gestor de frotas é garantir a segurança da sua equipe, dos veículos e da operação como um todo.

Ainda assim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde o Brasil ocupa o 5º no ranking de mortes no trânsito, perdendo apenas para Índia, China, EUA e Rússia.

Segundo um estudo conduzido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (atual Ministério da Infraestrutura), por exemplo, mais de 50% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas. Além disso, 90% dos acidentes de trânsito são motivados por falhas humanas, conforme análise do Observatório Nacional de Segurança Viária, e as perdas com acidentes envolvendo caminhões são até 12 vezes mais custosos do que os roubos de carga nas estradas, segundo a Associação de Gestão de Despesas de Veículos (AGEV).

Além do modo de condução do motorista, um outro ponto importante é a condição do veículo em circulação. De acordo com a Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa) as falhas mecânicas podem contribuir para acidentes. Pesquisas indicam que 47% dos automóveis envolvidos em acidentes possuíam algum tipo de problema.

Nesse cenário, é fundamental que o gestor de frotas estejam atentos a todos os pontos que podem resultar em acidentes, principalmente as condições de operação do veículo e o modo de condução do motorista.

Nesse sentido, a telemetria veicular é uma ferramenta fundamental para auxílio na criação de práticas de segurança dentro das empresas de transporte. Por isso, nesse artigo iremos apresentar algumas das principais causas de acidentes nas rodovias e como a telemetria pode ser aplicada para aumentar a segurança da sua operação de transporte.

PRINCIPAIS CAUSAS DE ACIDENTES NO TRÂNSITO

De acordo com o Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro 2019 estão no top 10 de causas de acidentes:

  • Defeitos mecânicos em veículo;
  • Ultrapassagem indevida;
  • Velocidade incompatível;
  • Não guardar distância de segurança;
  • Defeitos na via;
  • Sono;

De acordo com o Detran-PR uma batida em velocidade de 65 km/h provoca uma carga de 820 kg nos passageiros do veículo o que está relacionado à pesquisa do Departamento Nacional de Transporte britânico que indicou que em colisões acima de 64 km/h 85% das pessoas morrem e 15% ficam feridas.

Como evidenciado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, quase todas essas causas estão relacionadas a imprudência do motorista e podem ser combatidas com ações preventivas, educação em direção econômica e defensiva.

acidentes-transporte-rodoviario-causas

Atlas de Acidentalidade no Transporte Brasileiro – 2019.

A IMPORTÂNCIA DA TELEMETRIA PARA A SEGURANÇA

A telemetria veicular consiste na coleta remota de dados do veículo, seja através de sensores (telemetria analógica) ou através da conexão e leitura direta dos dados do computador de bordo do veículo (telemetria digital).

Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:

  • Velocidade;
  • Torque;
  • Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
  • Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo;

Assim, é possível para o gestor de frotas ter informações em tempo real sobre os seus veículos, histórico de dados e controle operacional. A partir dessas informações o gestor pode realizar um controle da frota que evite as principais causas de acidente citadas.

Com os dados de telemetria é possível ter um controle preciso do modo de condução do seu motorista, criando relatórios de infrações e ranking dos melhores motoristas. Assim, você saberá como está o RPM do veículo, se o motorista acelerou, frenou ou fez curva brusca, se o motorista dirigiu acima da velocidade e até mesmo quantas horas ele dirigiu durante um determinado dia afim de evitar e controlar a fadiga. O sistema também permite a criação de alertas para que o gestor seja avisado imediatamente do comportamento do motorista e possa até entrar em contato para prevenir uma nova infração.

Outro ponto fundamental da telemetria está no controle de manutenções.

Primeiramente, o uso das informações de telemetria para o controle do modo de condução do motorista, implementação de uma cultura de condução econômica irá reduzir drasticamente o desgaste das peças, contribuindo para um aumento da vida útil e da segurança do veículo.

Além disso, as informações de telemetria, permitem com que o gestor de frotas faça um acompanhamento mais preciso das manutenções preventivas, com um controle preciso de quilometragem.

TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO E TELEMETRIA INFLEET

O uso da telemetria veicular, como você pode ver no artigo, traz uma série de benefícios operacionais. A tecnologia da Infleet em gestão de frotas permite a você ter o total controle e transparência na gestão de frotas da sua empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto de custos, contribuindo para uma tomada rápida de decisões.

Quer saber como a tecnologia Infleet pode ajudar a sua empresa? Clique aqui.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.