Como otimizar o desempenho da frota utilizando um sistema de gestão de pneus

Como otimizar o desempenho da frota utilizando um sistema de gestão de pneus

O setor de frotas está cada vez mais competitivo, o que exige que você se mantenha atualizado e forneça um serviço confiável e de excelente qualidade aos seus clientes. No entanto, outro aspecto importante da gestão de uma frota é encontrar constantemente maneiras de melhorar a eficiência geral e outras formas que possam levar a algumas economias de custos.

É como o nosso CEO, Victor Cavalcanti, citou no primeiro episódio do Podcast do Gestor de Frotas:

“Você deixaria o seu notebook grudado no pneu, rodando? Então por que você não cuida do seu pneu?”.

Os pneus são um dos ativos mais caros da sua frota, por isso você deve encontrar maneiras de otimizar o desempenho deles. O manuseio ineficaz desse item pode prejudicar uma frota com bom funcionamento.

Se você está procurando maneiras de reduzir os custos operacionais da frota, um sistema de gestão de pneus é o caminho ideal. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre essa tecnologia.

O que é um sistema de gestão de pneus?

O sistema de gestão de pneus ajuda os motoristas e proprietários de frotas a obter informações sobre métricas de pneus em tempo real, como pressão e temperatura dos pneus. Além disso, pode ajudar a otimizar o desempenho e a quilometragem das frotas.

A maioria dos sistemas de gestão de pneus envolve uma válvula e um sensor, e mede as métricas dos pneus direta ou indiretamente (via velocidade da roda ou ABS). Se for detectado um pneu com baixa pressão, o sistema é capaz de alertar o motorista, possibilitando a tomada de ações corretivas.

Acidentes fatais também podem ser evitados e a economia de combustível pode ser melhorada usando essa solução.

Desafios enfrentados antes da implementação do sistema de gestão de pneus

De acordo com a estimativa da Polícia Rodoviária Federal, carros mal conservados, com pneus carecas, são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes nas estradas a cada ano.

Por isso, a vida e a segurança do motorista, funcionário ou demais colaboradores estão em questão. Sem um sistema de gestão de pneus, não há como um gerente de frota ou um motorista saber se um veículo é seguro para dirigir.

Custos com reparo de pneus, após acidentes, afetam negativamente a relação custo-benefício do frete. Sem soluções dinâmicas e viáveis, o gestor de frota não têm informações sobre pressão dos pneus, temperaturas, estoque, alocação de pneus, quilômetros percorridos por um conjunto de pneus, custo do pneu por quilômetro ou datas de manutenção dos pneus.

Seis benefícios de um sistema de gestão de pneus

Com um sistema de gestão de pneus, o gestor de frota pode manter o estoque de pneus e mapear o ciclo de vida dos pneus, desde o dia de sua instalação até o momento do descarte.

Com relatórios oportunos, irregularidades na pressão e temperatura dos pneus podem ser identificadas. Os proprietários de frotas podem inspecionar os pneus pelo portal e verificar se precisam de reparos ou não.

Confira detalhadamente os seis benefícios de ter um sistema de gestão de pneus

1. Melhora o desempenho da sua frota

O sistema de gestão de pneus ajuda a monitorar a pressão e a temperatura dos pneus, evitando o desgaste prematuro da borracha. Garante uma economia de combustível mais forte. O consumo de combustível pode ser melhorado em aproximadamente 3,3%, mantendo os pneus inflados nas pressões adequadas.

2. Ajuda a tomar decisões informadas

Elimine especulações relacionadas a pneus com o sistema de gestão de pneus.

Dependendo do tamanho e dos quilômetros percorridos, você pode planejar cronogramas de manutenção e manter a vida útil do pneu. Alertas e notificações acionados por GPS ajudam você a tomar melhores decisões para suas frotas e pneus.

3. Reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO)

Uma gestão de pneus bem implementada evita o tempo de inatividade não planejado, ajudando você a cumprir os cronogramas de manutenção. Isso significa que você reduzirá os custos de pneus e substituição, reduzindo significativamente seus custos gerais de transporte.

4. Manutenção do Inventário de Pneus

Gere relatórios por eixo dos pneus de sua frota com detalhes sobre sua instalação e quilômetro percorrido - para que você possa planejar a aquisição de estoque. Informe-se também sobre as condições dos pneus para reforma, manutenção ou substituição.

5. Aumenta a segurança

Pneus com pressão insuficiente ou excessiva podem ser perigosos. Dirigir com um pneu com pressão em excesso é arriscado, pois pode estourar e o condutor pode perder o controle do veículo. Pneus gastos podem derrapar se estiver nevando ou chovendo muito. Acidentes fatais devido a pneus ruins podem ser eliminados.

6. Ter ferramentas de gestão de pneus otimizam a rotina

Algumas ferramentas existentes no mercado permitem . As mais conhecidas são:

  • Plataforma Integrada Infleet
  • Prolog App
  • Sofit

Use sistemas de gestão de pneus que permitem ter uma visualização completa e organizada de todos os veículos e pneus associados, organizados em grupos e operações. A solução do Prolog pode ser uma boa opção.

O sistema de gestão de pneus do Prolog é muito simples: você pode acompanhar, através do celular ou computador, os prazos de inspeção para cada veículo.

Através do Prolog, você pode realizar o cadastro de cada pneu e veículo, além de acompanhar o status dos mesmos. Através da sonda de inspeção, que acompanha o case de equipamentos, todas as informações de cada pneu é coletada de forma automática e instantaneamente transferida para o sistema.

Pelo aplicativo, pode ser feita a rotina de aferição, a qual aponta o prazo de verificação de cada veículo. Para os pneus que apresentam desconformidade, Ordens de Serviços para sua correção ou manutenção são geradas automaticamente. Além disso, o sistema gera relatórios, oferecendo ao gestor de frotas mais segurança na tomada de decisões.

Conclusão

A principal razão pela qual os frotistas implementam sistemas de gestão de pneus é que a gestão manual do estoque de pneus se torna difícil. Informações cruciais, como os quilômetros percorridos pelo veículo após a alocação do pneu, as posições dos pneus ou as datas de manutenção, tornam-se difíceis de registrar.

Na ausência de um sistema adequado, saber quais pneus foram substituídos ou reformados é difícil de monitorar. O resultado é a incapacidade de identificar o dinheiro gasto em despesas relacionadas a pneus.

À medida que você escala seus negócios relacionados à frota, as despesas com combustível e pneus crescem exponencialmente. Para obter retorno sobre investimento mais altos e reduzir suas perdas, é necessário descobrir como gerenciar os custos dos pneus com eficiência.

Pneus calibrados corretamente podem aumentar a economia de combustível e reduzir seus custos de manutenção. Contudo, instalar um sistema de gestão de pneus é mais que apenas uma questão de negócios, trata-se de garantir a segurança de seus motoristas.

Pneus com pressão insuficiente ou excessiva representam riscos à segurança rodoviária. Evite-os usando um bom sistema de gestão de pressão dos pneus.

Curtiu o conteúdo? Se você quiser aprender mais sobre gestão de pneus e tirar suas dúvidas, assista ao vídeo “Gestão de pneus mais simples, rápida e precisa através da inspeção eletrônica” com Jean Zart, CEO da Prolog.

Este é um Guest Post feito em parceria com o Prolog App.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas