Como a telemetria pode melhorar as operações de uma frota de caminhões

Como a telemetria pode melhorar as operações de uma frota de caminhões

Uma gestão de frotas eficiente tem várias ferramentas para ter melhores resultados. Além das estratégias para aumentar a vida útil de cada veículo, o uso de combustível mais eficiente e um bom desempenho dos motoristas. Tudo é fundamental para acompanhar todo o processo da frota.

O uso da tecnologia trouxe uma nova forma de trabalho. Já que permite que o gestor utilize ferramentas que auxiliem na sua tomada de decisão, além de acompanhar tudo em tempo real.

A telemetria veicular é um exemplo de sucesso em acompanhar o comportamento dos motoristas, condições dos veículos e da rota. Principalmente, quando a telemetria é aplicada a caminhões, pois garante uma visão completa de toda a operação.

Mas, você sabe o que é e para que serve a telemetria em caminhões? Então, leia o artigo a seguir para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e confira as vantagens dessa ferramenta.

O que é telemetria?

A telemetria é a medição de dados de forma remota e realizada em tempo real. Essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores, porém é bastante utilizada em veículos.

A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes da frota. De modo que esses dados são acessados para uma pessoa responsável poder acompanhar sempre que for necessário. Os dados que podem ser acompanhados são variados como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível, entre outros.

Para o gerenciamento de uma frota pesada, esse acompanhamento é importante para conferir as cargas e o comportamento do motorista. O que auxilia o gestor de frota nas suas tomadas de decisão. Como a análise é individual, o gestor poderá decidir de forma rápida, assertiva e estratégica, o que reduz os custos e otimiza a operação da sua frota.

Como funciona a telemetria em caminhões?

Como já citado, a telemetria é bastante utilizada em veículos e para caminhões se torna uma ferramenta essencial para a gestão de frota.

O sistema coleta vários dados em tempo real de forma que auxilia o gestor a verificar as condições do veículo, da estrada e do motorista. Isso faz diferença no momento em que seja necessário que o gestor realize uma tomada de decisão rápida em algum imprevisto que aconteça.

De forma geral, ao utilizar o sistema de telemetria em caminhões, o gestor poderá ter acesso a diversos dados, como por exemplo:

  • Velocidade média percorrida;
  • Consumo de combustível;
  • Freadas e arrancadas bruscas;
  • Distâncias percorridas;
  • Localização geográfica em tempo real;
  • Problemas de manutenção;
  • Monitoramento de RPM;
  • Temperatura do motor;
  • Uso do cinto de motorista.

Vantagens de utilizar a telemetria na frota de caminhões

A frota que faz uso da telemetria tem diversas vantagens. Mas, quando a telemetria é aplicada na frota de caminhões, ela traz outros diferenciais que vamos acompanhar a seguir quais as suas vantagens.

1. Maior controle sobre os veículos

Por meio da telemetria, o gestor poderá acompanhar o estado do veículo, quais as condições da estrada e a rota percorrida pelo motorista.

Caso aconteça algum imprevisto ou não siga o planejamento, o gestor é notificado e pode verificar na mesma hora. O que resulta em ter mais controle sobre cada caminhão.

2. Mais segurança para os motoristas

Ao ser instalado no caminhão, a telemetria permite que o gestor monitore os padrões de direção de cada motorista. Isso faz com que ele possa identificar quais abordagens podem ser feitas a fim de melhorar sua condução.

Como o motorista é fundamental no processo da gestão de frota, ao ter uma direção mais segura significa menos infrações no trânsito, redução de acidentes, uso mais eficiente do combustível e, principalmente, segurança dos motoristas.

3. Menor risco de acidentes na estrada

Com o monitoramento, a telemetria contribui na identificação de situações de riscos na estrada, sonolência ou distração do motorista, por exemplo.

Apesar do acontecimento de fatores externos nos quais o gestor não tem controle, ele pode criar outras políticas de incentivos para seus motoristas. Como treinamentos, palestras e comunicações para que todos tenham conscientização de uma direção mais segura. O que contribui, de certa forma, para diminuir o índice de acidentes.

4. Redução de custos

Com os dados fornecidos pela telemetria na frota de caminhões, o gestor terá uma visão completa de todos os dados que contribuem para a sua tomada de decisão, estratégias futuras e análise dos veículos, motoristas e carga.

Isso significa que uma redução de custos e os resultados obtidos pela frota serão mais lucrativos e eficientes.

5. Manutenção preventivas planejadas

A partir dos dados fornecidos pela telemetria, é possível elaborar um planejamento de manutenção preventiva para cada caminhão.

Afinal, a manutenção preventiva deve ser indicada já que tem menos custo do que uma manutenção corretiva. Além de otimizar a vida útil do caminhão, a frota evita prejuízos com o veículo parado e cliente insatisfeito, já que a demanda pode não ser atendida a tempo.

A telemetria é fundamental para frota de caminhões

Diante dos pontos colocados no artigo, é possível afirmar que a telemetria é fundamental para a frota de caminhões.

Com todas informações acompanhadas em tempo real, o gestor poderá conduzir uma gestão de frotas de forma mais estratégica, buscando melhorias nos seus processos e obtendo melhores resultados para seus clientes.

Caso queira saber mais como a telemetria pode ser aplicada na frota de caminhões, clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos especialistas para ficar por dentro de todos os detalhes.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas